Educação
Cruzeiro do Sul intensifica ações de educação ambiental nas escolas durante o Mês do Meio Ambiente
Educação

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMEIA), deu continuidade nesta terça-feira, 23, à programação do Mês do Meio Ambiente com uma série de ações educativas voltadas aos estudantes da rede municipal de ensino. O objetivo é fortalecer a conscientização ambiental, incentivar práticas sustentáveis e ampliar o conhecimento dos alunos sobre a preservação ambiental.
Nas Escolas Municipais Francisca Rita de Cássia Lima Pinto, Corazita Negreiro e Rui Barbosa, as equipes garantiram aos estudantes palestras, atividades de sensibilização e dinâmicas educativas que abordaram temas como sustentabilidade, coleta seletiva, reciclagem, destinação correta dos resíduos sólidos e conservação ambiental.
As atividades foram realizadas em parceria com a Polícia Militar do Acre, por meio do Pelotão Ambiental, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Cooperativa de Catadores COOPSUL.
Na Escola Municipal Integral Francisca Rita de Cássia Lima Pinto, a equipe da SEMEIA conduziu uma palestra sobre educação ambiental e preservação dos recursos naturais. Para tornar o aprendizado mais atrativo, os alunos participaram de um bingo ambiental interativo, que uniu conhecimento e diversão.
Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental Corazita Negreiros, o Pelotão Ambiental da Polícia Militar promoveu atividades voltadas à conscientização sobre responsabilidade socioambiental e à importância da preservação do meio ambiente para as futuras gerações.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, representantes do IBAMA ministraram palestra sobre conservação ambiental, proteção da fauna e da flora e preservação dos ecossistemas.
A programação também chegou à Escola Municipal de Ensino Fundamental Nise Varela, onde a COOPSUL orientou os estudantes sobre coleta seletiva, reciclagem e a importância da participação da comunidade na adoção de práticas sustentáveis.
“As ações desenvolvidas ao longo do Mês do Meio Ambiente reforçam o compromisso da gestão do prefeito Zequinha Lima com a educação ambiental e a formação de cidadãos conscientes, preparados para contribuir com a preservação dos recursos naturais e a construção de um futuro mais sustentável”, citou a titular da Semeia, Edna Fonseca.

Educação
Escola do Henrique Ruth vence concurso de melhor curta-metragem no Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul

(Assessoria) – A Escola Estadual Dom Henrique Ruth foi a vencedora do Concurso de Melhor Curta-Metragem sobre a Farinha de Mandioca, realizado na noite deste sábado,29,último dia do 9º Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul. Promovido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, o concurso contou com a participação das escolas Dom Henrique Ruth e Flodoardo Cabral.
A escola vencedora recebeu R$ 2 mil, enquanto o segundo lugar foi premiado com R$ 1,2 mil. A iniciativa buscou envolver os estudantes com as artes visuais e as novas tecnologias, além de valorizar a cultura da mandioca e apresentar as etapas da cadeia produtiva.
O secretário municipal de Agricultura, Flávio Rosas,destacou que a proposta também foi aproximar a educação das ações da Secretaria e mostrar aos estudantes a importância da mandioca para a economia local.
“Convidamos as escolas de ensino médio para produzir um curta-metragem, trabalhando também as tecnologias, a Rota da Mandioca e a evolução dessa cadeia produtiva. A mandioca sempre foi e continuará sendo por muito tempo a base da nossa economia”, afirmou.
Coordenadora e professora da Escola Dom Henrique Ruth, Janine Borges, contou que a equipe decidiu mostrar no vídeo todo o processo de produção, desde a retirada da mandioca da terra até a chegada da farinha à mesa dos consumidores.
“A primeira ideia que tivemos foi realmente mostrar toda essa parte, desde o início da produção, quando se tira a raiz da terra, até chegar à mesa dos cruzeirenses”, explicou.
Parte das gravações foi realizada em uma propriedade da família da coordenadora, o que tornou a experiência ainda mais especial para a escola.
“Ver a minha família sendo representada como parte da cultura de Cruzeiro do Sul foi extremamente gratificante. A escola fica muito feliz de receber esse prêmio. Ver o empenho dos alunos e como eles pensam sobre toda a importância da farinha para nossa comunidade é extremamente gratificante”, contou.

-
Política Destaque6 dias atrásMudança no Juruá: Vereador Mazinho da BR rompe com Vagner Sales e declara apoio ao deputado Nicolau Júnior em Cruzeiro do Sul
-
Geral6 dias atrásParada do Orgulho terá concurso inédito para escolher Realezas da Diversidade em Rio Branco
-
Polícia6 dias atrásAcidente entre duas motocicletas deixa quatro pessoas feridas em ramal na zona rural de Brasiléia
-
Polícia6 dias atrásOperação Colapso prende 25 suspeitos e mira estrutura do crime organizado no Acre e em Goiás