RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Saúde

Prefeitura de Cruzeiro do Sul alerta a população para tomar a 2ª dose da vacina contra a dengue

Publicados

Saúde

Somente 50% dos adolescentes retornou para tomar a segunda dose do imunizante – Foto: Assessoria Secom

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está intensificando a campanha de vacinação contra a dengue, especialmente para adolescentes de 10 a 14 anos. Apenas 50% desse público retornou para receber a segunda dose do imunizante, que está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde das 7h às 19h na zona urbana e até as 13h na zona rural.

Além disso, aqueles que receberam a primeira dose durante a campanha anterior, que incluía pessoas de 5 a 59 anos, também podem se vacinar. Até agora, apenas 40% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde foram aplicadas, com 3.239 pessoas recebendo a primeira dose e apenas 825 completando o esquema vacinal.

O secretário de saúde Marcelo Siqueira enfatizou sobre a importância da vacinação.
“A segunda dose está disponível nas unidades básicas de saúde para todos que já tomaram a primeira dose. O Ministério da Saúde define as faixas etárias prioritárias com base no risco de desenvolvimento da dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença, que pode levar a óbito”, disse ele.

Leia Também:  Prefeitura atinge 24% de cobertura vacinal e intensifica ações para atingir meta de vacinação contra influenza em Cruzeiro do Sul

Diante do aumento dos casos de dengue, o prefeito Zequinha Lima decretou Situação de Emergência de Saúde Pública e está realizado mutirão de limpeza em várias áreas da cidade, com a mobilização de mais de 40 homens e máquinas, além de agentes de endemias realizando visitas domiciliares e eliminando focos do mosquito transmissor da doença.

O prefeito reforçou a importância da vacinação e da limpeza para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

“Desde dezembro intensificamos esse trabalho do Departamento de Limpeza, da Secretaria de Obra, feito um trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde, e identificamos os maiores pontos de incidência, precisamos também da ajuda da população, que se vacine e cuide do seu quintal”, citou o prefeito Zequinha Lima.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Prefeito Zequinha Lima retoma atendimento na Unidade de Saúde Fluvial de Cruzeiro do Sul

Publicados

em

(Assessoria) – Anualmente a Unidade de Saúde Fluvial da prefeitura de Cruzeiro do Sul garante cerca de 12 mil atendimentos a moradores dos rios Juruá, Mirim e Valparaiso, onde a UBS, fica aportada. Os atendimentos, que estavam suspensos há 40 dias para manutenção da unidade e planejamento das equipes de saúde, foram retomados nesta quinta-feira, 6, com a presença do prefeito Zequinha Lima.

A unidade volta a funcionar com 2 equipes que se revezam a cada 15 dias ofertando consultas médicas, atendimento odontológicos, vacinação, exame preventivo, e pré-natal, atendendo 32 comunidades ribeirinhas dos 3 rios.

Edvan dos Santos destacou a importância dos atendimentos nas comunidades rurais.

“Não houve necessidade de ir para a cidade porque ter a base de saúde aqui está ajudando muito. Fui atendido pelo médico e agora é continuar com o tratamento. Está de parabéns o prefeito Zequinha Lima pela manutenção dessa unidade de saúde aqui.” Concluiu Edvan.

A coordenadora da unidade, enfermeira Adriana Araújo disse a unidade precisou parar depois de ficar funcionando durante os 4 anos da primeira gestão de Zequinha Lima. “Foi preciso parar um pouco a nossa unidade que estava funcionando desde o início da gestão passada do prefeito Zequinha Lima em atendimentos.Hoje damos início novamente às atividades, tanto aqui dentro dessa unidade e fora, e prestando assistência tanto para viajantes, como para a nossa própria população diária, que são as pessoas que moram aqui. Estamos aqui como referência, eles não precisam se deslocar até a cidade para resolver situações de unidade básicas. Agradecemos o prefeito Zequinha Lima por dar condições de levarmos saúde a população mais distante”, pontuou Adriana Araújo.

Leia Também:  UPA do Juruá já realizou mais de 50 mil atendimentos em 1 ano de funcionamento

O prefeito Zequinha Lima destacou a importância da UBS no atendimento da comunidades e garantiu a manutenção dos serviços.

“O nosso barco que é um posto de saúde fluvial passa o ano inteiro aqui nessa região, atendendo os ribeirinhos do Juruá, do Valparaíso e do Juruá Mirim, exatamente para que a gente possa estar com a saúde mais próximo das pessoas. Hoje estamos recomeçando os trabalhos sob a coordenação da enfermeira Adriana e fiz questão de vim acompanhar de perto, porque essa base realiza em torno de 12 mil atendimentos anual. Nós vamos intensificar cada vez mais esse trabalho porque entendemos que a saúde é fundamental para as pessoas. Muitos dos procedimentos que hoje são feitos aqui nessa UBS fluvial só eram feitos em cruzeiro do sul, como tratamento dentário, obturação restauração, consultas, dentre outros hoje são feitos aqui. Então aquilo que nós pudermos fazer como gestão para aproximar cada vez mais à saúde das pessoas nós vamos fazer “concluiu o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA