RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Cultura

Após adiamento por falta de energia, Prefeitura de Cruzeiro do Sul abre 9º Festival da Farinha

Publicados

Cultura

Evento começa às 18h no Complexo Esportivo do Aeroporto Velho e reúne concursos, programação religiosa e atividades – Foto: Assessoria

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza nesta quinta-feira, 27, a abertura oficial da 9ª edição do Festival da Farinha. A programação começa às 18h, no palco alternativo do Complexo Esportivo do Aeroporto Velho, com a presença do prefeito Zequinha Lima. A abertura estava prevista para quarta-feira, 26, mas precisou ser adiada devido à falta de energia elétrica.

Logo após a solenidade, será realizada a final do concurso que escolherá o Rei e a Rainha do Festival da Farinha. Na sequência, a programação terá a Noite de Bênçãos e Graças, reunindo o público em um momento de fé e celebração para marcar o primeiro dia do evento.

A agricultura também terá espaço de destaque durante a noite. A partir das 20h, no Stand da Agricultura, serão realizados os tradicionais concursos da Maior Mandioca e da Mandioca Mais Pesada, valorizando os produtores rurais e um dos principais produtos da agricultura e da gastronomia regional.

No Espaço de Negócios do Café, a programação contará ainda com reunião do Ministério da Integração e palestra dedicada aos desafios e às oportunidades da produção de café robusta. As atividades ampliam o caráter econômico do Festival da Farinha, que, além da programação cultural, busca fortalecer a agricultura, estimular negócios e valorizar a produção rural de Cruzeiro do Sul.

Leia Também:  Prefeitura divulga programação oficial da 9ª edição do Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul
Propaganda

Cultura

Palestra sobre produção de café e reunião com Ministério da Integração fazem parte da programação do Festival da Farinha

Publicados

em

O Espaço de Negócios do Café, uma das atrações da 9ª edição do Festival da Farinha, que acontece no Complexo Esportivo do Bairro do Aeroporto Velho terá nesta quinta-feira, 27, uma programação voltada ao fortalecimento da produção de café e ao desenvolvimento regional do Vale do Juruá. As atividades reúnem produtores rurais, representantes de instituições e gestores públicos para discutir oportunidades, políticas públicas e estratégias capazes de impulsionar a economia da região.

Às 16h, o espaço sediará uma reunião do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, MIDR, com municípios que integram o Programa Cidades Intermediadoras. O encontro contará com a participação de Lara Caracciolo Amorelli, coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

A visita tem como objetivo dar continuidade ao diagnóstico e ao debate iniciado com as cidades do Vale do Juruá que fazem parte do programa, buscando identificar possíveis ações e instrumentos de políticas públicas que possam incentivar o desenvolvimento regional. Cruzeiro do Sul, como cidade-polo, ocupa posição estratégica nesse planejamento.

Leia Também:  Festival da Farinha é mantido mesmo sem energia e show de Mari Fernandez segue confirmado

Segundo Lara Amorelli, a reunião também dará sequência às discussões relacionadas à criação do polo da Rota da Mandioca e à construção de novas estratégias para o desenvolvimento sustentável da região.
“A ideia de a gente retornar aqui a Cruzeiro do Sul e ao Vale do Juruá durante o Festival da Farinha foi aproveitar que, na semana passada, como fruto do incentivo ao desenvolvimento regional pela criação do polo da Rota da Mandioca aqui na região, a gente possa continuar esse planejamento das ações que visem incentivar o desenvolvimento da região. Hoje a ideia dessa nossa reunião, dessa nossa conversa é trazer outras oportunidades de instrumentos de políticas públicas que possam trazer um maior desenvolvimento e um desenvolvimento sustentável para a região.”

Palestra apresenta desafios e oportunidades para o café robusta

Às 19h, o Espaço de Negócios do Café recebe a palestra “Desafios e oportunidades na produção de café robusta de qualidade”, voltada especialmente aos produtores rurais da região. A atividade será conduzida por Tássio Souza, pesquisador, desgutador e instrutor de qualidade de café que atua na área rural do Espírito Santo. A palestra terá como foco as características da produção de cafés especiais, as particularidades do cultivo e os desafios enfrentados pelos produtores para alcançar qualidade e, consequentemente, maior valorização do produto.

Leia Também:  Prefeitura divulga programação oficial da 9ª edição do Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul

Em convite direcionado aos produtores do Vale do Juruá, Tássio Souza ressaltou que o encontro será uma oportunidade para conhecer novas possibilidades de produção e agregação de valor.
“A gente vai poder ministrar uma palestra apresentando as características das produções de cafés especiais. Onde a gente vai trabalhar as peculiaridades, apresentar para vocês os desafios e trazer muitas oportunidades para entregar cafés que possam ser bem expressivos e, ao mesmo tempo, trazer rentabilidade para toda a região produtora aqui do Acre.”

A programação do Espaço de Negócios do Café reforça a proposta do Festival da Farinha de valorizar as cadeias produtivas e criar oportunidades para produtores, empreendedores e instituições discutirem caminhos para o crescimento econômico do município e do Vale do Juruá.

Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA