Política
Graças ao governo do presidente Lula, governo do Acre está prestes a entregar as primeiras 800 unidades habitacionais em Rio Branco
Política
Depois de um longo período de governo Bolsonaro, sem programa de moradias para atender as necessidades da população mais carente, foi necessário Lula da Silva retornar ao poder para retomar os programas sociais e voltar com as construções de unidades habitacionais, no Acre e em outros estados.
Previsto para o mês de julho, a entrega das primeiras 800 unidades habitacionais que estão sendo construídas na capital acreana, o governo estadual corre contra o tempo para cumprir o prazo estipulado.
O local escolhido para as primeiras casas foi a cidade do povo, que já conta com outras milhares de habitações, que foram construídas justamente no segundo mandato de Lula e depois com a presidenta Dilma Rousseff.
Lula sofreu uma grande derrota entre os eleitores do Acre, mas sua relação histórica com o estado tem sido fundamental para grandes investimentos feito nas cidades locais, que tiveram inclusive aumento nas receitas da União.

Política
Deputada Socorro Neri propõe projeto que criminaliza o abandono afetivo de crianças e adolescentes
A deputada federal Socorro Neri apresentou o Projeto de Lei 72/25, que propõe a tipificação do abandono afetivo como crime no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A medida busca garantir que a ausência de cuidados emocionais e afetivos necessários ao desenvolvimento de crianças e adolescentes seja punida com detenção de um a três anos e multa.
De acordo com o texto em análise na Câmara dos Deputados, a pena poderá ser aumentada em 1/3 caso fique comprovado que a omissão foi intencional. A ação penal será pública, condicionada à representação da vítima.
Compromisso com a proteção da infância
Ao justificar a proposta, Socorro Neri destaca que a Constituição Federal impõe à família, à sociedade e ao Estado o dever de garantir com absoluta prioridade o direito de crianças e adolescentes a uma convivência familiar saudável e harmoniosa. O ECA reforça esse princípio, assegurando um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos menores.
“A privação do vínculo afetivo pode gerar danos profundos, muitas vezes irreversíveis. Não podemos continuar ignorando essa forma de violência silenciosa contra nossas crianças e adolescentes”, afirma a parlamentar.
Danos morais e reparação
Socorro Neri ressalta que o Código Civil já prevê a obrigação de reparar danos causados por ação ou omissão voluntária. Assim, o abandono afetivo, ao violar o direito fundamental da criança à convivência familiar, deve ser passível de indenização por danos morais.
A deputada cita decisões recentes da Justiça brasileira que reforçam essa necessidade. Um dos exemplos é o julgamento da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 2022, que determinou o pagamento de R$ 30 mil de indenização a uma filha pelo pai, que rompeu abruptamente o vínculo com ela aos seis anos de idade.
Tramitação do projeto
O PL 72/25 será analisado pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para votação no Plenário da Câmara.
Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, antes de seguir para sanção presidencial.
A deputada Socorro Neri reafirma seu compromisso com a proteção da infância e da adolescência e reforça a importância de uma legislação específica para coibir o abandono afetivo. “O desenvolvimento saudável das nossas crianças é responsabilidade de toda a sociedade. Não podemos mais tratar esse problema com indiferença.”
-
Política Destaque4 dias atrás
Deputada Federal Socorro Neri propõe projeto que criminaliza o abandono afetivo de crianças e adolescentes
-
Política Destaque3 dias atrás
Prefeito Olavinho abandona quadra poliesportiva de Acrelândia e jovens ficam sem ter onde praticar esporte
-
Cultura7 dias atrás
Projeto “Raízes Assis-Brasiliense” resgata a história dos seringueiros na Escola Vicente Bessa
-
Tudo sobre Política3 dias atrás
Deputado Tanízio Sá destaca avanços na infraestrutura, educação e acesso à justiça no interior do Acre