Tudo Sobre Política II
Prefeitura de Cruzeiro do Sul leva atendimento de saúde fluvial às comunidades do Rio Liberdade
Tudo Sobre Política II
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no último sábado, 14, uma nova etapa do programa de atendimento itinerante de saúde fluvial. Durante 15 dias, a equipe seguirá subindo o Rio Liberdade levando assistência médica, odontológica, de enfermagem, farmacêutica e serviços de testagens rápidas às famílias das comunidades, para garantir o acesso aos serviços básicos de saúde para as populações de difícil acesso.
Os atendimentos vão contemplar as localidades de Passo da Pátria, Tristeza, Igarapé Forquilha, Jurupari, Periquito, São Francisco, Itajubá, Guarani, Esperança, Bom Futuro e Morro da Pedra.
A ação integra o programa municipal “Missão Cuidar: Saúde em Todo Lugar”, que visa aproximar os serviços públicos de saúde das famílias que vivem em áreas mais isoladas do município. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Siqueira.
“Nós já iniciamos o atendimento dentro do Rio Juruá Mirim, saindo da base da nossa UBS fluvial, que fica na boca do Rio Valparaíso, e agora estamos iniciando essa nova missão no Rio Liberdade. A equipe vai até a última comunidade e depois desce, atendendo cada localidade até chegar novamente à ponte, onde também temos nossa UBS funcionando normalmente”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Siqueira.
Ele destaca que a meta é manter esse atendimento de forma regular ao longo do ano. “A nossa ideia é que a equipe passe 15 dias nas comunidades e outros 15 dias na cidade, para reprogramação e descanso, porque são jornadas intensas.”, afirmou o secretário.
Além do atendimento médico e de enfermagem, o programa também inclui assistência farmacêutica e testagens rápidas, com foco na identificação precoce de diversas doenças. Casos mais graves ou que necessitem de acompanhamento especializado serão encaminhados para tratamento em Cruzeiro do Sul.
Outro diferencial desta edição será o reforço na assistência odontológica. Segundo Marcelo Siqueira, a Secretaria pretende organizar ações específicas com equipes ampliadas de dentistas e equipamentos adequados. “Nossa intenção é garantir que as comunidades recebam não apenas extrações, mas todo o tratamento odontológico possível dentro da atenção básica. Esse é um compromisso pessoal do prefeito Zequinha Lima: dar prioridade aos moradores das comunidades de difícil acesso.”, finalizou o secretário.

Tudo Sobre Política II
Prefeitura, Justiça Federal e forças de segurança fazem levantamento de famílias em área da antiga Radiobras em Cruzeiro do Sul
Assessoria – Nesta terça-feira, 30, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, a Justiça Federal e forças de segurança, realizaram uma visita técnica à área da antiga Radiobras no bairro Remanso, que foi ocupada pelo Movimento de Luta Pela Moradia. O objetivo da ação foi levantar informações sobre as famílias que ocupam o terreno, pertencente à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), e avançar nas tratativas para a destinação da área.
O juiz federal da Vara Única de Cruzeiro do Sul, Felipe de Oliveira Lins, destacou que a atuação da Justiça busca garantir uma desocupação humanizada e, ao mesmo tempo, apoiar o processo de negociação entre a EBC e a Prefeitura.
“Essa invasão ocorreu em meio a uma negociação já existente entre a Prefeitura e a EBC para aquisição da área, com o objetivo de construir moradias populares. Nossa atuação é no sentido de viabilizar a desocupação de maneira humanizada, ouvindo as famílias, entendendo suas histórias e direcionando-as com dignidade. A ideia é ser um vetor de diálogo, não apenas para resolver a parte jurídica da desocupação, mas também a dimensão social e humana, junto à Prefeitura e à empresa”, afirmou o magistrado.
Além da Procuradoria do Município, participam da ação as secretarias municipais de Obras, Assistência Social, Meio Ambiente, a Defesa Civil, além do apoio da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo -Sehurb e do Instituto de Meio Ambiente do Acre -IMAC, ambos órgãos do Estado, que colaboram no levantamento das informações. O procurador do município, Rafael Sanson, explicou que a Prefeitura está acompanhando a situação a pedido da Justiça e realizando o levantamento social das famílias para as decisões futuras.
“A área é da EBC, onde funcionavam os transmissores da antiga Radiobras, e foi invadida há cerca de três meses. Estimamos cerca de 170 famílias ocupando o espaço. A Prefeitura já possui interesse antigo na aquisição desse imóvel para a construção de casas populares, e essa negociação poderá viabilizar a entrada em programas nacionais de habitação. Estamos atuando de forma integrada com a Justiça e demais órgãos”, ressaltou.
A ação contou ainda com o apoio da Polícia Federal e da Polícia Militar.O comandante do 6º Batalhão da PM, Major Abraão, destacou o papel da segurança no trabalho conjunto.
“A Polícia Militar foi acionada pela Justiça Federal e está presente para garantir a segurança das famílias que ocupam a área e também dos órgãos municipais e estaduais que realizam o levantamento. Nosso objetivo é assegurar tranquilidade e apoio durante todo o processo”, afirmou.
-
Tudo sobre Política7 dias atrás
Senador Petecão presidirá comissão da Medida Provisória que isenta taxistas de taxa do taxímetro
-
Tudo sobre Política6 dias atrás
Deputado Tanízio Sá garante emenda de R$ 50 mil para banda de fanfarra em Sena Madureira
-
Saúde7 dias atrás
Auditores do Tribunal de Contas do Estado fiscalizam unidades de saúde do Bujari
-
Política7 dias atrás
Jorge Viana anuncia abertura de escritório da ApexBrasil em Cuiabá para impulsionar exportações e atrair investimentos estrangeiros para a região