Política
Prefeitura de Cruzeiro do Sul leva assistência humanizada às famílias atingidas pela enchente
Política
Assessoria – Nos últimos dias a enchente do Rio Juruá e dos seus afluentes tem assolado a vida de mais de 8 mil famílias em Cruzeiro do Sul, de forma direta ou indireta. Até o momento já estão desalojadas em casa de parentes mais de 800 famílias e outras 142 estão abrigadas em 17 escolas que foram preparadas pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul para receber as vítimas da enchente . Além dessas, outras 25 estão em aluguel social. Para atender as pessoas que estão vulneráveis da melhor forma, e oferecer assistência humanizada, as equipes organizaram um fluxo junto com todas as secretarias municipais.
Na quinta-feira,18, o Rio Juruá registrou sua maior marca histórica, e na manhã desta sexta-feira está com o nível de 14,32 metros. Quando a água do rio está próximo de chegar a uma casa, um dos moradores precisa fazer um cadastramento na tenda montada pela Prefeitura no cais, para que assim as equipes tenham acesso a todas as informações necessárias para remoção, como quantidade de pessoas da residência, o local, e os materiais que precisam ser retirados.
O Prefeito Zequinha Lima, em visita a um dos abrigos, na Escola Dom Henrique Ruth, enfatizou que estão preocupados também com a pandemia do COVID-19, e estão obedecendo todos os protocolos.
“Cada família fica em uma sala de aula. Eles trazem suas coisas e deixamos todos bem acomodados, o que podermos fazer para ajudar, estamos a disposição”, disse o prefeito.
Durante a chegada ao abrigo é feita a testagem rápida para Covid-19, além de proporcionarem vários atendimentos, como médico, individualizado da assistente social , psicóloga, monitoramento e alimentação.
Rosa Maria Conceição, secretária adjunto da Assistência Social falou sobre a importância de cada família se cadastrar. “O cadastramento é muito importante porque através dele conseguimos identificar as famílias por faixa etária, gênero e a necessidade real de cada uma”, destacou.
E veja também no Plantão 3 de julho noticias:
Coronavírus: Saúde colapsada por conta do grande número de pessoas infectadas; enchentes nos Rios: Acre, Yaco, Tarauacá, Purus, Juruá e seus afluentes que tem atingido níveis alarmantes e a inércia do governo federal e da bancada federal acreana. O Acre enfrenta muitos outros problemas sérios. Assista o vídeo e saiba das reais situações em que se encontra o estado do Acre.
Acompanhe nossas Redes Sociais
Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos
Página Facebook 3 de Julho Notíci
Veja o Vídeo:
Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.
Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.
Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.
Política
Vereador Joabe Lira esclarece suspensão de sessão e prevê avanço nas votações orçamentárias em Rio Branco

Vetos imprecisos levam à suspensão de sessão; Joabe Lira presta esclarecimentos.
O presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Joabe Lira, veio a público para detalhar os motivos que levaram à suspensão da sessão plenária realizada na última terça-feira. De acordo com o parlamentar, a medida foi tomada após a equipe técnica identificar inconsistências nos vetos encaminhados pelo Poder Executivo, que, segundo ele, chegaram de forma abrangente e sem a precisão necessária para análise imediata.
Lira afirmou que a expectativa é de que a sessão seja reaberta ainda nesta quarta para a apreciação dos vetos relacionados à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Após essa etapa, a Câmara deve concentrar esforços na análise da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que já se encontra nas comissões e deverá receber sugestões e emendas dos vereadores antes de ser votada em plenário.
O presidente informou ainda que o orçamento previsto para a Câmara no próximo ano é de R$ 63 milhões, mas existe a intenção de ampliar o valor. Lira destacou que a equipe técnica está avaliando cuidadosamente os dados de arrecadação para definir um montante que respeite o limite constitucional, mas que seja suficiente para atender às necessidades administrativas, projetando alcançar cerca de R$ 71 milhões.
Com a proximidade do recesso parlamentar, Joabe Lira adiantou que a Casa pretende concluir todas as votações pendentes antes do prazo final. Embora o limite legal seja 22 de dezembro, o presidente afirmou que trabalha para encerrar as deliberações até a segunda semana do mês, incluindo matérias consideradas urgentes pela Mesa Diretora.
-
Polícia6 dias atrásPolícia Federal realiza operação contra garimpo ilegal na Terra Indígena Tubarão Latundê, em Rondônia
-
Concurso6 dias atrásEscola Sesc abre processo seletivo para novos alunos do ano letivo de 2026 em Rio Branco
-
Tudo sobre Política6 dias atrásDeputada Socorro Neri celebra assinatura da ordem de serviço para consolidação do Campus Fronteira da Ufac
-
Política6 dias atrásPresidente do Tribunal de Contas, Dulce Benício, condena atitude contra Naluh Gouveia e reafirma compromisso com a igualdade


