Saúde
Prefeitura de Cruzeiro do Sul inicia mutirão de limpeza nos bairros da cidade com foco no combate à dengue
Saúde
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou nesta segunda-feira, 13, um mutirão de limpeza pelo Bairro do Remanso com foco no combate à dengue e os próximos atendidos serão o Telégrafo e Cruzeirão. Máquinas e mais de 40 profissionais estão envolvidos na ação, além de Agentes de Endemias que realizam visitas domiciliares com ações de controle da dengue.
O mutirão, que vai eliminar focos de água parada, que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, inclui a retirada do lixo, entulho, desobstrução de córregos e bueiros. Os Agentes de Endemias orientam a população, eliminam focos e fazem borrifação.
A dona de casa Aparecida da Silva, disse que na casa dela praticamente todas as pessoas foram acometidas com dengue e destacou a importância da limpeza no combate à doença.
“Aqui em casa todo mundo pegou dengue. Eu peguei, meu esposo pegou, meu filho pegou. Aliás, tem até uma netinha que está com dengue também. A limpeza da nossa cidade é muito importante, porque a dengue está contaminando nossa cidade inteira. A limpeza do córrego é muito importante, porque se não limpar, a água fica parada. Tem muitas casas que vêm água, daí de cima e desce por esse canal. E se não limpar, a água fica parada aí a possibilidade de contaminação de dengue é muito alta”, relata
O Coordenador de Entomologia de Cruzeiro do Sul, Leonisio Messias, destaca o trabalho das ações de prevenção. “Vamos eliminar muitos criadouros do mosquito. A equipe está fazendo a vigilância ativa, de casa em casa e orientando as pessoas a tomar conta do seu depósito de água, orientando também sobre os cuidados de prevenção, também sobre os sintomas, procurar unidade de saúde. Então, assim, é de muita relevância essa unificação de ações para reduzir ainda mais o número de mosquitos.” Disse Leonisio.
O Secretário de Obras Carlos Alves, destacou a preocupação do Prefeito Zequinha Lima em realizar ações de combate e prevenção dos casos de dengue.
“Nós estamos iniciando hoje pelo canal do remanso, onde a água estava parada. Nós estamos iniciando por esse canal do remanso onde está tendo um grande foco já constatado de dengue, vamos iniciando por aqui para depois nós darmos sequência no Cruzeirão e Telégrafo, que são onde onde estão os maiores focos de dengue. A preocupação do nosso prefeito é mantermos a saúde da população.” Disse Carlos Alves.
A prefeita em exercício, Delcimar Leite, destacou a importância da ação de limpeza e afirmou que toda a cidade será atendida.
“A pedido do prefeito Zequinha Lima, a gente está começando no Bairro do Remanso e vai chegar em todos os bairros. Vamos começar pelo Remanso, Telégrafo e Cruzeirão. Contudo, vamos chegar em toda a cidade com esse mutirão de limpeza. Isso aqui é trazendo saúde para as pessoas, tendo em conta que estamos com um número muito alto de dengue, e aí foi uma preocupação do prefeito para estarmos fazendo esse trabalho.A limpeza de ruas, terrenos baldios e a remoção de lixo são essenciais para reduzir os focos do mosquito transmissor da dengue e outras doenças”, afirmou.
O secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul , Marcelo Siqueira, que também participou do evento, alertou para o aumento dos casos de dengue na cidade e a necessidade da população se aliar ao poder público no combate à dengue . “Cruzeiro do Sul é o município com o maior crescimento de casos no estado, representando 30% do total no Acre. Precisamos do apoio da população para eliminar focos em quintais e áreas próximas”, destacou.
Saúde
Município de Cruzeiro do Sul recebe 1000 novas doses de vacina contra a Covid-19
A prefeitura de Cruzeiro do Sul, está reforçando sua campanha de vacinação contra a Covid-19 com a chegada de 1000 novas doses. As vacinas estarão disponíveis, nesta sexta-feira, 10, em todas as unidades de saúde do município, com o público alvo a partir dos 6 meses de vida, abrangendo toda a faixa vacinal.
O Secretário de Saúde, Marcelo Siqueira, destacou que o estado do Acre tem observado um aumento no número de casos de Covid-19, em Cruzeiro do Sul só nos últimos dias o município passou de uma média de dez para trinta casos, e já são mais de setenta possíveis infecções sob investigação.
“Estamos prontos para oferecer vacinas à comunidade, pois a Rede Nacional de Imunização (PNI) enviou um novo lote ao estado”, afirmou. “É importante lembrar que uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para outras dez, aumentando rapidamente o número de casos na comunidade”, alertou.
A vacinação, que anteriormente era restrita a grupos prioritários, agora será ampliada para toda a população à medida que mais doses se tornem disponíveis.
O secretário ainda alertou sobre a necessidade urgente de vacinação, pois muitas doses têm sido desperdiçadas devido à baixa procura. “Estamos intensificando os esforços para garantir a maior vacinação. As unidades de saúde funcionarão em horários normais, com algumas estendendo o atendimento até a noite para facilitar o acesso da população”.
Por fim, o secretário destacou que os grupos mais afetados são aqueles que não foram vacinados, incluindo recém-nascidos. “A Covid-19 nos convida a ter mais responsabilidade; devemos nos cuidar para proteger aqueles que estão mais vulneráveis”, concluiu Siqueira.
-
Política Destaque7 dias atrás
Será que Gladson Cameli está usando o jatinho do estado, em sua viagem de férias para João Pessoa como mostra o plano de voo?
-
Política Destaque6 dias atrás
Está tudo pronto para os ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça julgarem o governador Gladson Cameli
-
Tudo sobre Política6 dias atrás
O maior medo dos veículos de comunicação tradicionais. O motivo para chilique é o medo da opinião das pessoas
-
Política6 dias atrás
Fábio Macêdo assume a Diretoria de Governança e Controle CGC no Conselho Federal de Administração Pelo Acre