RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Educação

Alunos da Escola Clícia Gadelha visitam Aleac e conhecem um pouco sobre a rotina do legislativo

Publicados

Educação

(Aleac) – Na manhã desta quinta-feira (10), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) recebeu a visita de 30 alunos da Escola Professora Clícia Gadelha, de Rio Branco. A atividade que foi conduzida pelo chefe do cerimonial Neto Barros, e por representantes da Escola do Legislativo, marcou o início de um projeto da Mesa Diretora que visa promover visitas guiadas ao Legislativo acreano.

Segundo o presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), a iniciativa, que será lançada oficialmente em breve, tem como objetivo aproximar os estudantes do Parlamento e fortalecer a cidadania. “Queremos que nossos jovens conheçam de perto como funciona o trabalho dos deputados, entendam a importância do Poder Legislativo e se sintam parte da política do nosso Estado”, destacou o parlamentar.

Na oportunidade, os alunos puderam conhecer um pouco mais da história do Parlamento acreano, constituído em 1962, com a promulgação da lei que passou o Acre de território a Estado da Federação. Após conhecer o Salão Marina Silva, os alunos se dirigiram ao Salão Nobre, local onde os parlamentares aguardam o horário de início das sessões. O espaço abriga duas importantes obras do pintor acreano Sansão Pereira.

Leia Também:  Programa Escola em Casa é lançado no Acre garantindo ensino a distância

O próximo ambiente visitado e o mais aguardado pelos estudantes foi o plenário do parlamento acreano, onde eles puderam contemplar a maior obra de marchetaria do mundo, disposta em nove painéis, do artista plástico acreano, Maqueson Pereira da Silva.

O trabalho incrível do artista plástico conta trechos da história da Revolução Acreana, entre eles podemos citar o corte da corrente sobre o Rio Acre pelas tropas de Plácido de Castro. Essa foi uma das táticas adotadas pelo exército boliviano para impedir a expansão dos soldados brasileiros, como bem explicou o chefe do cerimonial da Casa de Leis, Neto Barros.

Durante a visita, os estudantes também ouviram explicações acerca da duração do mandato parlamentar, como são realizadas as sessões plenárias ordinárias, o trabalho das comissões permanentes da casa e sobre as normas que fazem parte da Constituição Estadual e do Regimento Interno, que definem as atribuições do Poder Legislativo e suas competências.

“Saber o que os deputados fazem é muito importante. Hoje, eu também fiquei sabendo que das 24 cadeiras ocupadas no parlamento acreano, 3 são ocupadas por mulheres, eu não sabia disso. Também fiquei sabendo que qualquer cidadão pode acompanhar a sessão diretamente do Salão Marina Silva, um dos ambientes que visitamos hoje”, disse um dos alunos.

Leia Também:  Em Plácido de Castro, escola de educação profissional será reformada e ampliada

Ainda na oportunidade, os estudantes participaram de um sorteio onde ganham vários brindes.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Prefeitura de Assis Brasil realiza ação de conscientização sobre desarmamento infantil na Escola Iris Célia

Publicados

em

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma importante ação de conscientização sobre o desarmamento infantil na Escola Estadual Iris Célia Cabanellas Zannini. A atividade foi coordenada pela equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), com o apoio do Conselho Tutelar e do policiamento escolar.

Com foco nos alunos do Ensino Médio, a ação contou com uma palestra educativa e uma dinâmica interativa, promovendo o diálogo sobre a cultura da paz, o respeito mútuo e a prevenção à violência entre crianças e adolescentes.

Durante a palestra, os profissionais abordaram os riscos do uso de brinquedos que simulam armas, os impactos psicológicos e sociais da banalização da violência e a importância de construir um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos.

“Acreditamos que a transformação começa com a conscientização. Essa ação é uma forma de plantar sementes de paz no coração dos nossos jovens”, destacou a equipe do CREAS.

A Prefeitura de Assis Brasil segue firme no compromisso com a proteção das crianças e adolescentes, promovendo ações educativas que contribuam para um futuro mais justo e seguro para todos.

Leia Também:  Ufac abre concurso público para níveis médio, técnico e superior

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA