RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Saúde

Prefeitura de Cruzeiro do Sul e governos estadual e federal se unem no combate à dengue

Publicados

Saúde

A prefeitura de Cruzeiro do Sul e os governos estadual e federal estão mobilizados no combate à dengue no município. Nesta quarta-feira ,15,o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, participou de um encontro estratégico realizado na sede da Regional de Saúde do Juruá com o representante do Comando do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses do Ministério da Saúde, Weslley Vitor, da Chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde ,CIEVS, Milena Lopes, coordenadores da saúde municipal e estadual.

Na pauta as propostas de ações conjuntas para intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue , como a ampliação de campanhas de conscientização, reforço das equipes de campo, monitoramento constante dos focos de infestação e integração de dados entre os sistemas de saúde municipais e estaduais. Também foram avaliadas as necessidades imediatas de insumos, como larvicidas e testes rápidos, essenciais para o enfrentamento da situação.

A iniciativa reflete o compromisso das autoridades de saúde em atuar de forma conjunta e estratégica para proteger a população. O trabalho integrado entre os governos municipal , estadual e federal visa conter a propagação da dengue e promover a educação da comunidade sobre a importância da prevenção, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, foram destacadas estratégias a longo prazo para fortalecer a infraestrutura e os recursos voltados ao combate a arboviroses, garantindo maior eficiência no enfrentamento de surtos futuros.

Leia Também:  Hospital Santa Juliana é investigado pelo MP por se recusar a receber pacientes com coronavírus

“A Prefeitura de Cruzeiro do Sul sob o comando do prefeito Zequinha Lima tem dado importância primordial pra questão da dengue. Esse encontro com a equipe do Ministério da Saúde, com a equipe do comando de operações de emergências vinculadas a esse tipo de evento é muito importante pra nós devido ao aumento dos casos e pelas condições específicas do Vale do Juruá. Estamos em um momento epidemiológico que exige a união de esforços. Com a chegada das chuvas, a incidência da dengue tende a aumentar, e é fundamental implementar uma vigilância epidemiológica organizada, que possa servir de modelo para outros municípios”, afirmou o secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul, Marcelo Siqueira.

Milena Lopes Chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde -CIEVS, ressalta que a união das três esferas da saúde pública é fundamental para o combate à doença.

“Essa visita é super importante porque nossos municípios aqui da regional estão praticamente oitenta por cento afetados por essa emergência. A medida a gente consegue o apoio do Ministério da Saúde, repassando nossas necessidades, nossas dificuldades, as ações que já estão sendo realizadas, ficamos mais fortalecidos. Conclamamos a nossa população pra que também contribua com a prevenção dessa doença que é tão grave, que pode matar. Nós temos um esforço das gestões azendo ações prevenção, ações de combate, organizando o atendimento, mas nós também precisamos do apoio da população a medida que muito desse combate, desse enfrentamento depende do cuidado de cada cidadão dentro do seu quintal, dentro do seu domicílio, cuidando pra eliminar os criadouros do Aedes aegypti que é o transmissor da dengue”, concluiu.

Leia Também:  De 11 casos suspeitos, Cruzeiro do Sul confirma dois pacientes com gripe H1N1

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Prefeitura de Cruzeiro do Sul inicia mutirão de limpeza nos bairros da cidade com foco no combate à dengue

Publicados

em

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou nesta segunda-feira, 13, um mutirão de limpeza pelo Bairro do Remanso com foco no combate à dengue e os próximos atendidos serão o Telégrafo e Cruzeirão. Máquinas e mais de 40 profissionais estão envolvidos na ação, além de Agentes de Endemias que realizam visitas domiciliares com ações de controle da dengue.

O mutirão, que vai eliminar focos de água parada, que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, inclui a retirada do lixo, entulho, desobstrução de córregos e bueiros. Os Agentes de Endemias orientam a população, eliminam focos e fazem borrifação.

A dona de casa Aparecida da Silva, disse que na casa dela praticamente todas as pessoas foram acometidas com dengue e destacou a importância da limpeza no combate à doença.

“Aqui em casa todo mundo pegou dengue. Eu peguei, meu esposo pegou, meu filho pegou. Aliás, tem até uma netinha que está com dengue também. A limpeza da nossa cidade é muito importante, porque a dengue está contaminando nossa cidade inteira. A limpeza do córrego é muito importante, porque se não limpar, a água fica parada. Tem muitas casas que vêm água, daí de cima e desce por esse canal. E se não limpar, a água fica parada aí a possibilidade de contaminação de dengue é muito alta”, relata

Leia Também:  Governo intensifica ações de combate à obesidade

O Coordenador de Entomologia de Cruzeiro do Sul, Leonisio Messias, destaca o trabalho das ações de prevenção. “Vamos eliminar muitos criadouros do mosquito. A equipe está fazendo a vigilância ativa, de casa em casa e orientando as pessoas a tomar conta do seu depósito de água, orientando também sobre os cuidados de prevenção, também sobre os sintomas, procurar unidade de saúde. Então, assim, é de muita relevância essa unificação de ações para reduzir ainda mais o número de mosquitos.” Disse Leonisio.

O Secretário de Obras Carlos Alves, destacou a preocupação do Prefeito Zequinha Lima em realizar ações de combate e prevenção dos casos de dengue.

“Nós estamos iniciando hoje pelo canal do remanso, onde a água estava parada. Nós estamos iniciando por esse canal do remanso onde está tendo um grande foco já constatado de dengue, vamos iniciando por aqui para depois nós darmos sequência no Cruzeirão e Telégrafo, que são onde onde estão os maiores focos de dengue. A preocupação do nosso prefeito é mantermos a saúde da população.” Disse Carlos Alves.

Leia Também:  Prefeitura de Brasileia intensifica cobertura vacinal e imuniza mais de 50% do publico alvo

A prefeita em exercício, Delcimar Leite, destacou a importância da ação de limpeza e afirmou que toda a cidade será atendida.

“A pedido do prefeito Zequinha Lima, a gente está começando no Bairro do Remanso e vai chegar em todos os bairros. Vamos começar pelo Remanso, Telégrafo e Cruzeirão. Contudo, vamos chegar em toda a cidade com esse mutirão de limpeza. Isso aqui é trazendo saúde para as pessoas, tendo em conta que estamos com um número muito alto de dengue, e aí foi uma preocupação do prefeito para estarmos fazendo esse trabalho.A limpeza de ruas, terrenos baldios e a remoção de lixo são essenciais para reduzir os focos do mosquito transmissor da dengue e outras doenças”, afirmou.

O secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul , Marcelo Siqueira, que também participou do evento, alertou para o aumento dos casos de dengue na cidade e a necessidade da população se aliar ao poder público no combate à dengue . “Cruzeiro do Sul é o município com o maior crescimento de casos no estado, representando 30% do total no Acre. Precisamos do apoio da população para eliminar focos em quintais e áreas próximas”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA