Política
Deputada Michelle Melo Reage a iminente demissão em massa de profissionais da saúde: “Não São Números, São Vidas!”
Política
A deputada estadual Dra. Michelle Melo reagiu às demissões na saúde, na manhã da última quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC).
A iminente demissão em massa de profissionais da saúde contratados de forma provisória e emergencial desde o início da pandemia de COVID-19. Em um discurso firme e comprometido com a defesa do serviço público, a parlamentar classificou a medida como abrupta, desumana e sem planejamento.
Atenta às consequências da decisão para a população e para os trabalhadores da saúde, Dra. Michelle protocolou um ofício ao Ministério Público do Estado do Acre solicitando intervenção imediata. No documento, ela propõe a suspensão das demissões até que seja apresentado um estudo de impacto detalhado e um plano de transição que garanta a manutenção dos atendimentos nas unidades de saúde.
A deputada também pede que o cronograma contemple o número de profissionais afetados, as especialidades atingidas e as formas de reposição desses quadros — seja por meio de concurso público, processo seletivo ou realocação. Caso se comprove risco de colapso parcial ou total na assistência à população, a parlamentar sugere ainda que o Ministério Público avalie a instauração de um procedimento administrativo ou ação civil pública.
“Não se trata apenas de contratos, mas de vidas. Esses profissionais foram linha de frente durante a maior crise sanitária do século. É inadmissível que agora sejam descartados sem planejamento e sem reconhecimento”, declarou em plenário.
Dra. Michelle Melo reconhece que os contratos temporários são, por definição, transitórios, mas reforça que a descontinuidade sem critérios técnicos e sem plano de substituição compromete diretamente os princípios do SUS, como a eficiência e a continuidade do serviço público.
“Quero deixar claro que nosso mandato é a favor do chamamento do concurso efetivo e do concurso simplificado. Mas é fundamental que haja um cronograma de transição, tanto para os servidores quanto para os pacientes. É isso que estamos cobrando”, pontuou.
A parlamentar encerrou seu posicionamento reafirmando seu compromisso com a saúde pública e colocando seu mandato à disposição para contribuir com soluções que preservem o atendimento à população e respeitem o trabalho dos profissionais da saúde. (Assessoria)

Política
Presidente da Câmara Joabe Lira, Valtim José, Kelen Nunes e Eracildes Caetano: nomes do prefeito Bocalom para 2026!
O prefeito Tião Bocalom (PL) precisará expandir seu grupo de apoio para as eleições do próximo ano. Para deputado federal, ele conta com o secretário da Casa Civil, Valtim José da Silva.
No caso de deputados estaduais, três nomes são frequentemente mencionados nos bastidores: sua chefe de gabinete e esposa, Kelen Nunes, o presidente da Câmara, vereador Joabe Lira (União Brasil), e o secretário de Agricultura, Eracildes Caetano.
Com exceção de Kelen, que também é advogada, todos expressam estar à disposição do prefeito e líder Bocalom. Eleger deputados federais e estaduais será fundamental também para a sobrevivência política do prefeito, seja ele candidato a governador ou não nas eleições de 2026.
-
Tudo sobre Política6 dias atrás
No governo do presidente Lula, estado do Acre vai ganhar novo profissional do “Mais Médicos” a partir de abril
-
Tudo sobre Política6 dias atrás
Com a infraestrutura abandonada, prefeito Olavinho Boiadeiro tapa buracos das principais ruas de Acrelândia com resto de concreto
-
Política Destaque6 dias atrás
Mutirão oftalmológico, viabilizado pela deputada Maria Antônia, fez retornar o sumido Tadeu Hassem que teria abandonado seus eleitores
-
Política Destaque6 dias atrás
Tá querendo tomar o lugar da vice! Sonhando em ser governador, Bocalom tem evitado colocar a vice, Mailza Assis, em evidência