Tudo sobre Política
Mais de 500 profissionais da educação abraçam campanha de Socorro Neri no município de Mâncio Lima
Tudo sobre Política

Professores, gestores e lideranças da área destacaram investimentos destinados às escolas e a trajetória da parlamentar na educação – Foto: Assessoria
Mais de 500 professores, gestores e outros profissionais da educação participaram, na quarta-feira, 2, de um encontro com a deputada federal Socorro Neri, candidata à reeleição, em Mâncio Lima. A reunião foi realizada na casa do prefeito Zé Luiz e reuniu representantes das redes de ensino.
O encontro contou com a organização de Alcione Benevides, chefe do Núcleo de Educação de Mâncio Lima, e do secretário municipal de Educação, Júnior Pinho. Durante a reunião, profissionais da área relataram investimentos destinados às escolas do município e falaram sobre a trajetória de Socorro na educação.
Ao agradecer a recepção, Socorro destacou sua ligação profissional com a área e a prioridade dada à educação durante o mandato.
“Essa é a minha categoria profissional e tem sido a principal bandeira do meu mandato: a valorização salarial, as condições de trabalho e a formação dos profissionais da educação. Faço educação há 42 anos. Se estou aqui hoje, falando com vocês, é porque a escola pública me trouxe até aqui”, afirmou.
Socorro também lembrou sua origem no Seringal São Luís, e relacionou sua própria trajetória ao acesso à educação pública. Segundo ela, uma das prioridades de sua atuação é ampliar as oportunidades para que outras pessoas também possam estudar e construir seus próprios caminhos.
O prefeito Zé Luiz ressaltou a parceria mantida com a deputada e afirmou que o encontro representava a renovação desse compromisso.
“Para Mâncio Lima, ter a senhora como parceira, uma deputada federal com olhar para a educação, para os professores e para os alunos, que conhece realmente a realidade do professor, é muito gratificante. Hoje estamos renovando um compromisso que já existe”, afirmou.
Gestor escolar, Zequinha Fernandes destacou recursos destinados pela parlamentar e citou equipamentos recebidos pela unidade de ensino.
“A gente recebeu a emenda. A professora Julieta está usando um computador graças a esse trabalho. Continue lutando pela educação e pela valorização do servidor. A senhora nos orgulha muito”, disse.
Entre os participantes estava a professora Julieta Araújo, ex-aluna de Socorro. Ao reencontrar a antiga professora, ela recordou as aulas e falou sobre a influência de Socorro em sua formação.
“Ela foi minha professora e marcou de forma positiva o meu processo de aprendizagem. Muita coisa aprendi com ela e me tornei professora. Hoje acompanho sua vida política e vejo esse compromisso com a educação. O computador que uso no trabalho veio de uma emenda dela, e muita coisa também chegou à nossa escola”, relatou.
O deputado estadual Nicolau Júnior também participou da reunião. Em sua fala, destacou a atuação de Socorro em Brasília e a destinação de recursos para municípios acreanos.
“Socorro representou o Acre em Brasília, defendeu os temas da educação e destinou emendas para todo o estado. É importante esse retorno porque é no Congresso que são discutidas leis que mudam a nossa vida”, afirmou.

Tudo sobre Política
Como governador, Bocalom quer recriar Emater e levar assistência gratuita a produtores dos 22 municípios do Acre

Para Bocalom, a experiência demonstra que o poder público pode atuar de forma mais próxima do produtor – Reprodução/ Prefeitura de Rio Branco
(Assessoria) – Levar assistência técnica gratuita para quem vive da agricultura familiar é uma das propostas de Tião Bocalom (Federação PSDB/Cidadania) para fortalecer o setor produtivo no Acre. O Plano de Governo prevê a recriação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), com atuação nos 22 municípios do estado, para oferecer acompanhamento especializado aos produtores e ajudá-los a melhorar a produção, o manejo e a comercialização.
A proposta parte da avaliação de que o agricultor familiar precisa de mais do que acesso à terra e insumos para aumentar sua produtividade. O acompanhamento técnico pode auxiliar na escolha de culturas, no uso adequado de tecnologias, na melhoria da qualidade dos produtos e na organização da produção, criando melhores condições para que as famílias rurais ampliem sua renda.
Além da recriação da Emater, o plano prevê o fortalecimento da Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre), com foco no beneficiamento, armazenamento e comercialização da produção. A intenção é atuar em diferentes etapas da cadeia produtiva, desde o apoio técnico ao agricultor até a chegada dos produtos ao mercado.
“Nós precisamos estar perto do produtor. Não adianta dizer para o agricultor plantar mais se nós não dermos orientação e condição para ele produzir melhor. Nós queremos recriar a Emater para levar assistência técnica gratuita para todos os municípios e ajudar quem está trabalhando e produzindo”, afirma Bocalom.
Porém, antes mesmo de ampliar a assistência técnica, se governador, o candidato pretende fortalecer também a infraestrutura que permite ao produtor trabalhar e escoar sua produção. Para isso, o plano busca estabelecer parcerias com as prefeituras para garantir a recuperação e a manutenção dos ramais, melhorar a trafegabilidade e oferecer melhores condições de acesso às propriedades rurais. A ideia é que, com estradas em melhores condições, o produtor tenha mais segurança para receber assistência, transportar insumos e retirar a produção do campo até os pontos de comercialização.
A proposta apresentada para o estado também tem como referência ações desenvolvidas durante a gestão de Bocalom na Prefeitura de Rio Branco. Na capital, a administração municipal adotou um modelo de atuação integrada para apoiar os trabalhadores rurais, combinando assistência, mecanização, distribuição de insumos, parceria para acesso a sementes e melhoria da infraestrutura de escoamento.
Entre as ações, foram realizados mais de 4 mil hectares de mecanização de terras, além da distribuição de 6 mil toneladas de calcário e mil toneladas de adubo aos produtores de Rio Branco. A estratégia buscou melhorar as condições de cultivo e aumentar a capacidade produtiva das propriedades rurais.
A Prefeitura também estabeleceu parceria com a Embrapa para a distribuição de sementes de arroz geneticamente adaptadas às condições de solo e clima do Acre. A iniciativa buscou oferecer aos produtores materiais mais adequados à realidade local e melhorar o desempenho das lavouras.
Para Bocalom, a experiência demonstra que o poder público pode atuar de forma mais próxima do produtor e oferecer ferramentas para que ele tenha melhores resultados.
“Na Prefeitura, nós procuramos fazer esse trabalho de várias formas. Nós mecanizamos terras, entregamos calcário e adubo, buscamos sementes melhores junto à Embrapa e trabalhamos para melhorar os ramais. Agora, nós queremos levar esse modelo para o estado inteiro, mas com uma assistência técnica permanente, acompanhando o produtor de perto”, diz.
Outra frente da gestão municipal foi a criação do Complexo de Agricultura Familiar, estrutura destinada ao beneficiamento da produção. Bocalom acompanhou a implantação de linhas para beneficiamento de arroz, feijão e milho, que seguem sendo montadas, com o objetivo de permitir que os agricultores agregassem mais valor ao que produzem.
“Nós não queremos que o produtor fique só vendendo o produto do jeito que sai da roça. Nós precisamos beneficiar, melhorar a qualidade e colocar esse produto no mercado com mais valor. Foi por isso que nós criamos o Complexo de Agricultura Familiar em Rio Branco. E é esse tipo de política que nós queremos ampliar no estado”, afirma Bocalom.
-
Política Destaque6 dias atrásGoverno do Acre nega motivação política e diz que falta de repasse à Marcha para Jesus de Cruzeiro do Sul ocorreu por impedimento legal
-
Política Destaque6 dias atrásPL despeja mais de R$ 3 milhões na campanha de Marcio Bittar, que dispara e assume liderança financeira na corrida pelo Senado no Acre
-
Polícia6 dias atrásHomem de 36 anos é encontrado morto no quintal de residência no Segundo Distrito de Rio Branco
-
Famosos6 dias atrásEliana Amorim e Banda Catholicus marcam Noite de Bênçãos com fé, louvor e união no 9º Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul