Tudo sobre Política
Em Xapuri, Justiça do Trabalho da 14ª Região participa de reunião do observatório dos Direitos Humanos
Tudo sobre Política
Juízes relataram desafios da Justiça na Amazônia durante reunião – Foto: Assessoria TRT14
Juízes do trabalho da 14ª Região (RO/AC) participaram da reunião do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário, em Xapuri (AC), em 26 de junho. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como parte da Itinerância Cooperativa na Amazônia Legal 2025, debateu o acesso à Justiça e a promoção dos direitos humanos na região.
O evento reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e lideranças comunitárias para discutir caminhos para o fortalecimento do acesso à Justiça e à promoção dos direitos humanos na região. Os juízes do trabalho da 14ª Região, Antônio César Coelho de Medeiros Pereira, Rodrigo Guarnieri, Daniel Gonçalves de Melo, Felipe Taborda, marcaram presença no encontro.
O juiz Antonio César destacou os desafios da Justiça do Trabalho na Amazônia: alto custo e dificuldades logísticas para o acesso à Justiça em áreas remotas. Ele enfatizou a precariedade do trabalho de educadores em comunidades indígenas e a invisibilidade dessas populações diante do poder público. Para o magistrado, a valorização desses profissionais é fundamental para a integração nacional, assim como a adoção de políticas públicas para valorização e estímulo aos empreendedores locais.
O juiz André Daniel abordou os desafios do comércio de créditos de carbono e da chamada “economia verde” no âmbito das relações de trabalho, alertando para a necessidade de garantir direitos trabalhistas, segurança e cobertura em caso de acidentes. Ele também destacou a importância do respeito aos direitos das populações tradicionais, ribeirinhas e indígenas, conforme a Convenção 169 da OIT.
A reunião do observatório dos Direitos Humanos reforça o compromisso com uma escuta ativa, das especificidades da Amazônia Legal e que busca por soluções sustentáveis e inclusivas. A participação dos juízes do TRT-14 contribuiu para o debate sobre o equilíbrio entre desenvolvimento sustentável e justiça social.
Observatório do CNJ
Instituído em 2020, o Observatório dos Direitos Humanos do CNJ tem reforçado o diálogo entre o Poder Judiciário e a sociedade civil. Na gestão do ministro Luís Roberto Barroso (2023–2025), o órgão foca na melhoria da eficiência judicial, proteção de grupos vulneráveis e fortalecimento institucional do Judiciário.
A Portaria CNJ nº 157, publicada em maio de 2025, formalizou as reuniões itinerantes. Os encontros realizados fora do Distrito Federal tem como estratégia aproximar o Judiciário de contextos sociais e ambientais desafiadores, com destaque para a Amazônia Legal.
Com suporte técnico do Programa Justiça Plural, desenvolvido em parceria com o PNUD, o Observatório ampliou sua capacidade de articulação, coleta de dados e formulação de políticas públicas alinhadas às demandas regionais.

Tudo sobre Política
Com apoio do Sebrae, empresas acreanas do setor de transporte participam de intercâmbio logístico em Santa Catarina
Ação tem objetivo de capacitar empreendimentos criativos para atuar de forma mais competitiva no mercado global – Foto: Assessoria
Cinco pequenos negócios do setor de transporte no Acre vivenciaram uma oportunidade iniciada de fortalecimento e expansão, por meio de uma missão técnica estratégica em Santa Catarina. A iniciativa promovida pelo Sebrae ocorreu entre os dias 23 e 26 de junho. Durante a experiência, os participantes realizaram visitas de benchmarking a quatro cooperativas logísticas de destaque nacional, com sólida experiência em operações internacionais.
Durante a programação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto práticas consolidadas em gestão, logística, inovação e atuação internacional, com foco na replicabilidade e adaptação às realidades locais do Acre.
De acordo com a analista do Sebrae, Elen Drago, o foco da ação foi capacitar os empreendimentos criativos para atuarem de forma mais competitiva no mercado global. “A proposta é ampliar os horizontes de nossos pequenos negócios, mostrando que é possível inovar e crescer mesmo diante dos desafios regionais. A troca de experiências com cooperativas que já operam no cenário internacional é um passo importante para a profissionalização e o avanço do setor de transporte no estado”, afirma Drago.
A jornada, intitulada Missão Logística ACRE x SC, possibilitou a geração de conexões estratégicas, identificação de oportunidades de mercado e de novos modelos de negócio. A expectativa é que estes empreendedores estejam mais preparados para inovar, competir e, futuramente, expandir suas operações além das fronteiras nacionais.
Para o presidente da Cooperativa Logística e Transporte Rodoviários de Cargas do Estado do Acre (Transoceânica), Nazaré Cunha, essa é uma oportunidade de fortalecer a atuação da cooperativa e ampliar parcerias. “Foi uma experiência incrível, tudo que aprender aqui vai nos ajudar a desenvolver nosso projeto de cooperativismo no nosso estado”, afirma.
Essa é uma iniciativa que valoriza o potencial dos pequenos negócios locais e aposta na integração entre conhecimento, experiência e visão de futuro como caminhos para o desenvolvimento sustentável do setor logístico acreano. E conta com a parceria da Cooperativa Transoceânica, Ageacre, Casa Civil do Governo do Estado do Acre e Agência de Negócios do Estado do Acre (Anac).
-
Política Destaque6 dias atrás
Sem oportunidades geradas no Governo Gladson Cameli, milhares de acreanos seguem indo embora do Acre para o Sul e Nordeste
-
Política7 dias atrás
Secom, da Presidência da República, diz que “é falso” que a Operação Suçuarana, realizada pelo ICMBio no Acre, tenha como alvo pequenos produtores rurais
-
Política Destaque6 dias atrás
Trabalhadores da saúde convocam grande manifestação contra os desmandos do governo Gladson Cameli
-
Política6 dias atrás
ABDI inaugura maior complexo industrial de café da agricultura familiar da Região Norte, em Mâncio Lima