Tudo sobre Política
Senador Renan Calheiros vai ao STF contra buscas na casa de Gleisi Hoffmann
Senado Renan Calheiros, deverá protocolar no STF uma reclamação formal contra o mandado de busca e apreensão cumprido no apartamento funcional da senadora Gleisi Hoffmann.
Tudo sobre Política
Senador Renan Calheiros, deverá protocolar no STF uma reclamação formal contra o mandado de busca e apreensão cumprido no apartamento funcional da senadora Gleisi Hoffmann.
O Senado deverá protocolar uma reclamação formal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o mandado de busca e apreensão cumprido na manhã desta quinta-feira 23 no apartamento funcional da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em Brasília, no âmbito da Operação Custo Brasil, da Polícia Federal.
A Casa irá sustentar que casos de busca e apreensão em imóveis funcionais de parlamentares só podem ser realizados com autorização do STF – não de um juiz de primeiro grau. Se a reclamação for aceita, o material apreendido na ação da PF não poderá ser usado na Operação Custo Brasil, que prendeu, no local, o ex-ministro Paulo Bernardo, marido de Gleisi.
Mais cedo, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), alertou para o que chamou de “abuso” nesse caso. “As investigações têm nosso apoio. Contudo, é preciso coibir e ficar atentos a abusos, porque um juiz de primeira instância não tem jurisdição para determinar buscas na casa de uma senadora”, destacou o senador.
Leia mais na reportagem da Agência Brasil:
Senado reage a busca em apartamento de senadora e considera acionar STF
Mariana Jungmann – A Advocacia-Geral do Senado estuda acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a legalidade do cumprimento de mandados de busca e apreensão em apartamentos funcionais de senadores que não tenham sido emitidos pela própria Suprema Corte. A provocação será motivada pela Operação Custo Brasil que, hoje (23), prendeu o ex-ministro Paulo Bernardo, marido da senadora Gleisi Hoffmann, e cumpriu um desses mandados no apartamento do casal em Brasília.
Embora o mandado de busca em questão deixe explícito que os policiais federais deveriam fazer apreensões apenas de bens pertencentes ao ex-ministro, resguardando tudo que tivesse a ver com a senadora, a advocacia analisa se os apartamentos funcionais são uma extensão das dependências do Senado e, portanto, a mera entrada em um deles deveria ser autorizada pelo STF e deve se posicionar sobre o assunto até amanhã (24).
Hoje, após a conclusão da reunião da Comissão Processante do Impeachment, o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PB) concordou com esse entendimento. “Para fazer busca e apreensão em um apartamento de um seandor é só com autorização do STF. Essa crítica, no meu entender, tem fundamento”, disse.
Apesar disso, o líder tucano disse que a operação de hoje “mostra que as instituições estão funcionando” e que esse é “um novelo que não para de sair linha”. “Quanto mais se investiga, mais coisas descobrem”.
Questionado sobre o que achou da decisão, o advogado da presidenta afastada Dilma Rousseff e ex-advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, preferiu não emitir opinião. “Eu não tenho condições de comentar essa decisão. Eu não vi a decisão, eu sei que existia um inquérito há muito tempo, não sei porque foi determinada a prisão preventiva. Eu tenho que tomar a devida cautela antes de emitir qualquer opinião”, disse.
Fonte: brasil247.com

Tudo sobre Política
Tanízio Sá cumpre agenda institucional no IMAC e reforça compromissos com a agenda ambiental no estado
O deputado estadual Tanízio Sá cumpriu agenda institucional no Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), em Rio Branco. A visita marcou a entrega oficial do novo prédio da instituição, um marco para o fortalecimento da política ambiental no estado. O parlamentar esteve acompanhado do empresário Raimundo Justino, de Manoel Urbano, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável também nos municípios do interior.
Recebido pelo presidente do IMAC, André Hassem, Tanízio Sá conheceu as novas instalações e destacou a importância da estrutura para ampliar a capacidade técnica e operacional do órgão. “Investir em meio ambiente é investir no futuro do Acre. O novo prédio representa mais eficiência na fiscalização, licenciamento e proteção dos nossos recursos naturais”, afirmou o deputado, que tem pautado seu mandato em ações voltadas à sustentabilidade e à valorização das instituições públicas.
A presença de Tanízio Sá na cerimônia também sinaliza apoio político à gestão de André Hassem à frente do IMAC, reconhecendo os avanços conquistados pela autarquia nos últimos anos. A visita institucional reforça o alinhamento entre o Legislativo e os órgãos ambientais do estado, num momento em que o Acre busca consolidar sua imagem como referência em políticas de preservação e uso responsável da floresta amazônica.
-
Tudo sobre Política6 dias atrás
Deputada Socorro Neri realiza linda festa em comemoração ao Dia das Crianças com apoio da comunidade no Cidade Nova, em Rio Branco
-
Tudo Sobre Política II7 dias atrás
Prefeitura de Cruzeiro do Sul distribui kits de enxoval para bebês nas vilas Lagoinha e Santa Luzia por meio do programa “Mamãe Presente”
-
Tudo Sobre Política II6 dias atrás
Vereadora Lucélia Borges participa de ação social em prol das crianças do abrigo e reafirma seu compromisso
-
Política Destaque7 dias atrás
Descaso e irresponsabilidade da Gestão Bocalom: Ministério Público investiga falhas graves na obra do viaduto da AABB em Rio Branco