RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Tudo sobre Política

Senador Renan Calheiros vai ao STF contra buscas na casa de Gleisi Hoffmann

Senado Renan Calheiros, deverá protocolar no STF uma reclamação formal contra o mandado de busca e apreensão cumprido no apartamento funcional da senadora Gleisi Hoffmann.

Publicados

Tudo sobre Política

Senador Renan Calheiros, deverá protocolar no STF uma reclamação formal contra o mandado de busca e apreensão cumprido no apartamento funcional da senadora Gleisi Hoffmann.

O Senado deverá protocolar uma reclamação formal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o mandado de busca e apreensão cumprido na manhã desta quinta-feira 23 no apartamento funcional da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em Brasília, no âmbito da Operação Custo Brasil, da Polícia Federal.

A Casa irá sustentar que casos de busca e apreensão em imóveis funcionais de parlamentares só podem ser realizados com autorização do STF – não de um juiz de primeiro grau. Se a reclamação for aceita, o material apreendido na ação da PF não poderá ser usado na Operação Custo Brasil, que prendeu, no local, o ex-ministro Paulo Bernardo, marido de Gleisi.

Mais cedo, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), alertou para o que chamou de “abuso” nesse caso. “As investigações têm nosso apoio. Contudo, é preciso coibir e ficar atentos a abusos, porque um juiz de primeira instância não tem jurisdição para determinar buscas na casa de uma senadora”, destacou o senador.

Leia Também:  Estreante, atacante do Rio Branco-AC perde três gols incríveis

Leia mais na reportagem da Agência Brasil:

Senado reage a busca em apartamento de senadora e considera acionar STF

Mariana Jungmann – A Advocacia-Geral do Senado estuda acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a legalidade do cumprimento de mandados de busca e apreensão em apartamentos funcionais de senadores que não tenham sido emitidos pela própria Suprema Corte. A provocação será motivada pela Operação Custo Brasil que, hoje (23), prendeu o ex-ministro Paulo Bernardo, marido da senadora Gleisi Hoffmann, e cumpriu um desses mandados no apartamento do casal em Brasília.

Embora o mandado de busca em questão deixe explícito que os policiais federais deveriam fazer apreensões apenas de bens pertencentes ao ex-ministro, resguardando tudo que tivesse a ver com a senadora, a advocacia analisa se os apartamentos funcionais são uma extensão das dependências do Senado e, portanto, a mera entrada em um deles deveria ser autorizada pelo STF e deve se posicionar sobre o assunto até amanhã (24).

Hoje, após a conclusão da reunião da Comissão Processante do Impeachment, o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PB) concordou com esse entendimento. “Para fazer busca e apreensão em um apartamento de um seandor é só com autorização do STF. Essa crítica, no meu entender, tem fundamento”, disse.

Leia Também:  “Acre vai padecer se o campo morrer”, alerta deputada Michelle Melo em audiência sobre embargos ambientais na Aleac

Apesar disso, o líder tucano disse que a operação de hoje “mostra que as instituições estão funcionando” e que esse é “um novelo que não para de sair linha”. “Quanto mais se investiga, mais coisas descobrem”.

Questionado sobre o que achou da decisão, o advogado da presidenta afastada Dilma Rousseff e ex-advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, preferiu não emitir opinião. “Eu não tenho condições de comentar essa decisão. Eu não vi a decisão, eu sei que existia um inquérito há muito tempo, não sei porque foi determinada a prisão preventiva. Eu tenho que tomar a devida cautela antes de emitir qualquer opinião”, disse.

Gleisi Hoffmann

Fonte: brasil247.com

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Tanízio Sá cumpre agenda institucional no IMAC e reforça compromissos com a agenda ambiental no estado

Publicados

em

O deputado estadual Tanízio Sá cumpriu agenda institucional no Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), em Rio Branco. A visita marcou a entrega oficial do novo prédio da instituição, um marco para o fortalecimento da política ambiental no estado. O parlamentar esteve acompanhado do empresário Raimundo Justino, de Manoel Urbano, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável também nos municípios do interior.

Recebido pelo presidente do IMAC, André Hassem, Tanízio Sá conheceu as novas instalações e destacou a importância da estrutura para ampliar a capacidade técnica e operacional do órgão. “Investir em meio ambiente é investir no futuro do Acre. O novo prédio representa mais eficiência na fiscalização, licenciamento e proteção dos nossos recursos naturais”, afirmou o deputado, que tem pautado seu mandato em ações voltadas à sustentabilidade e à valorização das instituições públicas.

A presença de Tanízio Sá na cerimônia também sinaliza apoio político à gestão de André Hassem à frente do IMAC, reconhecendo os avanços conquistados pela autarquia nos últimos anos. A visita institucional reforça o alinhamento entre o Legislativo e os órgãos ambientais do estado, num momento em que o Acre busca consolidar sua imagem como referência em políticas de preservação e uso responsável da floresta amazônica.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Nicolau Júnior destaca trabalho do governo na conquista de recorde em negócios realizados na Expoacre Juruá
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA