RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Tudo sobre Política

Deputada Dra. Michelle Melo destaca convocação de profissionais de saúde na Aleac, e parabeniza Gorvernador Gladson Cameli

Publicados

Tudo sobre Política

(Assessoria) – Durante a sessão desta quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Dra. Michelle Melo parabenizou o governador Gladson Cameli pela convocação de 89 aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre). A parlamentar também destacou o trabalho do secretário de Saúde, Pedro Pascoal, elogiando sua postura solícita em relação às demandas apresentadas durante suas visitas aos órgãos da saúde.

A parlamentar reiterou seu compromisso com a equipe de saúde e a necessidade de uma convocação interdisciplinar, contemplando farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes administrativos.

Em plenário, a deputada leu a resposta oficial do governo ao requerimento sobre a convocação dos profissionais aprovados nos concursos públicos. Segundo o documento, já foi solicitado o chamamento de 90 candidatos aprovados no concurso efetivo de 2022, além da convocação de 253 profissionais do processo seletivo simplificado de 2024. As contratações seguem o critério de substituição de contratos emergenciais.

Para a deputada, a medida representa um avanço significativo para o fortalecimento da rede de saúde. “Hoje é um dia de celebrar. A saúde precisa de esforços e, por meio das nossas fiscalizações, demonstramos a necessidade da contratação de mais profissionais. A convocação dos efetivos é um passo essencial para permitir que os 253 aprovados no processo seletivo simplificado também sejam chamados”, ressaltou.

Leia Também:  Um ministro virou suco: Laranjas maduras e bichadas contaminaram as eleições do Acre

“Estaremos sempre juntos, lutando por uma saúde pública de qualidade para a população acreana”, finalizou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tudo sobre Política

Gonzaga apresenta PL que defende uso de plantas medicinais e fitoterápicos na rede pública do Acre

Publicados

em

(Assessoria) – O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, apresentou nesta semana projeto de lei (PL) que institui o Programa de Farmácias Vivas no Estado do Acre e dispõe sobre o uso de plantas medicinais e fitoterápicos na rede pública de saúde.

De acordo com o projeto, o programa tem o objetivo de promover o acesso seguro, sustentável e racional ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos na rede pública de saúde, ampliando as opções terapêuticas disponíveis à população e valorizando o uso seguro da biodiversidade regional.

Gonzaga, que é um entusiasta da medicina natural, afirmou que o programa vai proporcionar alternativas a tratamentos usando medicamentos baseados em plantas medicinais e fitoterápicos, ampliando assim a chance de cura dos pacientes acreanos.

“O Acre é um estado rico em plantas medicinais e precisamos usar essa riqueza para salvar vidas”, disse o parlamentar.

O PL também tem como objetivo incentivar a pesquisa, inovação e desenvolvimento de fitoterápicos a partir de plantas nativas e adaptadas ao bioma local, promovendo estudos científicos de eficácia, segurança e aplicação clínica; e apoiar a produção sustentável de plantas medicinais em âmbito local, incentivando a cadeia produtiva e promovendo geração de renda em comunidades vulneráveis.

Leia Também:  Juíza do Trabalho de Plácido de Castro participa do 35° Colóquio da Academia Brasileira de Direito do Trabalho  

O deputado tucano já procurou instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade do Acre (Ufac), para viabilizar uma parceria entre indústria farmacêutica da Índia e o Acre visando a produção de fármacos a base de ervas medicinais. Gonzaga, inclusive, visitou o país asiático e conheceu um pouco do potencial farmacêutico da nação que tem o maior número de fábricas farmacêuticas do mundo.

“A Índia tem a mão de obra e nós temos a matéria-prima. Temos, aliás, o laboratório natural mais cobiçado do mundo, que é nossa floresta. A proposta é explorar esse potencial de forma sustentável, tendo a tecnologia e a expertise do maior mercado farmacêutico do mundo a nosso favor”, destacou Gonzaga.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA