RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Cultura

Trilha Chico Mendes é cotada para protagonizar amazônica

A Trilha Chico Mendes como uma das 15 melhores do mundo para se fazer trekking. A sinalização da trilha Chico Mendes foi realizada por voluntários.

Publicados

Cultura

A Trilha Chico Mendes como uma das 15 melhores do mundo para se fazer trekking. A sinalização da trilha Chico Mendes foi realizada por voluntários.

 Por Maria Meirelles / Assessoria 

Apontada recentemente pelo blog de turismo Escalando como uma das 15 mais interessantes do mundo para se fazer trekking (caminhadas de longa duração na natureza), a trilha Chico Mendes tem ganhado destaque e atraído os amantes do ecoturismo e esportistas de todo o mundo.

O movimento na Reserva Extrativista Chico Mendes chamou a atenção de um dos maiores organizadores de ultramaratonas do país, Paulo Alexandre Garcia, que veio ao Acre para conhecer a estrutura do percurso, intuindo a promoção de uma ultramaratona amazônica, dentro da Resex.

Visando a promoção do turismo de base comunitária e prospecção de negócios, a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) realiza de 2 a 6 de novembro mais um trekking na trilha Chico Mendes. O percurso de 84 quilômetros se inicia em Assis Brasil, encerrando-se em Xapuri – terra do líder seringalista que dá nome ao local.

Leia Também:  Já está tudo preparado para a primeira noite de Carnaval na praça Hugo Poli, em Brasiléia

Nesta edição da trilha Chico Mendes participam, além da equipe da Setul e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Paulo Alexandre Garcia, dois operadores internacionais de trilhas, sendo um da Inglaterra e outro do Peru, e o trilheiro acreano, membro do coletivo Travessias na Floresta, Carlos Alberto Araújo.

Turismo comunitário

A partir do ano que vem, a Setul vai iniciar a capacitação dos moradores na Resex Chico Mendes, com o propósito de impulsionar o turismo de base comunitária. A ideia é que os próprios comunitários desenvolvam todas as atividades turísticas no local, incluindo a comercialização de alimentos aos aventureiros.

Por se tratar de uma trilha guiada, é imprescindível a presença de operador de trilha durante o trekking.

“Quando o turismo é promovido pela comunidade, ele cresce e se fortalece independente do poder público, e se reflete na preservação do meio ambiente. Pois quando a floresta gera renda para as populações da floresta, é natural que esse espaço seja conservado. E é isso que a gente quer: levar o turismo para mais uma fonte de renda para a comunidade”, frisou a secretária de Turismo, Rachel Moreira.

Leia Também:  Rio Branco comemora 134 anos de história; A capital tem quase 350 mil habitantes

Travessias na Floresta

Composto por um grupo de trilheiros, adeptos da caminhada ao ar livre, o coletivo Travessias na Floresta tem pautado nas redes sociais a importância do cuidado com o planeta e de se utilizar adequadamente os espaços que viabilizam a prática de trilhas no estado.

Entusiasta da atividade, Carlos Alberto conta que, após ter percorrido o mundo, fazendo trekking, decidiu fomentar a atividade no Acre. “Após refletir sobre a importância de impulsionar a atividade no estado, busquei identificar os locais viáveis para promovê-los”, recorda.

Com algumas informações em mãos, o grupo realizou o percurso de Xapuri a Brasileia. A iniciativa rendeu uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e com o governo do Estado.

A sinalização da trilha Chico Mendes foi realizada por voluntários, capitaneados pelo Travessias na Floresta. O percurso foi selecionado pelo ICMBio, como único da Amazônia, a participar do projeto, que celebra os 10 anos da instituição, “10 Picos, 10 Travessias”.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Jerry Correia: ExpoFronteira promove palestras sobre agricultura e pecuária em Assis Brasil

Publicados

em

Neste sábado (4), a ExpoFronteira 2025 trouxe para os participantes uma importante rodada de palestras voltadas ao fortalecimento da agricultura e pecuária da região.

Produtores e visitantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e trocar experiências com especialistas.

Entre os temas abordados, destacaram-se:

  • Monilíase do cacau e cupuaçu – ministrada por Gabriela da Silva, do IDAF, a palestra abordou técnicas de prevenção e manejo para garantir a saúde das plantações.
  • Prevenção e combate à vassoura de bruxa na mandioca – Ligiane Amorim, do IDAF, explicou métodos eficientes para proteger a lavoura e aumentar a produtividade.
  • Manejo de bacia leiteira – o médico veterinário Osmir Jackson apresentou práticas de manejo que promovem a saúde do rebanho e a qualidade do leite produzido.
  • Manejo de pastagem – Daniel Lambertucci, da EMBRAPA, trouxe orientações sobre conservação do solo e técnicas de pastagem que potencializam a produção de forragem e o bem-estar animal.

A Prefeitura de Assis Brasil reforça seu compromisso em apoiar a educação, a capacitação e o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário local, proporcionando espaços de conhecimento como a ExpoFronteira 2025.

Leia Também:  Rio Branco comemora 134 anos de história; A capital tem quase 350 mil habitantes
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA