RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Tudo Sobre Política II

Juiz eleitoral cassa mandato do vereador Célio Gadelha do MDB por abuso de poder econômico e corrupção durante a campanha

Publicados

Tudo Sobre Política II

Portal do Rosas – O juiz eleitoral Gilberto Matos de Araújo da 1ª instância cassou  julgou procedente a ação que pedia a cassação do mandato do vereador Célio Gadelha, eleito pelo MDB, por abuso de poder econômico e corrupção durante a campanha do ano passado, em Rio Branco.

O magistrado também declarou nulos os votos por ele recebidos, devendo ser feito o recálculo do quociente eleitoral.

Célio Gadelha foi declarado inelegível por oito anos.

Em dezembro do ano passado, o vereador foi alvo da Operação Intruder Brother da Polícia Federal, que investigou possível crime de corrupção eleitoral (compra de votos).

O crime teria sido praticado na véspera do 1º turno das eleições municipais de 2020.

Na época, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Rio Branco, sendo um deles na casa de Célio Gadelha, que fora reeleito com 1.293 votos.

Também foram feitas oitivas de testemunhas dos investigados.

A PF investigou ao menos 15 funcionários de uma empresa de grande porte que teriam recebido dinheiro e ‘santinhos’ em troca de votos para o vereador.

Leia Também:  Bolsonaro é um mentiroso: “A culpa da alta da gasolina é do Bolsonaro e não dos governadores e ICMS”, afirma deputada Perpétua Almeida

Veja a sentença:

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Durante o seu pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores de Brasileia, a vereadora Neiva Badotti questionou a gestão e a prefeita Fernanda Hassem sobre o Recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). De acordo com a parlamentar, em 2019 o município recebeu do governo federal R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) há mais do que os valores de costume, já em 2020 para 2021 até o mês de agosto o município de Brasileia recebeu R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) a mais do que o anos de 2019, ou seja mesmo com a pandemia os recursos não diminuíram, muito pelo contrário, só aumentaram.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Leia Também:  Com apoio da Prefeitura de Cruzeiro do Sul Missão Família atende mais de 400 crianças com ações sociais

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo Sobre Política II

Assis Brasil sedia 2ª Assembleia Extraordinária da AMAC com presença de autoridades estaduais e federais

Publicados

em

O município de Assis Brasil foi palco, nesta sexta-feira(17), da 2ª Assembleia Extraordinária da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), reunindo prefeitos, vereadores e autoridades estaduais e federais para debater temas estratégicos para o desenvolvimento das cidades acreanas.

O encontro contou com a participação da deputada federal Antônia Lúcia; representantes da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com palestra ministrada por Claudio; e do superintendente do INCRA no Acre, Márcio, que apresentou ações voltadas para a regularização fundiária no estado.

Durante a programação, foi apresentada oficialmente a agenda da II Assembleia Extraordinária da AMAC 2025, além de palestras técnicas sobre segurança pública e gestão municipal. O Coronel Gaia, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), abordou o tema “Segurança Integrada na Tríplice Fronteira”, reforçando a importância da atuação conjunta entre os órgãos para combater crimes transfronteiriços.

Participaram gestores e representantes dos municípios de Acrelândia, Manoel Urbano, Epitaciolândia, Rio Branco, Brasiléia, Senador Guiomard, Capixaba, Plácido de Castro, além de autoridades do Peru, fortalecendo o diálogo internacional entre cidades irmãs.

Leia Também:  Com apoio da Prefeitura de Cruzeiro do Sul Missão Família atende mais de 400 crianças com ações sociais

O prefeito de Rio Branco, que também esteve presente, destacou a importância do evento:

“Esse importante encontro tem como objetivo fortalecer a união entre os municípios e ampliar o papel da AMAC no desenvolvimento das nossas cidades. Seguimos juntos, trabalhando com diálogo e parceria para que nossas cidades sejam cada vez mais fortes”, afirmou.

O prefeito Jerry Correia agradeceu a presença de todos e reiterou o compromisso de Assis Brasil em ser exemplo de integração regional:

“Assis Brasil está de portas abertas para construir soluções coletivas. Aqui, tratamos de saúde, segurança, regularização fundiária, infraestrutura e desenvolvimento humano com união e responsabilidade”, ressaltou.

Além das pautas institucionais, os gestores também discutiram a destinação correta dos resíduos sólidos e a situação dos lixões municipais, com destaque para o consórcio intermunicipal em formação. A proposta visa viabilizar soluções conjuntas para o fechamento de áreas irregulares e implantação de um sistema regional de tratamento e reciclagem, atendendo às exigências legais e ambientais.

A Assembleia segue com reuniões bilaterais e definições conjuntas para o planejamento de ações em 2025.

Leia Também:  Gladson Cameli participa das comemorações do aniversário de Cruzeiro do Sul e anuncia investimentos
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA