RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Cultura

ArteCura leva alegria para pacientes do Huerb em Rio Branco

Música, teatro, contação de histórias, poesia e todos os tipos de expressões artísticas serão levados, por quatro meses, para dentro do HUERB

Publicados

Cultura

Música, teatro, contamento de histórias, poesia e todos os tipos de expressões artísticas serão levados, por quatro meses, para dentro do HUERB

Por Maria Meirelles 

O projeto tem duração de quatro meses

O projeto tem duração de quatro meses

Música, teatro, contamento de histórias, poesia e todos os tipos de expressões artísticas serão levados, por quatro meses, para dentro do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). As atividades fazem parte do cronograma do projeto ArteCura, que iniciou nesta sexta-feira, 21, dentro da unidade hospitalar.

Desenvolvido pelo governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA), por meio da Secretaria Adjunta de Pessoas e Humanização, o ArteCura chega a sua sexta edição e visa promover atividades que contribuam para a qualidade de vida dentro do ambiente hospitalar entre pacientes, acompanhantes e a equipe médica, utilizando a arte como ferramenta de sensibilização.

As intervenções artísticas vão ocorrer duas vezes por semana, todas as terças e sextas-feiras. O projeto conta com a parceria da banda de música da Polícia Militar, Trupe SouRiso e voluntários. Interessados em participar da ação, devem procurar a Humanização, localizada no Palácio das Secretarias, no Centro.

Leia Também:  Senador Guiomard restringe testes de Covid-19 a moradores após atrair público de outras cidades

A dona de casa Terezinha Dultra, que estava aguardando para ser atendida, foi surpreendida pela animação do projeto. “Amei, me senti tão a vontade que deu vontade de dançar. Vai ser muito bom, pois quem está doente fica triste e a música traz alegria”, elogiou.

Para os servidores, além das atividades lúdicas, o projeto oferece oficinas que debatem temas como o “Sentido do Trabalho”, “Protagonismo e Liderança” e a “Arte da Reciclagem”. “A humanização do serviço e a qualidade de trabalho dos nossos servidores são prioridades deste governo”, frisou Sawana Carvalho, titular da SGA.

Segundo o diretor do Huerb, Rodson Souza, a humanização tem que fazer parte integral do tratamento dos pacientes. “Ter esta ação no nosso hospital é, com certeza, um passo extraordinário na recuperação dos nossos pacientes”.

Elineide Meireles, secretária-adjunta de Humanização, explica que “a proposta do projeto é estimular os servidores a repensar o seu trabalho, garantindo um atendimento público de qualidade para o cidadão”.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Projeto Som do Acre já definiu os 2 selecionados que irão compor o line-up do Festival Varadouro 2025

Publicados

em

Por

Crédito foto kaemize: Eden Carlos

O projeto Som do Acre já definiu os 2 selecionados que irão compor o line-up do Festival Varadouro 2025. Os artistas Duda Modesto e Kaemizê + convidados foram os escolhidos desta edição, conquistando espaço em um dos palcos mais importantes da música independente da região Norte.

Eles se apresentam no Festival Varadouro, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2025, ao lado de outros nomes da cena nacional e regional.

O processo de seleção ocorreu após as mentorias formativas realizadas em setembro deste ano, que reuniram artistas locais e profissionais da cena nacional em encontros voltados para a gestão de carreira, estratégias de comunicação e fortalecimento da cadeia produtiva da música. A diversidade dos selecionados mostra a vitalidade da produção musical no Acre, que segue em constante renovação.

Os escolhidos desta edição irão se juntar às bandas Filomedusa, Los Chicos de Menezes e Maya Dourado, selecionadas no Som do Acre em 2024, reforçando a continuidade da proposta de valorizar e dar visibilidade à música autoral acreana.

Para a produtora cultural Karla Martins, da Eita Pau Produções, a escolha dos artistas reforça a missão do Som do Acre de ser um espaço de visibilidade e de fortalecimento da música autoral.

Leia Também:  Governo fecha 2015 com entrega de unidades móveis para a saúde

“Cada edição é uma oportunidade de revelar novas sonoridades e conectar artistas locais a circuitos maiores. Duda Modesto e Kaemizê e convidados representam bem essa potência criativa do nosso estado e certamente vão marcar presença no Festival Varadouro”, destacou.

*Sobre os artistas selecionados em 2025*

Kaemizê é rapper, compositor e produtor musical acreano, atuante na cena do hip hop desde 2014. Integrante do Centro Acreano de Hip Hop, uma das entidades mais representativas da cultura urbana no estado desde 2004, se destaca por utilizar a música como ferramenta de expressão social, pessoal e cultural.
Com uma trajetória sólida na música independente, já lançou diversos singles, dois EPs e um álbum, consolidando presença marcante na internet e no cenário do rap nacional. Seu trabalho foi reconhecido com prêmios importantes, como a vitória no Festival de Rap Virtual realizado por Nocivo Shomon, o título de Melhor Álbum do Ano de 2023 pelo portal 5Elemento, a liderança local no Dia Mundial da Criatividade e, mais recentemente, o Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025, na categoria Melhor Artista.

Duda Modesto é cantora e compositora acreana, uma voz autêntica e marcante da nova geração do cenário musical da Região Norte. Iniciou sua trajetória em 2015, nos palcos da noite de Rio Branco, e a partir de 2022 passou a lançar trabalhos autorais. Seu single de estreia foi Pressa Safada, seguido do EP homônimo, que inclui uma colaboração com Diogo Soares (Los Porongas).

Leia Também:  Confira as fotos do Desfile Cívico em comemoração aos 108 anos de Brasiléia

Misturando pop, indie, nova MPB e rock, Duda também lançou o single Vapor, de sonoridade eletrônica, e o EP Eu também sou do Acre (2024), com releituras de artistas conterrâneos, indicado ao Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025. Participou de festivais como Jovens do Futuro e Casarão, foi embaixadora do Women’s Music Event Awards 2023 e teve o clipe de Pressa Safada selecionado para o 12º Festival Curta Brasília. Em 2025, divulgou o single Esparramar durante turnê em Porto Alegre, alcançando mais de 85 mil streams no YouTube e Spotify.

O projeto Som do Acre é contemplado pelo Edital da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com financiamento da Prefeitura Municipal de Rio Branco, produção da Eita Pau Produções e realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

Crédito foto Duda: Natan Peres

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA