RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Geral

Em novo protesto devido a atrasos, motoristas de ônibus fazem paralisação em Rio Branco

Publicados

Geral

Motoristas de ônibus fazem paralisação na madrugada, em Rio Branco – Foto: Arquivo pessoal

Os motoristas de ônibus da capital acreana, Rio Branco, voltaram a protestar na madrugada desta segunda-feira (3) e alguns carros não saíram da garagem, e deixaram de fazer a primeira viagem, segundo informou o presidente do Sindicato dos Transportes do Acre (Sinttpac), Francisco Marinho. A reivindicação é devido as diárias atrasadas.

“Parou apenas o balão das 5h e voltou logo em seguida. Teve uma negociação e já voltaram a trabalhar. Tem as diárias atrasadas e o pedido é que o pagamento volte para a folha, mas já voltaram a trabalhar”, explicou Marinho.

Ainda conforme Marinho, fizeram parte da paralisação os trabalhadores de duas empresas. “Via Verde e São Judas Tadeu, mas eles só perderam uma volta no ônibus e por voltas das 5h30 eles já voltaram a circular”, acrescentou.

O diretor de Transportes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, disse que a prefeitura atua para tentar amenizar a crise do transporte público na capital.

“Não houve entendimento deles em relação às diárias e há dificuldade para receber. A gente já tinha tomado conhecimento desse problema, o sindicato já tinha fiscalizado e vamos receber um ofício para que a gente intervenha junto às operadoras para evitar mais esse caos em relação ao transporte. Os funcionários fizeram essa paralisação, mas entraram em acordo e logo em seguida voltaram ao normal”, disse.

Após decretar situação de emergência no transporte público, o prefeito Tião Bocalom publicou, no dia 22 de dezembro do ano passado, o decreto de intervenção operacional e financeira no Sistema Integrado de Transporte Urbano de Rio Branco (Siturb) e no Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Estado do Acre (Sindicol).

O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), tem validade de 120 dias e pode ser prorrogado por igual período. Durante estes quatro meses de transição, determina que as empresas são obrigadas a manter as frotas em circulação.

“A intervenção ocorre pelo descumprimento das concessionárias no adimplemento de suas obrigações tributárias, previdenciárias e trabalhistas, bem como as péssimas condições de prestação dos serviços e afasta toda e qualquer ingerência do Sindicol ou das concessionárias na administração dos bens e serviços prestados pelo Sindicol e faculta a requisição pelo município, de todo acervo material, bem como de todo pessoal necessário à execução eficiente do sistema de geração de créditos, venda, recebimento, controle e repasse dos créditos tarifários do Siturb”, diz o decreto.

Atuam no sistema de transporte da capital as empresas Auto Viação Floresta e o Consórcio Via Verde, formado pelas empresas São Judas Tadeu e Via Verde, conforme contrato 004/2004. Ainda em dezembro, deixaram de circular ônibus de pelo menos oito linhas (Amapá; Seis de Agosto/Judia; Belo Jardim I e II; Irineu Serra; Bahia/Carandá; Cabreúva/Aeroporto Velho; Floresta; Wanderley Dantas.)

Com essa suspensão, Tião Bocalom decretou situação de emergência e anunciou contratação de outras empresas para prestar o serviço em Rio Branco.

Nesta segunda, Vilas Boas disse que das oito linhas que tiveram as atividades suspensas, pelo menos três voltaram a circular e que o serviço deve ser normalizado ainda nesta semana. As que voltaram foram Cabreúva/Aeroporto Velho; Carandá e Belo Jardim passando apenas por fora do Bairro e as demais seguem prejudicadas.

“As oito linhas voltaram parcialmente e deve retornar completamente na data da amanhã [terça-feira, 4]. Uma operadora que tem um percentual menor vai assumir e começar a operar ainda esta semana e a previsão é amanhã”, explicou.

Vilas Boas disse que os detalhes devem ser repassados pelo prefeito em uma coletiva de imprensa que deve ocorrer nesta segunda. Veja mais no G1 Acre 

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O ex-deputado federal, Sibá Machado, gravou um vídeo polêmico onde fez um desabafo contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, o Juiz Sérgio Moro e o governador do Acre, Gladson Cameli. Sibá não perdeu a oportunidade de alfinetar o gestor em se tratando do escândalo de corrupção no qual para a Polícia Federal, Cameli é tido como o chefe de uma organização Criminosa que desviou quase R$ 1 bilhão de reais dos cofres públicos do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

TCE-AC promove treinamento sobre o Sistema Geobras, ferramenta para monitorar obras públicas no Acre

Publicados

em

Capacitação é aberta para servidores públicos estaduais e municipais de todo o Acre

O Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC), inicia no próximo dia 6 de novembro, o Treinamento sobre o Sistema Geobras para servidores públicos estaduais. A partir das 8h no Laboratório de Informática da Uninorte – Bloco A, laboratório 7.

Faça sua inscrições aqui: https://sophos.tceac.tc.br/sophos/index.jsf

O Geobras – Sistema de Acompanhamento de Obras Públicas e de Serviços de Engenharia é uma plataforma digital desenvolvida em parceria entre o TCE-AC e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio do Laboratório de Sistemas de Informação (LSI).

A ferramenta foi concebida para monitorar, em tempo real, obras e serviços de engenharia executados com recursos públicos no Acre, reunindo tecnologia, transparência e inovação a serviço do controle social. A ferramenta foi lançada em 24 de outubro deste ano.

A capacitação, organizada pela Escola de Contas, será ministrada pelas auditoras de controle externo Laura Mamed e Marlen Drumond e a analista de Sistemas do TCE-AC Jayra Nascimento, servidoras responsáveis pelo desenvolvimento e aprimoramento técnico da plataforma.

Marco na fiscalização de obras

Segundo a Escola de Contas, durante o treinamento, os participantes terão contato direto com os módulos do sistema, aprendendo a inserir, analisar e acompanhar dados e imagens georreferenciadas das obras públicas.

O objetivo é modernizar o acompanhamento e a fiscalização, tornando os processos mais ágeis e acessíveis tanto para os gestores quanto para os cidadãos.

Integrado ao Sistema de Licitações e Contratos (Licon), o Geobras possibilita que prefeituras, secretarias e órgãos fiscalizados alimentem periodicamente informações sobre cronogramas, medições, relatórios e registros fotográficos, fortalecendo o controle externo e ampliando a transparência na gestão das obras públicas.

De acordo com Laura Mamed, a plataforma representa um marco para o Tribunal e para a administração pública acreana:

“O Geobras permite que o cidadão acompanhe todo o ciclo de vida das obras públicas, do início à entrega final. É uma ferramenta que aproxima a sociedade do controle e da boa governança.”

Calendário de treinamentos

A Escola de Contas divulgou ainda o calendário com as datas das próximas turmas e os públicos-alvos de cada, reforçando que o curso é presencial:

  • 06/11: Servidores estaduais (turma 1)
  • 07/11: Servidores estaduais (turma 2)
  • 10/11: Servidores estaduais (turma 3)
  • 11/11: Servidores municipais de Rio Branco (turma 4)
  • 12/11: Servidores públicos dos demais municípios acreanos (turma 5)

O treinamento reforça o compromisso do TCE-AC com a inovação tecnológica e a formação contínua dos servidores públicos, ampliando o alcance do Geobras e promovendo uma cultura de transparência e eficiência na gestão pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA