Tudo sobre Política
Vereador Jakson Ramos apresenta projeto que prevê cotas em concursos públicos em Rio Branco
O vereador Jakson Ramos, líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de Rio Branco, apresentou nesta terça feira, 3, projeto de lei que prevê a criação de cotas raciais em concursos públicos na capital acreana.
Tudo sobre Política
O vereador Jakson Ramos, apresentou nesta terça feira, 3, projeto de lei que prevê a criação de cotas raciais em concursos públicos na capital acreana.
Conforme o texto, a lei reserva aos negros/negras 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública municipal de Rio Branco, das autarquias das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pelo Município.
De acordo com o proponente do projeto, o objetivo da proposta é corrigir a desigualdade social também no serviço público, promovendo a reparação histórica decorrente da escravidão e de um racismo estrutural no país também no âmbito municipal.
“Eu mesmo sou fruto deste sistema [de cotas]. Eu sou médico formado pela Universidade Federal do Pará, e como muitos sabem, mais de 65% da população na região norte do país é caracterizada como afrodescendente, seja negra, mestiça ou parda. Para vocês terem ideia, de 150 vagas na Universidade do Pará, tínhamos apenas 15 negros, em 1987, ano em que ingressei no curso de medicina. Portanto, 10% das vagas em um universo de quase 70% da população autodeclarada negra. Isso exemplifica a realidade do país, que ainda hoje vive essa desigualdade, com falta de acesso e oportunidades”, destacou o vereador.
O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), Igor Ramon, acredita que essa é uma das mais revolucionárias propostas apresentadas no âmbito municipal, no que diz respeito ao tema.
“Quando se trata de política afirmativa, de reparação social, como é a forma que eu compreendo a política de cotas para ingresso em serviços públicos, isso dá a oportunidade de o Estado reparar sua dívida histórica com a população negra. A gente tem como analogia a aprovação de leis nacionais similares para ingresso de pessoas e no serviço público”, opina Ramon.
O presidente do Compir destacou ainda: “Quando a gente vê um vereador fazendo uma proposta como essa, isso nos deixa muito felizes, pois 71% da população de Rio Branco é negra, mas quando fazemos o comparativo no serviço público, a gente vê um contrassenso, onde a maioria é de pessoas de classes sociais altas, de condição econômica boa, e com uma cor diferente a que é majoritariamente no município. Então é um motivo de alegria […] porque é uma conquista”, finaliza Igor Ramon.
Após a apresentação do projeto, o texto passará por análise na Casa e será encaminhado para votação nas próximas semanas.
Cotas no cenário nacional
No Brasil, mais de 50% da população se declara negra, mas essa realidade não é a mesma no serviço público federal. Para diminuir essa discrepância, vigora desde 9 de junho de 2014 a Lei Nº 12.990 que reserva aos candidatos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos federais.
Desde então, o ingresso de pessoas autodeclaradas negras na administração pública tem aumentado significativamente.

Tudo sobre Política
Tanízio Sá cumpre agenda institucional no IMAC e reforça compromissos com a agenda ambiental no estado
O deputado estadual Tanízio Sá cumpriu agenda institucional no Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), em Rio Branco. A visita marcou a entrega oficial do novo prédio da instituição, um marco para o fortalecimento da política ambiental no estado. O parlamentar esteve acompanhado do empresário Raimundo Justino, de Manoel Urbano, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável também nos municípios do interior.
Recebido pelo presidente do IMAC, André Hassem, Tanízio Sá conheceu as novas instalações e destacou a importância da estrutura para ampliar a capacidade técnica e operacional do órgão. “Investir em meio ambiente é investir no futuro do Acre. O novo prédio representa mais eficiência na fiscalização, licenciamento e proteção dos nossos recursos naturais”, afirmou o deputado, que tem pautado seu mandato em ações voltadas à sustentabilidade e à valorização das instituições públicas.
A presença de Tanízio Sá na cerimônia também sinaliza apoio político à gestão de André Hassem à frente do IMAC, reconhecendo os avanços conquistados pela autarquia nos últimos anos. A visita institucional reforça o alinhamento entre o Legislativo e os órgãos ambientais do estado, num momento em que o Acre busca consolidar sua imagem como referência em políticas de preservação e uso responsável da floresta amazônica.
-
Tudo sobre Política6 dias atrás
Deputada Socorro Neri realiza linda festa em comemoração ao Dia das Crianças com apoio da comunidade no Cidade Nova, em Rio Branco
-
Tudo Sobre Política II7 dias atrás
Prefeitura de Cruzeiro do Sul distribui kits de enxoval para bebês nas vilas Lagoinha e Santa Luzia por meio do programa “Mamãe Presente”
-
Tudo Sobre Política II6 dias atrás
Vereadora Lucélia Borges participa de ação social em prol das crianças do abrigo e reafirma seu compromisso
-
Política Destaque7 dias atrás
Descaso e irresponsabilidade da Gestão Bocalom: Ministério Público investiga falhas graves na obra do viaduto da AABB em Rio Branco