Tudo Sobre Política II
Prefeitura de Assis Brasil realiza importante ação social na comunidade do Derretido, no Rio Acre
Tudo Sobre Política II
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou uma importante ação de atendimento à comunidade do Derretido, no Rio Acre. A iniciativa contou com a participação da secretária Ana Cláudia e equipes do CRAS, Bolsa Família, INSS, Serviço de Convivência e a Diretoria de Defesa Civil.
Durante a ação, foram ofertados diversos serviços essenciais, reforçando o compromisso da gestão municipal com a promoção de direitos, a valorização cultural e a melhoria da qualidade de vida da população local.
A secretária Ana Cláudia destacou a importância de levar assistência social às comunidades ribeirinhas:
“Nosso objetivo é garantir que essas famílias tenham acesso aos serviços básicos e aos programas sociais disponíveis. Estar próximo da comunidade e entender suas necessidades é fundamental para promover políticas públicas mais eficazes.”
A Prefeitura de Assis Brasil segue trabalhando para fortalecer o atendimento social e garantir que todas as comunidades tenham acesso a seus direitos.
![3 de Julho Notícias](https://3dejulhonoticias.com.br/wp-content/themes/zox-news/images/logos/logo-nav.png)
Tudo Sobre Política II
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam simulação de desastre hidrológico em Epitaciolândia
Em um esforço conjunto para fortalecer a preparação e a resposta a desastres naturais, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, envolvendo todos os setores públicos municipais, realizaram uma simulação de desastre hidrológico em Epitaciolândia. A atividade, que contou com a participação de diversas instituições e da comunidade local, teve como objetivo treinar equipes e preparar a população para situações de emergência, como enchentes e alagamentos, comuns na região durante o período de chuvas intensas.
Epitaciolândia está localizada na região amazônica, está sujeita a eventos hidrológicos extremos, especialmente durante o inverno amazônico, quando o aumento do nível dos rios Acre e seus afluentes podem causar inundações e alagamentos. A simulação buscou replicar cenários reais, como o transbordamento de rios e a necessidade de resgate de vítimas, permitindo que as equipes de emergência testassem protocolos de resposta e aprimorassem a coordenação entre os agentes envolvidos.
No local, estiveram presentes o efetivo do Corpo de Bombeiros do 5°BEPCIF, autoridades municipais. Representando o município de Epitaciolândia, a secretaria de Meio Ambiente Hiamar de Paiva Pinheiro (Subcoordenadora de Defesa Civil), Capitão Ricardo Moura, Comandante do 5°BEPCIF, SgtBM Cleudes, Coordenador da Defesa Civil Municipal de Epitaciolândia, representante da Defesa Civil Estadual Tenente BM Craveiro e Tenente BM Dias, representante da Polícia Federal, Servidores Municipais e Sociedade Civil.
Detalhes da Operação
A simulação incluiu o uso de meios de comunicação para alertar a população, a mobilização de equipes de resgate terrestre e fluvial, e a realização de oficinas técnicas sobre monitoramento de riscos e elaboração de planos de contingência. Um dos destaques foi a participação ativa de servidores, que pôde aprender a identificar sinais de perigo e como agir em situações de emergência.
Impacto e Próximos Passos
A atividade reforçou a importância do treinamento contínuo e da integração entre as instituições responsáveis pela gestão de desastres. Segundo especialistas, simulações como essa não apenas aumentam a eficiência das operações de resgate, mas também reduzem os danos materiais e salvam vidas.
A simulação de desastre hidrológico em Epitaciolândia demonstrou o compromisso das autoridades em proteger a população e minimizar os impactos de eventos naturais extremos. Com ações como essa, a região avança na construção de uma cultura de prevenção e resiliência, essencial para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e pelo aumento da frequência de desastres hidrológicos.
-
Política7 dias atrás
Deputado Eduardo Velloso diz que Mailza Assis reúne mais condições para disputar o governo em 2026, do que Alan Rick
-
Educação7 dias atrás
Gestão do prefeito Sérgio Lopes inaugura mais uma escola na zona rural de Epitaciolândia
-
Tudo sobre Política7 dias atrás
Festival Internacional da Castanha vai mostrar o potencial da floresta e a força do agroextrativismo da Amazônia
-
Política Destaque5 dias atrás
No Acre a guerra da Turma do: Deus, Pátria e Família, balança o cenário político do protagonismo vergonhoso