RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Tudo Sobre Política II

Defesa Civil atua com 30 homens no auxílio as famílias atingidas por desmoronamentos de terra

Publicados

Tudo Sobre Política II

(Assessoria) – Com 100 mm de chuvas nas últimas 96 horas em Cruzeiro do Sul, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal, atendeu durante o final de semana 5 famílias que foram atingidas por desmoronamentos e deslizamentos de terra nos bairros do Cruzeirinho Novo, Conjunto Mâncio Lima, Escola Técnica, e Remanso.As residências foram afetadas por desmoronamentos e deslizamentos de terra, sendo necessário retirar duas famílias das casas e encaminha las para o aluguel social, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

“Em decorrência das chuvas intensas em Cruzeiro do Sul têm aumentado o risco de deslizamentos de terra e desbarrancamentos, especialmente em áreas de encostas. No bairro do Remanso, por exemplo, duas famílias precisaram deixar suas residências devido ao deslizamento de terra causados pelo encharcamento do solo.

Na rua Rio Grande do Sul ocorreu um desmoronamento de um muro de arrimo e consequentemente a queda de uma área coberta, causando prejuízos para a proprietária. Uma equipe da Defesa Civil esteve no local e ficaram responsáveis pela retirada dos escombros e o auxílio no aluguel social caso a família aceite o benefício.Ainda no domingo as equipes estiveram presentes no bairro Cruzeirinho para verificar uma situação do desabamento de um muro próximo a um córrego. Também estiveram presentes em uma vistoria no bairro da Escola Técnica verificando a situação de uma residência que foi afetada por um deslizamento de terra”, pontua Iranilson Neri, coordenador da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul

Leia Também:  Em Cruzeiro do Sul, moradora ganha "presente de natal" e melhora a vida de toda sua comunidade

De acordo com o Coordenador 30 homens atuaram no atendimento às famílias.
“Tivemos muita chuva nos últimos dias, colocamos um efetivo de 30 homens para atender 5 famílias atingidas, sendo necessário a retirada de 2 que foram encaminhadas para o aluguel social”, relata

A Secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano e Habitação realizou a retirada dos entulhos que atingiram as residências.

Elevação do volume do Rio Juruá

O Rio Juruá apresentou na manhã desta segunda-feira, 24, em Cruzeiro do Sul, 11,16 metros. A previsão é de subida nos próximos dias com volume de chuva de 100 milímetros até quinta-feira,27.

Ainda não há famílias atingidas pela enchente do manancial, nem suspensão de fornecimento de energia a bairros de Cruzeiro do Sul.
“O Rio Juruá continua sendo monitorado por nossa equipe, caso o rio chegue a cota de alerta de 11,80 metros realizaremos nossa reunião de emergência. Contudo a retirada de famílias só acontece após a cota de transbordo que é de 13 metros”, pontua o coordenador.

Orientações

Iranilson orienta como as pessoas devem agir em caso de chuvas fortes.

Leia Também:  Vereador Leomar afirma que enquanto o irmão da prefeita estiver sendo investigado por crime de peculato e até que se prove a inocência, a gestão não pode apontar o dedo na cara de nenhum cidadão de Brasileia

Identifique áreas de risco: Fique atento a sinais como rachaduras no solo, deslizamentos anteriores ou proximidade de encostas instáveis.

Mantenha-se informado: Acompanhe as previsões meteorológicas e alertas de chuva.

Evite construções em áreas de risco: Se possível, não construa ou habite em locais propensos a deslizamentos.

Comunique-se com vizinhos: Compartilhe informações e mantenha contato constante, especialmente em situações de risco.

Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil Municipal ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

A prevenção e a preparação são fundamentais para minimizar os impactos de deslizamentos e desbarrancamentos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tudo Sobre Política II

Defesa Civil monitora nível do Rio Juruá e auxilia famílias atingidas por desmoronamentos em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

(Assessoria) – A Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, segue monitorando a situação do Rio Juruá que está com 11. 75 metros, se aproximando da cota de alerta, que é de 11.80 metros no município. A enchente já atinge as primeiras residências, localizadas no Bairro da Lagoa. Contudo, não há retiradas de famílias, nem suspensão de energia elétrica.

Iranilson Nery, Coordenador da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul destacou que o município está monitorando a situação.

“Seguimos monitorando a situação do Rio Juruá, que no início desta tarde chegou a 11,75 se aproximando da sua cota de alerta. A partir dessa cota realizaremos nossa primeira reunião de planejamento a atendimento às famílias atingidas pela enchente”, relatou Iranilson, destacando a vazante nas proximidades da cabeceira do Juruá.

“As informações são que o manancial apresenta sinais de vazante no município de Porto Walter, onde mede 7,87 metros”, pontua o coordenador da Defesa Civil

Além de monitorar o manancial a Defesa Civil atua com 3 equipes em locais atingidas por desmoronamentos e deslizamentos de terras após as fortes chuvas do Último final de semana, sendo uma no Bairro Cruzeirinho Novo, onde realiza a demolição e reconstrução de uma residência. O mesmo serviço também acontece com duas residências no Bairro do Remanso. A terceira equipe está no Bairro da Escola Técnica, com retirada de escombros, após deslizamentos de terra. 3 famílias que foram encaminhadas para aluguel social.

Leia Também:  Indenização de dano moral coletivo atenderá profissionais da saúde de Rio Branco com EPI’s
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA