RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Cultura

Prefeitura de Cruzeiro do Sul é a primeira do Acre a lançar editais da Lei Paulo Gustavo; inscrição começa dia 14 de agosto

O período de inscrição dos projetos começa a partir do dia 14 de agosto e vai até o dia 11 de setembro.

Publicados

Cultura

Assessoria – O município de Cruzeiro do Sul é o primeiro do Acre a abrir o processo de inscrições para os editais da Lei Paulo Gustavo. O lançamento da lei aconteceu no Teatro do Náuas e marcou os 15 anos de organização do setor cultural na segunda maior cidade acreana.

O ato de lançamento dos editais contou com a participação de artistas, produtores culturais e fazedores de cultura que terão, para este ano, um valor de RS 715 mil para investimentos em diversos projetos culturais em todos os segmentos financiados por meio da Lei Paulo Gustavo.

O período de inscrição dos projetos começa a partir do dia 14 de agosto e vai até o dia 11 de setembro.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Anailton Salgado, considerou como um momento memorável para o setor cultural do município. Ele destacou a organização do setor cultural em Cruzeiro do Sul que possibilitou o município ser o primeiro do Acre a ter acesso aos recursos da lei Paulo Gustavo.

“É uma noite muito importante, memorável, para a cultura de Cruzeiro do Sul. Estamos lançando os editais da Lei Paulo Gustavo que é uma luta dos artistas de todo Brasil que serão agraciados com esses recursos, principalmente do nosso município que fez o dever de casa cumprindo as funções inerentes à cultura”, disse Anailton.

Leia Também:  Bolsonaro inclui academias de ginástica e salões de beleza entre serviços essenciais

Por ser um município que já está com todo sistema de cultura organizado, Cruzeiro do Sul tem mais facilidade em ter acesso aos recursos federais para investimentos local. Foi isso que fez com que a Secretaria Municipal de Cultura captasse os recursos da Lei Paulo Gustavo antes que a maioria das cidades do Brasil.

O vice-prefeito Henrique Afonso participou do lançamento dos editais que foi marcado por diversas apresentações culturais. A classe artística de Cruzeiro do Sul aproveitou o momento para festejar o período de 15 anos desde quando teve início o processo de regulamentação do sistema cultural do município.

“O lançamento desses editais dá oportunidade para a geração de emprego e renda e, principalmente, para que nossos artistas e fazedores de cultura possam expressar, através da arte, aquilo que eles tem produzido de melhor para a sociedade. Há 15 anos que a prefeitura de Cruzeiro do Sul não vem só investindo na cultura, mas essencialmente, tornando esses investimentos das leis municipais de incentivo à cultura e ao esporte em políticas públicas para que todos os prefeitos que entrarem tenham que garantir a aplicação desses recursos no setor cultural”, disse Henrique.

Leia Também:  Ernesto Araújo mobilizou diplomacia para garantir cloroquina, medicamento ineficaz para a covid e prejudicial à saúde
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Projeto Som do Acre já definiu os 2 selecionados que irão compor o line-up do Festival Varadouro 2025

Publicados

em

Por

Crédito foto kaemize: Eden Carlos

O projeto Som do Acre já definiu os 2 selecionados que irão compor o line-up do Festival Varadouro 2025. Os artistas Duda Modesto e Kaemizê + convidados foram os escolhidos desta edição, conquistando espaço em um dos palcos mais importantes da música independente da região Norte.

Eles se apresentam no Festival Varadouro, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2025, ao lado de outros nomes da cena nacional e regional.

O processo de seleção ocorreu após as mentorias formativas realizadas em setembro deste ano, que reuniram artistas locais e profissionais da cena nacional em encontros voltados para a gestão de carreira, estratégias de comunicação e fortalecimento da cadeia produtiva da música. A diversidade dos selecionados mostra a vitalidade da produção musical no Acre, que segue em constante renovação.

Os escolhidos desta edição irão se juntar às bandas Filomedusa, Los Chicos de Menezes e Maya Dourado, selecionadas no Som do Acre em 2024, reforçando a continuidade da proposta de valorizar e dar visibilidade à música autoral acreana.

Para a produtora cultural Karla Martins, da Eita Pau Produções, a escolha dos artistas reforça a missão do Som do Acre de ser um espaço de visibilidade e de fortalecimento da música autoral.

Leia Também:  Prefeitos de Plácido de Castro e Manoel Urbano são multados em R$ 14 mil por descumprirem a Lei de Responsabilidade Fiscal

“Cada edição é uma oportunidade de revelar novas sonoridades e conectar artistas locais a circuitos maiores. Duda Modesto e Kaemizê e convidados representam bem essa potência criativa do nosso estado e certamente vão marcar presença no Festival Varadouro”, destacou.

*Sobre os artistas selecionados em 2025*

Kaemizê é rapper, compositor e produtor musical acreano, atuante na cena do hip hop desde 2014. Integrante do Centro Acreano de Hip Hop, uma das entidades mais representativas da cultura urbana no estado desde 2004, se destaca por utilizar a música como ferramenta de expressão social, pessoal e cultural.
Com uma trajetória sólida na música independente, já lançou diversos singles, dois EPs e um álbum, consolidando presença marcante na internet e no cenário do rap nacional. Seu trabalho foi reconhecido com prêmios importantes, como a vitória no Festival de Rap Virtual realizado por Nocivo Shomon, o título de Melhor Álbum do Ano de 2023 pelo portal 5Elemento, a liderança local no Dia Mundial da Criatividade e, mais recentemente, o Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025, na categoria Melhor Artista.

Duda Modesto é cantora e compositora acreana, uma voz autêntica e marcante da nova geração do cenário musical da Região Norte. Iniciou sua trajetória em 2015, nos palcos da noite de Rio Branco, e a partir de 2022 passou a lançar trabalhos autorais. Seu single de estreia foi Pressa Safada, seguido do EP homônimo, que inclui uma colaboração com Diogo Soares (Los Porongas).

Leia Também:  Garotos do Sotão realiza show dia primeiro de dezembro para comemorar os 7 anos da banda

Misturando pop, indie, nova MPB e rock, Duda também lançou o single Vapor, de sonoridade eletrônica, e o EP Eu também sou do Acre (2024), com releituras de artistas conterrâneos, indicado ao Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025. Participou de festivais como Jovens do Futuro e Casarão, foi embaixadora do Women’s Music Event Awards 2023 e teve o clipe de Pressa Safada selecionado para o 12º Festival Curta Brasília. Em 2025, divulgou o single Esparramar durante turnê em Porto Alegre, alcançando mais de 85 mil streams no YouTube e Spotify.

O projeto Som do Acre é contemplado pelo Edital da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com financiamento da Prefeitura Municipal de Rio Branco, produção da Eita Pau Produções e realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

Crédito foto Duda: Natan Peres

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA