RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Cultura

Em Rio Branco, bombeiros capturaram dez cobras em apenas 24 horas

Maioria das cobras capturadas são jiboias. Entre os bairros que tiveram registros de capturas estão Vila Nova, Jequitibá, próximo ao Horto Florestal, Vila Acre e Calafate.

Publicados

Cultura

Maioria das cobras capturadas são jiboias. Entre os bairros que tiveram registros de capturas estão Vila Nova, Jequitibá, próximo ao Horto Florestal, Vila Acre e Calafate.

Nas últimas 24 horas, bombeiros capturaram 10 cobras em Rio Branco — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros capturou ao menos dez cobras em bairros da capital acreana, Rio Branco. De acordo com o major Cláudio Falcão, a maioria dos animais são da espécie jiboia.

Entre os bairros com registros de capturas, segundo os bombeiros, estão Vila Nova, Jequitibá, próximo ao Horto Florestal, Vila Acre e Calafate. O major ressalta que todas as ocorrências foram no perímetro urbano. Os animais capturados variavam entre dois metros e três metros de comprimento.

“Em geral, temos muitos chamados para captura de animais, mas nos últimos dias têm aumentado com relação a cobras, especialmente, jiboias. Acreditamos que a razão seja a questão de chuvas. Essa água acumulada acaba atingindo os locais onde esses animais residem e eles se locomovem para outros lugares em busca de abrigo e também de alimentos”, explicou o major.

Leia Também:  Acre Solidário lança campanha do agasalho Desapegue com Solidariedade

Falcão orienta que ao avistar um animal como este, a pessoa deve acionar uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer a captura. Após o resgate do animal, se ele precisar de cuidados médicos é levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, no Parque Chico Mendes, e se não for preciso, é solto no habitat natural.

“As pessoas têm que se afastar deles [animais] e chamar os bombeiros. Não devem se aproximar, porque gera um estresse muito grande para o animal a presença do homem. Além de não matar o animal, é claro. O normal é que esses animais apareçam próximo a área de mato ou terreno baldio”, complementou Falcão.

Do G1 Acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Projeto Som do Acre já definiu os 2 selecionados que irão compor o line-up do Festival Varadouro 2025

Publicados

em

Por

Crédito foto kaemize: Eden Carlos

O projeto Som do Acre já definiu os 2 selecionados que irão compor o line-up do Festival Varadouro 2025. Os artistas Duda Modesto e Kaemizê + convidados foram os escolhidos desta edição, conquistando espaço em um dos palcos mais importantes da música independente da região Norte.

Eles se apresentam no Festival Varadouro, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2025, ao lado de outros nomes da cena nacional e regional.

O processo de seleção ocorreu após as mentorias formativas realizadas em setembro deste ano, que reuniram artistas locais e profissionais da cena nacional em encontros voltados para a gestão de carreira, estratégias de comunicação e fortalecimento da cadeia produtiva da música. A diversidade dos selecionados mostra a vitalidade da produção musical no Acre, que segue em constante renovação.

Os escolhidos desta edição irão se juntar às bandas Filomedusa, Los Chicos de Menezes e Maya Dourado, selecionadas no Som do Acre em 2024, reforçando a continuidade da proposta de valorizar e dar visibilidade à música autoral acreana.

Para a produtora cultural Karla Martins, da Eita Pau Produções, a escolha dos artistas reforça a missão do Som do Acre de ser um espaço de visibilidade e de fortalecimento da música autoral.

Leia Também:  A morte do Ex prefeito Rolando Moreira em 1963: O legado da Família

“Cada edição é uma oportunidade de revelar novas sonoridades e conectar artistas locais a circuitos maiores. Duda Modesto e Kaemizê e convidados representam bem essa potência criativa do nosso estado e certamente vão marcar presença no Festival Varadouro”, destacou.

*Sobre os artistas selecionados em 2025*

Kaemizê é rapper, compositor e produtor musical acreano, atuante na cena do hip hop desde 2014. Integrante do Centro Acreano de Hip Hop, uma das entidades mais representativas da cultura urbana no estado desde 2004, se destaca por utilizar a música como ferramenta de expressão social, pessoal e cultural.
Com uma trajetória sólida na música independente, já lançou diversos singles, dois EPs e um álbum, consolidando presença marcante na internet e no cenário do rap nacional. Seu trabalho foi reconhecido com prêmios importantes, como a vitória no Festival de Rap Virtual realizado por Nocivo Shomon, o título de Melhor Álbum do Ano de 2023 pelo portal 5Elemento, a liderança local no Dia Mundial da Criatividade e, mais recentemente, o Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025, na categoria Melhor Artista.

Duda Modesto é cantora e compositora acreana, uma voz autêntica e marcante da nova geração do cenário musical da Região Norte. Iniciou sua trajetória em 2015, nos palcos da noite de Rio Branco, e a partir de 2022 passou a lançar trabalhos autorais. Seu single de estreia foi Pressa Safada, seguido do EP homônimo, que inclui uma colaboração com Diogo Soares (Los Porongas).

Leia Também:  Celebrações são tema da mostra cultural dos alunos do Centro de Línguas

Misturando pop, indie, nova MPB e rock, Duda também lançou o single Vapor, de sonoridade eletrônica, e o EP Eu também sou do Acre (2024), com releituras de artistas conterrâneos, indicado ao Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025. Participou de festivais como Jovens do Futuro e Casarão, foi embaixadora do Women’s Music Event Awards 2023 e teve o clipe de Pressa Safada selecionado para o 12º Festival Curta Brasília. Em 2025, divulgou o single Esparramar durante turnê em Porto Alegre, alcançando mais de 85 mil streams no YouTube e Spotify.

O projeto Som do Acre é contemplado pelo Edital da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com financiamento da Prefeitura Municipal de Rio Branco, produção da Eita Pau Produções e realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

Crédito foto Duda: Natan Peres

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA