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ABDI inaugura maior complexo industrial do café da região Norte do país, no Vale do Juruá, em Mâncio Lima
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Marcada para 28 de junho, em Mâncio Lima, inauguração terá presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação – Fotos: Pedro Benevides
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) inaugura, em parceria com a Cooperativa de Café do Juruá (Coopercafe), o maior complexo industrial do café da região Norte do país, no Vale do Juruá, em Mâncio Lima, no Acre. A inauguração, prevista para 28 de junho,terá a participação da diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos.
Orçado em mais de R$ 10 milhões, o Complexo Industrial de Café do Juruá faz parte do Projeto Café Amazônia Sustentável da ABDI, que tem como objetivo implementar um modelo cooperativista socioeconômico sustentável de beneficiamento de café, proveniente de culturas familiares. Desse montante, a ABDI investiu R$ 8 milhões e a Coopercafe, R$ 2 milhões. Atualmente, a cooperativa agrega mais de 150 produtores da região.
“Quando contamos da data que assinei a ordem de serviço da obra até hoje, temos uma grande indústria funcionando em 1 ano e 4 meses. É um tempo recorde. Penso que nenhuma obra pública no Acre ficou de pé em um tempo tão curto”, diz a diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida.
Segundo ela, o foco da ABDI e do Governo Federal é de que os investimentos transformem a vida das pessoas na região. “Alinhado às missões da Nova Indústria Brasil (NIB), o projeto tem por objeto transformar a vida dos produtores ligados às cadeias agroindustriais sustentáveis para a segurança alimentar”, destacou.
Agência investiu R$ 8 milhões no complexo – Fotos: Pedro Benevides
Com o novo complexo, a estimativa é que o projeto alcance, até o final deste ano, mais de 200 famílias e 1,5 mil pessoas, atingindo capacidade para produzir 20 mil sacas de cafés — faturamento estimado em R$ 4 milhões.A região possui 1,5 milhão de pés de cafés plantados pelos cooperados, cuja maioria é formada por pequenos e médios produtores.
No mês passado, a ABDI realizou os testes operacionais no complexo, para avaliar o funcionamento operacional das máquinas como, por exemplo, secadores, descascadores, peneiras, elevadores, dentre outros. A testagem coincidiu com a colheita da primeira safra de café do ano.
Um dos beneficiados pelo projeto, o produtor de café Orlenilson Viana, diz que o complexo é um sonho que se torna realidade. “Vamos conseguir beneficiar nosso café, que tem uma linha completa para fazer desde o café commodity até um café especial. Com isso, a gente consegue dar qualidade e agregar valor ao nosso produto. Só temos a ganhar”, disse.
Além da inauguração do Complexo, a Agência também está em tratativas com a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) para ampliação do investimento na cadeia produtiva em outros municípios. A nova fase do projeto deve alcançar produtores de café de mais dez cidades acreanas. São elas: Rio Branco, Porto Acre, Plácido de Castro, Acrelândia, Senador Guiomard, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil.
Agência investiu R$ 8 milhões no complexo – Fotos: Pedro Benevides

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Presidente da Aleac, parlamentares e autoridades do Juruá cobram reconstrução da BR-364 durante visita a trechos críticos
Fotos: Sérgio Vale
(Assessoria) – Durante a segunda visita técnica realizada nesta quinta-feira (5), o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (PP), lidera uma caravana formada por 20 deputados estaduais, cinco deputados federais, um senador, o superintendente do DNIT no Acre, Ricardo Araújo, além de representantes de 25 veículos de imprensa do estado.
O grupo está percorrendo os pontos mais críticos da BR-364, que vão entre Sena Madureira e a ponte do Rio Jurupari, passando por Tarauacá, com chegada em Cruzeiro do Sul. O intuito é de unir forças políticas em torno da urgente reconstrução da rodovia.
A mobilização partiu de Rio Branco em direção a Cruzeiro do Sul, promovida pela Aleac, e visa chamar a atenção do governo federal para o abandono da principal ligação terrestre com o Vale do Juruá. A primeira parada foi na ponte do Rio Caeté, interditada devido a problemas estruturais em um dos pilares, que representa sério risco à segurança de quem trafega pela estrada.
Durante a transmissão ao vivo feita pela equipe de comunicação da Aleac, os participantes destacaram os impactos sociais e econômicos causados pela deterioração da rodovia, como o comprometimento do transporte de pacientes, o abastecimento de insumos e o escoamento da produção agrícola.
Todos os parlamentares elegeram a reconstrução da BR-364 como a maior prioridade do Estado.
“Apenas a união e o trabalho de todos nós pode colocar um fim a esse drama. Somos todos BR-364. Somos todos Acre”, afirmou o deputado Nicolau Júnior durante a parada para o almoço em Tarauacá, por volta das 14h, onde os agentes políticos voltaram a reforçar a gravidade da situação e a necessidade de ações imediatas.
A comitiva conta com a presença de 20 deputados estaduais, incluindo: Nicolau Júnior (PP), Gene Diniz (Republicanos), Wendy Lima (União Brasil), Maria Antônia (PP), Luiz Gonzaga (PSDB), Tadeu Hassem (Republicanos), Michelle Melo (PDT), Pedro Longo (PDT), Manoel Moraes (PP), Tio Pablo – Pablo Bregense (PSD), Antônia Sales (MDB), Chico Viga (Podemos), Clodoaldo Rodrigues (Republicanos), Gilberto Lira (União Brasil) e Edvaldo Magalhães (PCdoB), entre outros. Também participam os prefeitos Zé Luiz (PP), de Mâncio Lima; Rodrigo Damasceno (PP), de Tarauacá; e Salatiel Magalhães (PSD), de Rodrigues Alves. Os deputados federais Zezinho Barbary (PP), José Adriano (PP) e outros três parlamentares da bancada federal, além do senador Sérgio Petecão (PSD), também integram a mobilização.
Após as manifestações, a caravana segue fiscalizando os trechos mais comprometidos da rodovia até chegar a Cruzeiro do Sul, onde será realizado, nesta sexta-feira (6), um ato público com assinatura de um documento conjunto que será enviado às autoridades federais, sintetizando os apelos da população acreana por uma solução definitiva para a BR-364.
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