15 de Março de 2025
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Tudo sobre Política

Carlinhos do Pelado recebe prefeitos de Xapuri e Assis Brasil e fecham parceria com a Associação de Nerds do Acre e a Startup CHAMAÍ App

Publicados

Tudo sobre Política

Em uma iniciativa inovadora para o estabelecimento de um calendário anual de eventos no Alto Acre no segmento nerd, geek, inovação, esportes eletrônicos e empreendedorismo.

Os Prefeitos Carlinhos do Pelado ( Brasileia), Maxsuel Maia ( Xapuri) e Jerry Corrêa ( Assis Brasil) e Sérgio Lopes (Epitaciolândia) que nesta ocasião não pôde estar presente, concordaram em receber o maior potencial em economia criativa do Acre, o Zona Nerd Chamaí App.

O encontro dos gestores municipais aconteceu na Prefeitura de Brasileia no início da noite desta quinta-feira, 13, Taís Oliveira idealizadora do torneio intermunicipal que se fundiu à Anac e deu origem ao Zona NERD Chamaí App, um evento com programação mista que gera positivo impacto socioeconômico.

A pauta foi relacionada a futuros eventos Nerds, inovação, tecnologia e empreendedorismo nos municípios do Alto Acre com programações que proporcionam dezenas de atrações para o público, um evento para toda comunidade.

Dentre elas o beco do artista, oficinas de maquiagem artística e para cosplay, oficina de gamificação, de RPG, literatura, além da área de vídeo games retrô, campeonatos e uma área específica para o nicho dos jogos, oficinas profissionalizantes, palestras, apresentações musicais, área de alimentação, exposição de Startups com inovação e tecnologia, turismo comunitário e muito mais.

Leia Também:  Tião Viana busca avanços na internet do Acre com presidente da Anatel

O primeiro evento anual da Zona Nerd Chamaí na regional do Alto Acre já acontece em Brasileia em Junho durante a programação em comemoração ao aniversário da cidade de 115 anos.

O Prefeito Carlinhos do Pelado anfitrião da reunião falou sobre a realização do evento em parceria:

“Estamos trabalhando há pouco tempo mas temos muito interesse em melhorar a parte turística em nossa cidade. Esse evento que é do regional do Alto Acre e que vai acontecer a cada ano em parceria com a Startup Chamaí App e a Anac.nerd, o Zona Nerd Chamaí já previsto pra dentro da programação de 115 anos do aniversário de nossa cidade será muito importante para o município e para toda região e principalmente para as pessoas gostam de conhecimento e tecnologia. Agradeço ANAC, ao Chamaí e os Prefeitos aqui da nossa região Maxsuel Maia e o Jerry Corrêa e o Sérgio Lopes por trabalharmos sempre juntos em prol do desenvolvimento de todo o Alto Acre.” afirmou o prefeito.

O evento também já tem data para acontecer em Xapuri durante os tradicionais festejos de São Sebastião no município em 2026.

Leia Também:  Dos 21 candidatos eleitos a prefeituras no Acre, somente três são mulheres

“Em Xapuri a gente conseguiu colocar dentro programação da nossa principal festa cultural religiosa que é a festa de nosso padroeiro São Sebastião no dia 17 de janeiro 2026 com mais essa novidade na programação em parceria com a Associação de Nerds do Estado e o Chamaí App serão muito bem recebidos . Nossa região tem um potencial econômico, cultural e turístico muito grande que pode ser explorado ainda mais e nós prefeito aqui do Alto Acre está muito confiante nisso,” destacou o Prefeito Maxsuel Maia.

O Prefeito da tríplice fronteira de Assis Brasil Jerry Corrêa também falou sobre o encontro e a realização dos eventos em parceria.

“Esse evento, na verdade, inaugura um novo momento aqui também na Regional do Alto Acre com a disposição dos colegas prefeitos da região em parceria com Associação de Nerds do Estado através da Zona Nerd Chamaí” enfatizou o gestor.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tudo sobre Política

Sérgio Lopes recebe representantes da UFAC, ICMBIO E MMA para apresentação do projeto turístico “Esperançar Chico Mendes”

Publicados

em

O prefeito Sérgio Lopes recebeu na tarde desta sexta-feira, 14, Ana Carolina Barradas, do ICMBio Brasília, Andréa Alechandre, do Parque Zoobotânico, Ufac, Fádia Rebouças, DO MMA, Brasília, para apresentação do Projeto “Esperançar Chico Mendes”. Participaram também a Secretária do Meio Ambiente, Hiamar de Paiva Pinheiro, Severino Silva (Sr. Silva) Líder Comunitário da Reserva Chico Mendes, Luiza Carlota extrativista, Talyne Fonseca – SEPLAN e Allen Ferraz, ASCOM, Ufac.

O objetivo geral do projeto é realizar o levantamento do patrimônio cultural na Reserva Extrativista Chico Mendes, utilizando a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), para fortalecer a cogestão socioambiental, reduzir o desmatamento, mitigar os efeitos das mudanças climáticas e promover o turismo comunitário como economia da sociobiodiversidade.

Instituições Envolvidas: Unidade Descentralizadora: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio da Secretaria Nacional de Comunidades e Povos Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável, coordenadora do projeto Esperançar Chico Mendes. • Unidade Executora: Universidade Federal do Acre (UFAC), executado pelo Parque Zoobotânico, com gestão financeira da FUNDAPE.

Leia Também:  Jenilson diz que Gladson errou ao baixar o ICMS do combustível da aviação sem aprovação da Aleac

O Esperançar Chico Mendes é um projeto que busca fortalecer a conexão entre a natureza e as comunidades tradicionais que habitam a Resex, por meio do turismo de base comunitária. A iniciativa pretende criar oportunidades econômicas para os moradores da reserva, ao mesmo tempo em que promove a conservação da biodiversidade e a educação ambiental.

Benefícios para as Comunidades Locais

O projeto Esperançar Chico Mendes é uma oportunidade para as comunidades extrativistas da Resex gerarem renda de forma sustentável, reduzindo a dependência de atividades que possam prejudicar o meio ambiente. Além disso, a iniciativa fortalece a autoestima e o orgulho dos moradores por sua cultura e modo de vida tradicional.

O prefeito Sérgio Lopes demonstrou interesse pelo projeto e sugeriu inclusão do nome de Wilson Pinheiro, que foi o precursor da defesa da floresta no projeto.

“Fico muito grato em receber os representantes do ICMBIO, UFAC e MMA, esse projeto vem de encontro com um trabalho que estamos fazendo que é de impulsionar o turismo sustentável em nossa região, temos um potencial imenso para ser explorado e com isso trazer melhorias na renda de nossas famílias.” Pontuou o prefeito.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA