RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Tudo sobre Política

Deputada Maria Antônia defende convocação de aprovados na PC e elogia ação do TCE na Casa de Acolhida Souza Araújo

Publicados

Tudo sobre Política

Deputada estadual Maria Antônia – Foto: Sérgio Vale

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Maria Antônia (PP) destacou a importância da convocação dos aprovados no concurso da Polícia Civil de 2017-2020, cujo edital expira no início de 2025. A parlamentar ressaltou que o Ministério Público já defende a convocação imediata e saudou os representantes da categoria presentes na galeria da Aleac.

“Parabéns a todos que estão aqui lutando pelos seus direitos. A convocação é uma necessidade, e essa Casa precisa somar esforços para garantir que os aprovados realizem o curso de formação”, afirmou.

A parlamentar também registrou a presença do presidente da Câmara de Tarauacá, Rangeli, e de vereadores do município, destacando o papel fundamental dos parlamentares municipais. “Os vereadores são os para-choques da população, estão sempre ouvindo os anseios do povo e buscando soluções”, disse.

Além disso, a deputada elogiou a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que promoveu uma ação na Casa de Acolhida Souza Araújo, reunindo diversas instituições para discutir melhorias no atendimento aos pacientes. “Foi uma reunião do bem, que resultou em encaminhamentos estratégicos, como a formação de uma mesa de consensualização para garantir medicamentos essenciais e a regularização da documentação dos beneficiários”, explicou.

Leia Também:  Senador Sérgio Petecão e ministro Renan Filho unem esforços para acelerar recuperação da BR-364 no Acre

Maria Antônia também enfatizou a necessidade de descentralizar o atendimento da hanseníase, permitindo que os municípios assumam a responsabilidade pelo diagnóstico e tratamento. A parlamentar elogiou o compromisso do presidente Lula com essa causa e destacou os avanços trazidos pela Lei 11.520, que garante benefícios a pessoas afetadas pela doença.

“O presidente Lula sempre foi muito sensível à causa das pessoas atingidas pela hanseníase. Centenas de acreanos já são beneficiados e ainda serão contemplados com essa política de reparação histórica. Muitos filhos foram separados de seus pais no passado devido ao isolamento forçado, e essa legislação trouxe um alento para essas famílias”, afirmou.

Por fim, a parlamentar ressaltou a importância de combater o estigma que a doença carrega. “Hoje chamamos de hanseníase, um nome mais digno. Antigamente era chamada de lepra, um termo pesado, que reforçava o preconceito. Precisamos garantir tratamento e respeito para essa população tão sofrida”, concluiu. (Assessoria Aleac)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tudo sobre Política

Gonzaga apresenta PL que defende uso de plantas medicinais e fitoterápicos na rede pública do Acre

Publicados

em

(Assessoria) – O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, apresentou nesta semana projeto de lei (PL) que institui o Programa de Farmácias Vivas no Estado do Acre e dispõe sobre o uso de plantas medicinais e fitoterápicos na rede pública de saúde.

De acordo com o projeto, o programa tem o objetivo de promover o acesso seguro, sustentável e racional ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos na rede pública de saúde, ampliando as opções terapêuticas disponíveis à população e valorizando o uso seguro da biodiversidade regional.

Gonzaga, que é um entusiasta da medicina natural, afirmou que o programa vai proporcionar alternativas a tratamentos usando medicamentos baseados em plantas medicinais e fitoterápicos, ampliando assim a chance de cura dos pacientes acreanos.

“O Acre é um estado rico em plantas medicinais e precisamos usar essa riqueza para salvar vidas”, disse o parlamentar.

O PL também tem como objetivo incentivar a pesquisa, inovação e desenvolvimento de fitoterápicos a partir de plantas nativas e adaptadas ao bioma local, promovendo estudos científicos de eficácia, segurança e aplicação clínica; e apoiar a produção sustentável de plantas medicinais em âmbito local, incentivando a cadeia produtiva e promovendo geração de renda em comunidades vulneráveis.

Leia Também:  Governo reforça ações da Segurança com  nova entrega de equipamentos às polícias

O deputado tucano já procurou instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade do Acre (Ufac), para viabilizar uma parceria entre indústria farmacêutica da Índia e o Acre visando a produção de fármacos a base de ervas medicinais. Gonzaga, inclusive, visitou o país asiático e conheceu um pouco do potencial farmacêutico da nação que tem o maior número de fábricas farmacêuticas do mundo.

“A Índia tem a mão de obra e nós temos a matéria-prima. Temos, aliás, o laboratório natural mais cobiçado do mundo, que é nossa floresta. A proposta é explorar esse potencial de forma sustentável, tendo a tecnologia e a expertise do maior mercado farmacêutico do mundo a nosso favor”, destacou Gonzaga.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA