RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Tudo sobre Política

Prefeito Zequinha Lima inaugura Centro de Referência da Mulher Brasileira de Cruzeiro do Sul junto com ministra e vice governadora

Publicados

Tudo sobre Política

(Assessoria) – O município de Cruzeiro do Sul ganhou nesta quarta-feira, 22, o primeiro Centro de Referência da Mulher Brasileira do Estado do Acre e da região Norte do Brasil .A inauguração foi feita pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, vice-governadora Mailza Assis , secretária de Estado da Mulher, Márdhia El Shawwa e prefeito do município, Zequinha Lima.

A Ministra reforçou a importância das parcerias entre os poderes no enfrentamento à violência contra as mulheres.

“É uma política do governo do presidente Lula de enfrentamento a violência contra as mulheres com uma das prioridades. Então nós temos os serviços da Casa da Mulher Brasileira nas capitais, e nos municípios , os Centros de referência da Mulher Brasileira. Um dos primeiros a ser inaugurados no Brasil é aqui no município de Cruzeiro do Sul. Parabenizamos o prefeito, o governo do Estado, pela parceria feita com o governo federal para que que nós possamos garantir a todas as mulheres um atendimento especializado, um atendimento que garanta e salve a vida delas. O prédio também foi pensado a partir desse conceito, o que é o humanizado integrado”, contou a ministra

O Centro de Referência, construído com recurso de emenda parlamentar da atual vice governadora e ex- senadora Mailza Assis no valor de R$ 2,3 milhões,proporcionará atendimento jurídico, social e psicológico para mulheres em situação de vulnerabilidade, além de profissionalização. A ação é parte da mobilização nacional pela feminicídio zero, garantindo um atendimento qualificado e humanizado.

Leia Também:  “Verdadeira tragédia se abate sobre nosso país”, diz deputado Leo de Brito na Câmara Federal

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, citou os serviços a que as mulheres terão acesso no Centro. “Esse local vai salvar vidas. Aqui no Centro de Referência teremos atendimento psicológico, social e jurídico, além de cursos. A gente vai dar cursos de formação, cursos profissionalizantes para que elas tenham autonomia econômica e possam romper o ciclo de violência e salvar vidas”, relatou

A vice-governadora do Estado do Acre, Mailza Assis, agradeceu as parcerias e afirmou outras cidades do Acre vão ganhar estruturas como a de Cruzeiro do Sul.

“Esse espaço vai sim ser levado a outros municípios como Rio Branco e Epitaciolândia porque entendemos que é uma política que precisa dessa valorização, desse fortalecimento para a gente conseguir vencer essa nossa batalha. Eu quero cumprimentar a ministra porque essa parceria fortalece os nossos laços para juntos nós consigamos vencer principalmente a violência contra a mulher. Nós agradecemos muito a sua participação e esperamos a ampliação de políticas que tragam essa segurança para as nossas mulheres e crianças”.

O prefeito Zequinha Lima destacou os avanços de sua gestão voltados para as mulheres.

“Primeiro, eu quero parabenizar aqui ao Governo Federal. É importante a gente destacar esse investimento aqui na região, não só para Cruzeiro do Sul, mas para a região do Juruá. E a presença da ministra Cida aqui em Cruzeiro do Sul engrandece ainda mais a importância que o Governo Federal está dando para que possamos enfrentar a violência contra a mulher. Quando nós iniciamos a gestão em 2021, um dos primeiros atos que nós fizemos foi criar a Coordenação da Lulher aqui em Cruzeiro do Sul para que a gente pudesse juntar ao que o Estado já tinha para combater a violência contra a mulher. Esse trabalho gerou muitos frutos, muitos dividendos e eu tenho certeza que com os serviços que estão sendo criados aqui hoje no Centro de Referência da Mulher , a gente vai fortalecer cada vez mais essas políticas de prevenção”, enfatizou o prefeito Zequinha Lima.

Leia Também:  Petecão garante pagamento de R$ 1,7 milhão para aquisição de um trator de esteira e um caminhão trucado para Feijó

A inauguração contou ainda com as presenças da primeira dama do município, Lurdinha Lima,dos deputados estaduais Clodoaldo Rodrigues Eduardo Ribeiro, da vice prefeita,Delcimar Leite ,vereadores de Cruzeiro do Sul e outras autoridades.

O prefeito Zequinha Lima entregou à ministra Cida Gonçalves, um cesta com farinha de mandioca e outros itens típicos do município, bem como uma peça de artesanato feito com marchetaria, da qual o município é referência na produção.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tudo sobre Política

Prefeitos Sérgio Lopes e Carlinhos do Pelado únem forças com vistas à regularização da Política de Meio Ambiente nos respectivos municípios

Publicados

em

Prefeito Sergio Lopes, acompanhado da Secretária de Meio Ambiente do Município de Epitaciolândia, participam, em Porto Velho, de agendas com pautas referentes a Políticas Ambientais, licenciamento e Educação ambiental.

A Convite do prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, que sem vaidade política, busca parcerias e encabeça uma aliança intermunicipal entre os municípios do Alto Acre, com objetivo de efetivar a política Nacional de Resíduos, o prefeito Sergio Lopes participará, ao longo da semana, de agendas com pautas direcionadas a UTRE – Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos, licenciamento, educação e conscientização ambiental.

 

Os prefeitos e equipes foram recepcionados pela vice-prefeita de Porto Velho, Magna dos Anjos , pelo subsecretário da SEMA, Renato Muzzolon, diretor de licenciamento, Otávio Ferreira, e por Joana Aurélia, diretora de Políticas Ambientais.

Na ocasião, a vice – prefeita de Porto Velho mencionou ter conhecimento sobre a premiação por ato de bravura do prefeito Sergio Lopes, solicitando que o mesmo compartilhasse a experiência, participou das apresentações temáticas sobre Política Ambiental desenvolvida com Êxito em Porto Velho e colocou-se a disposição para parcerias com vistas ao desenvolvimento da política ambienta no Alto Acre.

Leia Também:  Cageacre vira armazém de cargos comissionado; Senador Petecão é o maestro da orquestra

 

O art. 225 da Constituição Federal de 1988 “estabelece que todos têm direito a um meio ambiente equilibrado e que o poder público e a sociedade devem defendê-lo e preservá-lo”.

Acompanham o prefeito Sérgio Lopes, Secretária de meio ambiente, Hiamar Pinheiro, diretor de meio ambiente, Professor Vando Pereira e secretária de planejamento de Epitaciolândia, Marinete Mesquita.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA