RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Saúde

Prefeitura de Brasiléia promove 8ª Conferência Municipal de Saúde e debate fortalecimento do SUS

Publicados

Saúde

A Prefeitura de Brasiléia, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta semana a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento reuniu representantes da sociedade civil organizada, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde e autoridades para discutir propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de saúde.

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência esteve consonância à 18ª Conferência Nacional de Saúde e promoveu debates em quatro eixos temáticos: Democracia, saúde como direito e soberania nacional;Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: os desafios para emergências climáticas e justiça socioambiental; Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.

O secretário municipal de Saúde, Francélio Barbosa representando o prefeito Carlinhos do Pelado, destacou a importância da participação popular na construção das políticas públicas do setor.
“Este é um espaço democrático de diálogo, onde a população, os trabalhadores da saúde e os gestores podem contribuir com propostas que ajudem a fortalecer o SUS e melhorar cada vez mais os serviços oferecidos à nossa população. Cuidar da saúde é cuidar das pessoas e construir um futuro melhor para todos”, afirmou o secretário.

Leia Também:  Segunda audição do Adora Epitaciolândia 2026 reúne talentos e emociona público na Praça Edmundo Pinto

Participaram da conferência a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lusinete Santos; o representante do Conselho Estadual de Saúde, Bill Souza; o representante da Coordenação do Hospital Regional do Alto Acre, Francisco Andrade; o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, Francisco Dantas; e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Municipal, Edirlei Marcolino.

Durante a programação, os participantes prestaram uma homenagem póstuma a Dhony Gonçalves, reconhecido por sua atuação firme como conferencista e representante dos movimentos sociais. Sua trajetória foi lembrada pela defesa da democratização dos direitos e pela busca da igualdade e inclusão social.

A conferência também serviu como espaço para a apresentação e aprovação de propostas que serão encaminhadas para as próximas etapas das conferências de saúde, contribuindo para a construção de políticas públicas mais eficientes e alinhadas às necessidades da população.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Secretaria de Saúde realiza reunião de alinhamento com apoiadora regional do COSEMS, em Assis Brasil

Publicados

em

A secretária municipal de Saúde, Silvani Klaumann, e o diretor de Atenção Primária receberam a apoiadora regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) para uma importante reunião de alinhamento e acompanhamento das ações desenvolvidas pela pasta.

Durante o encontro, foram discutidos os principais indicadores de saúde do município, estratégias para o fortalecimento da Atenção Primária e as demandas atuais da Secretaria Municipal de Saúde. A reunião também proporcionou a troca de experiências e orientações técnicas voltadas ao aprimoramento dos serviços oferecidos à população.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o planejamento, a qualificação dos atendimentos e a busca contínua por melhorias na rede pública de saúde, garantindo mais eficiência e qualidade nos serviços prestados aos moradores de Assis Brasil.

A Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando de forma integrada com os órgãos de apoio e parceiros institucionais para fortalecer as políticas públicas e promover uma assistência cada vez mais humanizada e resolutiva para a população.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeitura de Cruzeiro do Sul e INCRA contempla 270 famílias com R$ 2,5 milhões para fortalecer agricultura familiar
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA