Tudo Sobre Política II
Prefeito Jerry Correia recebe moradores da zona rural para tratar de acesso à energia elétrica em Assis Brasil
Tudo Sobre Política II

No gabinete da Prefeitura de Assis Brasil o prefeito Jerry Correia recebeu moradores da comunidade do Rio Grande, localizada no km 10 da BR-317. Também estiveram presentes o presidente da associação local e demais representantes da comunidade.
Durante o encontro, foi realizada uma reunião online com representantes da Energisa e do ICMBio, com o objetivo de discutir a situação das famílias que vivem na zona rural e ainda não foram contempladas com energia elétrica.
O prefeito destacou que, embora o programa Luz para Todos não esteja mais em vigor, o direito à energia elétrica permanece garantido à população. Segundo ele, os moradores vêm lutando há anos por esse direito, com apoio do presidente da associação, Beno, que tem atuado diretamente na mobilização da comunidade.
Jerry Correia agradeceu à Energisa e ao ICMBio pela participação e pelo diálogo, ressaltando que o encontro possibilitou a construção de um caminho viável para atender as famílias. O prefeito também reforçou que sua gestão tem buscado atuar de forma ativa, articulando junto aos órgãos competentes, incluindo a AMOPREAB, já que parte dos moradores reside em área de reserva.
Na ocasião, o prefeito solicitou ao presidente Wendel que continue apoiando a comunidade, destacando a importância da AMOPREAB no processo. “Sem esse apoio, será mais difícil garantir esse direito tão essencial”, afirmou.
Como encaminhamento, os moradores irão procurar a unidade local da Energisa para realizar um novo cadastramento. A maioria já possui a documentação necessária e recebeu orientações sobre os próximos passos.
O prefeito garantiu que continuará acompanhando o processo até a conclusão, assegurando que todas as famílias tenham acesso à energia elétrica em suas residências.
Tudo Sobre Política II
Cruzeiro do Sul recebe casa de farinha móvel mecanizada para fortalecer produção rural

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul recebeu, nesta semana, uma casa de farinha móvel mecanizada para modernizar e fortalecer a produção do item agrícola na região. A estrutura chega como alternativa à produção tradicional, permitindo mais agilidade, redução de custos e melhoria na qualidade da farinha produzida pelos agricultores locais. A casa de farinha móvel vem com gerador próprio e equipada para funcionar em diferentes locais.
O prefeito Zequinha Lima conheceu o equipamento nesta quarta-feira, 22, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Nildson Moura e do deputado estadual Nicolau Júnior. A aquisição foi feita com emenda parlamentar do Senador Alan Rick, de R$ 201 mil reais.
“Ela conta com lavador e descascador, o catitu , prensa, peneira, forno e também gerador de energia. Isso significa que não precisa de rede elétrica, basta abastecer com diesel e pode funcionar em qualquer lugar, até mesmo no roçado, desde que tenha acesso e água limpa”, explicou Murilo Matos, técnico da Secretaria de Estado de Agricultura e idealizador do projeto de automatização das casas de farinha no Juruá.
Segundo ele, a mobilidade do equipamento também contribui diretamente para a qualidade do produto final. “A macaxeira, quando é colhida, começa a perder qualidade com o tempo. Com a casa de farinha no próprio local, o produtor consegue processar mais rápido e garantir uma farinha melhor”, destacou.
O secretário de Agricultura de Cruzeiro,Nildson Moura,destaca a importância da mandiocultura para o município. Atualmente, Cruzeiro do Sul produz, em média, 500 mil sacas de farinha por ano, movimentando cerca de R$ 75 milhões, o que faz a diferença na economia do município. A proposta da prefeitura é ampliar essa produção com o uso da mecanização e fortalecer a cadeia produtiva, incluindo a comercialização. “Temos um mercado externo promissor, mas o lucro ainda não chega como deveria ao produtor. Vamos trabalhar com cooperativas para mudar essa realidade, fortalecendo quem está na base. A ideia é sair do modelo tradicional, que exige muita mão de obra, e avançar para um sistema mais eficiente, garantindo mais renda ao produtor”, afirmou.
O prefeito Zequinha Lima destacou o compromisso da gestão com o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização dos produtores rurais. “Esse é um investimento importante para o nosso produtor. A casa de farinha móvel vai facilitar o trabalho no campo, reduzir custos e melhorar a qualidade da produção. Nosso objetivo é levar mais dignidade para quem vive da mandiocultura e fortalecer ainda mais essa cadeia produtiva que é tão importante para a economia de Cruzeiro do Sul”, afirmou.
-
Política5 dias atrásMárcio Alécio lidera ação histórica do Incra em Brasiléia e acelera regularização de quase 500 famílias no PA Santa Quitéria
-
Geral6 dias atrásSicredi consolida posição entre as melhores instituições financeiras do Brasil no ranking mundial da Forbes em 2026
-
Tudo sobre Política6 dias atrásCruzeiro do Sul segue com distribuição de mudas de café do Programa de Desenvolvimento Sustentável
-
Saúde6 dias atrásPrefeitura de Cruzeiro do Sul garante atendimento em duas Unidades de Saúde durante ponto facultativo
