Tudo Sobre Política II
Prefeito Zequinha Lima participa de sessão solene da Aleac em homenagem ao Dia Mundial do Café
Tudo Sobre Política II

(Assessoria) – O prefeito Zequinha Lima participou da Sessão Solene em alusão ao Dia Mundial do Café que a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou, nesta sexta-feira, 26,no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul. O evento reuniu produtores rurais, cooperativas, autoridades e representantes de instituições parceiras para homenagear os cafeicultores que têm impulsionado o desenvolvimento da agricultura familiar e fortalecido a economia da região do Juruá.
A sessão foi proposta pelo deputado estadual Luiz Gonzaga, que representou a Assembleia Legislativa durante a cerimônia. Segundo ele, a homenagem simboliza o reconhecimento do Parlamento acreano aos homens e mulheres que estão fazendo da produção de café uma das principais atividades econômicas da região.
“O café hoje é uma realidade na nossa região e tem mudado a vida de muitas famílias. A Assembleia Legislativa não poderia deixar de fazer esse reconhecimento. O mercado é muito promissor e a tendência é que essa cultura continue crescendo cada vez mais”, afirmou o deputado.
Zequinha destacou os avanços conquistados pela cafeicultura em Cruzeiro do Sul, ressaltando que os investimentos realizados nos últimos anos têm contribuído para ampliar a produção, gerar renda e oferecer novas oportunidades aos agricultores do município. Ressaltou que os verdadeiros protagonistas do crescimento da cafeicultura são os agricultores familiares e reconheceu o trabalho desenvolvido por instituições parceiras que acreditaram no potencial produtivo do Vale do Juruá.
O gestor também destacou que Cruzeiro do Sul seguirá investindo no fortalecimento da agricultura familiar, incentivando a produção de café como alternativa de geração de emprego, renda e desenvolvimento para o município.
“Nós só estamos aqui hoje por conta do trabalho que vocês fazem todos os dias. O café tem transformado vidas e fortalecido a agricultura familiar. Cruzeiro do Sul continuará incentivando essa atividade porque sabemos da sua importância para a economia e para os nossos produtores”, destacou Zequinha Lima.
O presidente da CooperCafé, Jonas Lima, ressaltou o crescimento da cafeicultura na região e a importância do reconhecimento prestado pela Aleac aos pioneiros da atividade. Segundo ele, a Cooper Café reúne atualmente 1.273 cooperados e a expectativa é colher cerca de 20 mil sacas de café nesta safra, movimentando aproximadamente R$ 20 milhões. Em toda a região do Juruá, a previsão é superar a marca de 30 mil sacas produzidas.
“Os verdadeiros responsáveis por esse crescimento são os produtores rurais. Hoje eles recebem o reconhecimento que merecem por todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos”, ressaltou.
Durante a solenidade, vinte produtores pioneiros na implantação da cafeicultura no Vale do Juruá receberam homenagens pelo trabalho realizado e pela contribuição para o fortalecimento de uma das cadeias produtivas que mais cresce no Acre.
Representando os homenageados, o cafeicultor Tião Moura agradeceu o reconhecimento e destacou que a valorização dos produtores serve de incentivo para que mais famílias continuem investindo na cultura do café.
“É muito importante esse apoio para a agricultura familiar que vem contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”, concluiu.
Participaram da sessão o deputado Gonzaga, prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, prefeito de Rodrigues Alves, Salatiel Magalhães, a ex-diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Pérpetua Almeida, o presidente da Coopercafé, Jonas Lima, o conselheiro do Tribunal de Contas do Acre, Ronald Polanco, deputado Edvaldo Magalhães, presidente do Sistema OCB Acre, Valdomiro Rocha, entre outros.

Tudo Sobre Política II
Cruzeiro do Sul realiza blitz educativa que incentiva descarte correto de resíduos e mobiliza motoristas

Como parte da programação do Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMEIA), em parceria com a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, realizou nesta sexta-feira, 26, uma blitz educativa no centro da cidade. A ação teve como objetivo conscientizar motoristas e motociclistas sobre o descarte correto de resíduos, a preservação dos espaços públicos e a importância da segurança no trânsito.
Durante a blitz, equipes distribuíram sacolinhas para acondicionamento de resíduos dentro dos veículos, além de orientar os condutores sobre atitudes simples que contribuem para uma cidade mais limpa, organizada e segura.
A secretária municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Edna Fonseca, destacou que pequenas mudanças de comportamento fazem grande diferença para a qualidade de vida da população.
“Estamos realizando uma ação integrada com a Secretaria de Trânsito para marcar o Mês do Meio Ambiente. Essa blitz tem caráter educativo e orientativo. Estamos distribuindo sacolinhas para incentivar que as pessoas não descartem resíduos nas vias públicas. Muitas vezes, quem consome algo dentro do veículo joga o lixo pela janela sem perceber os impactos dessa atitude. Esse material acaba entupindo bueiros, causando alagamentos no período chuvoso, além de deixar a cidade suja e até provocar acidentes, principalmente com motociclistas. São pequenas atitudes que fazem toda a diferença para mantermos uma cidade limpa, segura e sustentável.”
A secretária também aproveitou para convidar a população para participar da programação de encerramento do Mês do Meio Ambiente, realizada no Complexo Esportivo.
“Convidamos toda a população para participar da culminância do Mês do Meio Ambiente. Teremos a apresentação dos projetos desenvolvidos pelas escolas sobre soluções baseadas na natureza, distribuição de mudas de árvores e a premiação das escolas participantes. Nosso convite é para que cada pessoa plante uma árvore e contribua no enfrentamento das mudanças climáticas.”
Um dos motociclista abordados durante a blitz, Francisco Marques, aprovou a iniciativa e destacou a importância das orientações.
“Essa é uma ação muito importante, tanto para orientar sobre o trânsito quanto para conscientizar sobre o meio ambiente. Está de parabéns. Dou nota 10 para essa iniciativa.”
A programação do Mês do Meio Ambiente segue nesta sexta-feira, a partir das 16h30 com a cerimônia de encerramento no Complexo Esportivo. O evento contará com exposição dos projetos desenvolvidos pelas escolas participantes, anúncio dos vencedores do projeto ambiental, distribuição gratuita de mudas de árvores — entre elas ipês de diversas cores e espécies madeireiras —, além de outras atividades voltadas à conscientização e à preservação ambiental.
-
Política Destaque5 dias atrásDeputada Socorro Neri intensifica agenda no Juruá e Purus com investimentos para educação, inclusão e diálogo com lideranças
-
Política Destaque5 dias atrásCom forte poder financeiro, Rueda monopoliza apoios políticos, amplia sua influência e deixa aliados enfurecidos dentro da federação
-
Política7 dias atrásAlan Rick entrega veículos para fortalecer trabalho de instituições que atuam na recuperação de dependentes químicos no Acre
-
Política Destaque3 dias atrásDjailson Américo, Careca Gadelha e Beto da Leda garantem cargos CAS-2 para familiares, enquanto seus eleitores ficam “a ver navios”
