Saúde
Cruzeiro do Sul reduz casos de malária em 30% e reforça estratégias de controle no município
Saúde

A prefeitura de Cruzeiro do Sul por meio da Secretaria de Saúde conseguiu uma redução de aproximadamente 30% nos casos de malária entre janeiro e 24 de novembro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O total de notificações caiu de 3.195, em 2024, para 2.257 neste ano, sinalizando um avanço expressivo no enfrentamento à doença.
A queda é resultado de um conjunto de ações articuladas pela gestão municipal. Um dos pontos centrais, de acordo com o Secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul, Marcelo Siqueira, é a manutenção de um número adequado de agentes de endemias, até acima do que é financiado pelo custeio federal, garantindo um maior número de visitas domiciliares, na identificação precoce de casos e no monitoramento de áreas de risco.
“Esse trabalho contínuo elevou o nível de informação da população e aproximou ainda mais as equipes de saúde das comunidades urbanas, ribeirinhas e rurais. O resultado também reflete o amadurecimento técnico das equipes de combate e controle da malária, que acumulam experiência em respostas rápidas, manejo de surtos e uso adequado de ferramentas de vigilância epidemiológica.”
O município tem investido também no apoio e qualificação dos profissionais e na integração das ações entre agentes, enfermeiros, microscopistas e gestores.
“Além do trabalho institucional, a mobilização da sociedade tem desempenhado um papel essencial. A participação comunitária no uso correto das medidas de prevenção, na colaboração com os agentes e na atenção aos primeiros sinais da doença tem contribuído diretamente para o impacto positivo nos números”, concluiu Marcelo Siqueira.

Saúde
Carlinhos do Pelado reforça ações do “Dezembro Vermelho” e mobiliza Brasiléia na prevenção ao HIV/AIDS

A Prefeitura de Brasiléia, sob a gestão do prefeito Carlinhos do Pelado, iniciou a mobilização do Dezembro Vermelho, campanha nacional dedicada à conscientização, prevenção e combate ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, busca ampliar o acesso à informação e fortalecer o cuidado preventivo entre a população.
Durante todo o mês, equipes de saúde estarão nas ruas, unidades básicas e pontos estratégicos da cidade promovendo testagem rápida, rodas de conversa, orientações sobre prevenção e distribuição de materiais informativos. A proposta é garantir que mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico precoce, fundamental para o tratamento adequado e para a redução de novos casos.
O prefeito Carlinhos do Pelado destaca que a campanha é uma prioridade da gestão, reforçando o compromisso com políticas públicas de saúde que salvam vidas. Ele ressalta que falar sobre prevenção e incentivar a busca por informações é essencial para combater o preconceito e promover cuidado responsável.
Com o lema “Previna-se. Informe-se. Cuidar também é um ato de responsabilidade e amor.”, o Dezembro Vermelho em Brasiléia reforça que a informação é a principal ferramenta na luta contra o HIV/AIDS, garantindo mais segurança, saúde e acolhimento para todos.

-
Esporte5 dias atrásFlamenguistas de Brasileia seguem viagem rumo a Lima, no Peru, para acompanhar a final da Conmebol
-
Geral6 dias atrás“Diálogos para o Bem Viver na América Latina” é tema de congresso que reunirá advogados de diversos países
-
Polícia6 dias atrásCrime brutal: agricultor é morto dentro de sua residência no km 10 da BR-317, na zona rural de Brasiléia
-
Política Destaque5 dias atrásCrise sem fim: Entre adiamentos e suspeitas, Gladson Cameli se agarra ao cargo enquanto acusações de corrupção se acumulam
