Educação
Justiça do Trabalho de Portas Abertas: estudantes visitam as instalações da Vara do Trabalho de Guajará-Mirim
Educação
Alunos e alunas do 9º ano tiveram a oportunidade de conhecer o universo da Justiça do Trabalho – Foto: Assessoria
A Vara do Trabalho de Guajará-Mirim (RO) abriu suas portas para receber alunos (as) do 9º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Tiradentes da Polícia Militar. Ao todo, 24 alunos (as) participaram da visita, acompanhados (as) pela professora Lilian Santos da Silva Bouchabki e pelo monitor 3º sargento PM Jaime Barbosa Ribeiro.
A iniciativa faz parte do programa de responsabilidade socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), “Justiça do Trabalho de Portas Abertas”, que visa aproximar a comunidade e as instituições de ensino da realidade do Judiciário Trabalhista, promovendo a cidadania e o conhecimento sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho.
Os visitantes foram recebidos pela juíza do Trabalho Clarisse de Caro Martins e pelos servidores(as), Leandro Santana, Ebenézer Donadon Gardini e Janaína das Dores Elias Menacho. Também participaram de forma telepresencial os servidores Antônio Carlos Borges Júnior e Henrique Soares Valente Neto.
Durante a visita, o diretor de secretaria contou um pouco da história da Vara do Trabalho, e que sua jurisdição abrange os municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, distrito de Nova Dimensão e distrito de Vista Alegre do Abunã.
A equipe da VT também apresentou aos alunos e alunas o quadro de memória com juízes(as) titulares que atuaram na unidade, e um dos temas do encontro foi o ingresso profissional na Justiça do Trabalho por meio de concurso público.
No encerramento, a professora Lilian e o monitor Jaime agradeceram a oportunidade, ressaltando a importância para os (as) alunos (as) conhecerem um pouco sobre as profissões, os direitos trabalhistas e o papel fundamental da Justiça do Trabalho.

Educação
Prefeitura de Assis Brasil realiza ação de conscientização sobre desarmamento infantil na Escola Iris Célia
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma importante ação de conscientização sobre o desarmamento infantil na Escola Estadual Iris Célia Cabanellas Zannini. A atividade foi coordenada pela equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), com o apoio do Conselho Tutelar e do policiamento escolar.
Com foco nos alunos do Ensino Médio, a ação contou com uma palestra educativa e uma dinâmica interativa, promovendo o diálogo sobre a cultura da paz, o respeito mútuo e a prevenção à violência entre crianças e adolescentes.
Durante a palestra, os profissionais abordaram os riscos do uso de brinquedos que simulam armas, os impactos psicológicos e sociais da banalização da violência e a importância de construir um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos.
“Acreditamos que a transformação começa com a conscientização. Essa ação é uma forma de plantar sementes de paz no coração dos nossos jovens”, destacou a equipe do CREAS.
A Prefeitura de Assis Brasil segue firme no compromisso com a proteção das crianças e adolescentes, promovendo ações educativas que contribuam para um futuro mais justo e seguro para todos.
-
Política Destaque4 dias atrás
Governo do presidente Lula assume a obra do anel viário de Brasileia, paralisada após a Operação contra o governo de Gladson Cameli
-
Tudo sobre Política5 dias atrás
Ex-prefeito boliviano preso no Acre passa por audiência de custódia e caso é encaminhado ao STF
-
Política4 dias atrás
Conheça os cinco deputados bolsonarista do Acre que assinaram o pedido de urgência para o projeto de lei de anistia ao 8 de Janeiro
-
Política5 dias atrás
Com a saúde de Mâncio Lima de mal à pior, prefeito Zé Luiz participa de inauguração de um Centro de diagnóstico em Porto Walter