Polícia
Justiça do Trabalho condenou fazendeiro a indenizar família de trabalhador que sofreu acidente fatal
Polícia
Decisão determina pagamento de indenização e reforça necessidade de segurança no trabalho rural – Foto: Assessoria
A Justiça do Trabalho condenou um fazendeiro a pagar indenização à família de um trabalhador rural que faleceu em um acidente de trabalho. A decisão, proferida pelo juiz da Vara do Trabalho de Guajará-Mirim (RO), Felipe Taborda, reconheceu a responsabilidade do empregador na tragédia, que ocorreu quando uma árvore caiu sobre o trator operado pelo trabalhador.
Na sentença, o magistrado considerou que o empregador deveria ser responsabilizado tanto pela responsabilidade objetiva (quando há risco na atividade) quanto pela responsabilidade subjetiva (quando há negligência ou culpa). O juiz destacou que o trabalhador manuseava máquinas pesadas, atividade considerada de risco, o que fundamenta a responsabilidade objetiva do empregador. Além disso, considerou que o empregador descumpriu seu dever de promover um meio ambiente de trabalho seguro ao não realizar o treinamento adequado do trabalhador, reforçando sua responsabilidade subjetiva.
A defesa argumentou que o trabalhador estaria atuando de forma irregular e que o acidente teria sido resultado de culpa exclusiva da vítima. No entanto, o juiz concluiu que não houve provas que sustentassem essa alegação, cujo ônus cabia ao empregador, e determinou o pagamento de indenização por danos morais e materiais à família.
Indenizações garantidas
O juiz reconheceu o direito da família a receber indenização por danos morais e materiais, na forma de pensão, considerando a expectativa de sobrevida do falecido, estabelecida pelo IBGE.
Determinou ainda que parte dos valores de titularidade dos filhos menores de idade sejam depositados em conta poupança, para serem acessados apenas quando atingirem a maioridade, com a liberação imediata do valor remanescente, destinado à subsistência da mãe e dos filhos.
O empregador também foi condenado a pagar honorários advocatícios. A sentença ainda cabe recurso.

Polícia
Polícia Militar apreende mais de quatro quilos de entorpecentes na BR 364, em Sena Madureira
Militares do 8° Batalhão apreenderam mais de quatro quilos de entorpecentes nesta sexta-feira, 28, durante abordagens na BR 364, em Sena Madureira.
Policiais realizavam uma barreira policial na BR 364, em Sena Madureira quando avistaram um veículo que parou bruscamente ao observar os militares, a equipe policial procedeu a abordagem e busca veicular encontram aproximadamente 1,5 de entorpecentes aparentando ser skunk e oxidado de cocaína.
Durante a barreira policial mais um veículo foi abordado, onde foi realizado busca veicular e nos ocupantes do automóvel sendo encontrado no carro pouco mais de três quilos de entorpecentes aparentando ser maconha.
Os militares encaminharam os envolvidos nas ocorrências à delegacia para que fossem tomadas as providências cabíveis aos fatos.
-
Política Destaque7 dias atrás
Isso é gestão Gladson Cameli: Casal de comissionados mora em Paris e recebe salários normalmente dos cofres do Acre
-
Política Destaque6 dias atrás
Após denúncia, casal que mora em Paris e recebia quase 20 mil no governo Gladson sem trabalhar é exonerado
-
Política6 dias atrás
Justiça Eleitoral designa audiência para ouvir testemunhas no processo que investiga abuso de poder econômico por parte de Padeiro
-
Tudo sobre Política6 dias atrás
Com articulação do presidente da Aleac, Nicolau Júnior e prefeito Zé Luiz, Opera Acre chega a Mâncio Lima