Tudo sobre Política
Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região inicia Ano Judiciário com homenagem à servidora Katiane Brandão
Tudo sobre Política
O presidente Ilson Pequeno Junior destacou o legado da médica, falou dos novos desafios e planos para ampliar o acesso à justiça do Trabalho – Foto: Reprodução
A Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário 2025 do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) iniciou com um minuto de silêncio em homenagem à servidora Katiane Guedes Moreira Brandão, que faleceu aos 42 anos em Porto Velho (RO).
A cerimônia que marca, de forma simbólica o início das atividades em 2025 – porque o Judiciário não pára – ocorreu de forma híbrida, nesta terça-feira (21/1) no Pleno do Tribunal, com a presença da maioria dos(as) desembargadores(as), magistrados(as) e servidores(as) do TRT-14.
Participaram da solenidade o vice-procurador chefe Lucas Barbosa Brum, representando o Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC), a juíza do trabalho Andrea Alexandra Barreto Ferreira, convocada para representar o desembargador Osmar J. Barneze, e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia (OAB/RO), Vanessa Michele Esber. Também compuseram a mesa de honra de forma virtual, o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho de Rondônia e Acre (Amatra14), juiz José Carlos Hadad de Lima, e a vice-presidente da OAB/Acre, Thais Silva de Moura Barros. Todos reforçaram manter a parceria e o diálogo com a nova gestão do TRT-14.
O presidente do Tribunal, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, lamentou profundamente a morte da analista Judiciária Katiane, destacando sua trajetória profissional de excelência como médica desde que ingressou na Justiça do Trabalho, em 2015, onde também atuou na Coordenadoria de Assistência à Saúde (CAS) do TRT-14. “Katiane fez história em nossa instituição, estava cedida ao Governo do Estado de Rondônia e recentemente, como diretora do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, foi uma referência no enfrentamento da pandemia de covid-19”, afirmou o presidente.
Ilson Pequeno também ressaltou o trabalho da servidora na Universidade Federal de Rondônia, voltado para a pesquisa sobre poluentes ambientais. “Sua partida deixa um vazio imensurável, mas sua memória e legado permanecerão com todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Deixamos nossas orações para que Deus conforte sua família”, concluiu o presidente.
Além da homenagem, o presidente do TRT da 14ª Região mencionou os desafios para 2025, com a implementação de novas tecnologias e a expansão dos serviços, incluindo a transição para energia solar fotovoltaica e o uso de inteligência artificial nas atividades do Tribunal. O desembargador também destacou a ampliação do acesso à justiça. “Vamos retomar as atividades das Varas Itinerantes, ampliando o acesso à justiça em regiões remotas. Tudo isso sem nos descuidarmos das nossas peculiaridades amazônicas, sempre no intuito de enaltecer o acesso à justiça, ao nosso povo, garantindo a nossa cultura, nossa identidade, nosso espaço no mundo. Continuemos fortes e confiantes, pois ainda temos muito a avançar. Estejamos também aptos a ouvir e a corrigir a rota, quando necessário, afinal de contas somos todos gestores”, disse o presidente.
A desembargadora Socorro Guimarães destacou a responsabilidade e o compromisso com a sociedade. “Estamos aqui para servir à população, distribuindo justiça e soluções rápidas para os conflitos, sempre com foco no bem comum e na justiça social”, afirmou a decana do Tribunal, que também desejou a todos um ano de saúde, paz, união e muita disposição para o trabalho, e nos desafios que virão.
Na sequência, o Tribunal Pleno realizou a primeira sessão administrativa do ano de 2025.
Veja o vídeo:
Tudo sobre Política
Prefeitos Sérgio Lopes e Carlinhos do Pelado únem forças com vistas à regularização da Política de Meio Ambiente nos respectivos municípios
Prefeito Sergio Lopes, acompanhado da Secretária de Meio Ambiente do Município de Epitaciolândia, participam, em Porto Velho, de agendas com pautas referentes a Políticas Ambientais, licenciamento e Educação ambiental.
A Convite do prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, que sem vaidade política, busca parcerias e encabeça uma aliança intermunicipal entre os municípios do Alto Acre, com objetivo de efetivar a política Nacional de Resíduos, o prefeito Sergio Lopes participará, ao longo da semana, de agendas com pautas direcionadas a UTRE – Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos, licenciamento, educação e conscientização ambiental.
Os prefeitos e equipes foram recepcionados pela vice-prefeita de Porto Velho, Magna dos Anjos , pelo subsecretário da SEMA, Renato Muzzolon, diretor de licenciamento, Otávio Ferreira, e por Joana Aurélia, diretora de Políticas Ambientais.
Na ocasião, a vice – prefeita de Porto Velho mencionou ter conhecimento sobre a premiação por ato de bravura do prefeito Sergio Lopes, solicitando que o mesmo compartilhasse a experiência, participou das apresentações temáticas sobre Política Ambiental desenvolvida com Êxito em Porto Velho e colocou-se a disposição para parcerias com vistas ao desenvolvimento da política ambienta no Alto Acre.
O art. 225 da Constituição Federal de 1988 “estabelece que todos têm direito a um meio ambiente equilibrado e que o poder público e a sociedade devem defendê-lo e preservá-lo”.
Acompanham o prefeito Sérgio Lopes, Secretária de meio ambiente, Hiamar Pinheiro, diretor de meio ambiente, Professor Vando Pereira e secretária de planejamento de Epitaciolândia, Marinete Mesquita.
-
Política Destaque7 dias atrás
“É uma pena que o nosso Acre esteja vivendo tempos terríveis”, diz Jorge Viana sobre a estátua que simboliza o passado de Chico Mendes
-
Política6 dias atrás
Ataques desnecessários prejudicam os Direitos Humanos: Não deixaram nem o novo secretário esquentar a cadeira
-
Saúde6 dias atrás
Prefeitura de Cruzeiro do Sul inicia mutirão de limpeza nos bairros da cidade com foco no combate à dengue
-
Política7 dias atrás
Governador bolsonarista Marcos Rocha perdeu o controle da segurança em Rondônia e presidente Lula envia tropas federais ao estado