Tudo sobre Política
Fiscalização do Tribunal de Contas reforça acompanhamento permanente na Maternidade Bárbara Heliodora
Tudo sobre Política

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) voltou a fiscalizar a Maternidade Bárbara Heliodora em ação conduzida por auditores da 3ª Coordenadoria de Controle Externo, Arão Cavalcante e Lívia Arruda, como parte do acompanhamento contínuo que vem sendo realizado em áreas estratégicas da Saúde Pública.
Durante a visita, os auditores conversaram com a administração da unidade e percorreram setores internos como o objetivo foi identificar possíveis fragilidades na escala de serviços e de plantões dos profissionais que atuam na Maternidade. Como resultado da ação será feito um relatório que subsidiará o papel do TCE-AC enquanto órgão fiscalizador da correta aplicação dos recursos públicos e da efetividade das políticas de saúde.
Fiscalizações que tem gerado bons resultados
Segundo a Gerente-geral da Maternidade Barbara Heliodora, Simone Prado, a presença da equipe de fiscalização nessas visitas têm tido caráter orientador e ajudam a identificar melhorias que possam fortalecer a gestão e contribuir para o aprimoramento do trabalho na unidade.
“Nossa equipe está aqui há cinco meses e, desde o início, realizamos dimensionamento e ajustes para garantir assistência qualificada, com apoio da SESACRE. As escalas, mesmo diante dos desafios de férias e alta demanda, estão cobertas. Em conjunto com o RH, contamos com uma equipe multiprofissional, que inclui médicos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de apoio, assegurando um atendimento de qualidade, principalmente às mulheres.”
Unidade histórica e referência materno-infantil
Inaugurada em 1950, a Maternidade Bárbara Heliodora é considerada um marco da saúde acreana. Idealizada pelo então governador José Guiomard dos Santos, tornou-se referência no atendimento as gestantes de alto risco e recém-nascidos.
Fiscalização
O TCE-AC, ao acompanhar de perto a situação da Maternidade Barbara Heliodora, reforça sua missão de zelar pela transparência e eficiência das políticas públicas, garantindo que os investimentos em saúde resultem em melhorias concretas para a população acreano.

Tudo sobre Política
Gonzaga aproveita recesso para visitar comunidades isoladas e ouve demandas de famílias de Porto Walter
(Assessoria) – O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), cumpriu uma extensa agenda de visitas no município de Porto Walter durante a última semana. O parlamentar ouviu cerca de 7 mil famílias, onde acompanhou de perto as demandas dos moradores de áreas isoladas e se colocou à disposição para buscar benefícios para ribeirinhos que dificilmente teriam acesso ao poder público.
Gonzaga, que tem como uma de suas bandeiras de mandato o apoio aos produtores rurais e ribeirinhos, visitou moradores da comunidade Benfica, que fica às margendo do Rio Cruzeiro do Vale, e comunidade Vale das Cachoeiras, no Rio das Minas, para ouvir a população e compreeder suas necessidades. Durante as visitas, o deputado estave acompanhado do vice-prefeito de Porto Walter, Guarsônio Melo.
O deputado afirmou que o objetivo da visita foi acompanhar de perto as necessidades dos moradores das áreas isoladas e levar as demandas para serem debatidas na Aleac.
“Nosso objetivo durante essas visitas foi conversar com as pessoas, ouvir as necessidades e levaremos para a Assembleia Legislativa para buscarmos soluções. Cada visita às comunidades ribeirinhas fortalece nosso trabalho, tranformando demandas em ações concretas”, disse o parlamentar.
O vice-prefeito Guarsônio Melo agradeceu o deputado pelo apoio que tem dado ao município.
“O deputado Gonzaga é um parceiro do município de Porto Walter. Visitamos comunidades isoladas que precisam ser ouvidas pelo poder público e tenho certeza que o deputado irá levar nossas demandas para serem debatidadas e conseguirá emendas para ajudar nosso povo”, disse Guarsônio.
Agenda em Porto Walter
No primeiro dia de agenda, Gonzaga, juntamente com Guarsônio Melo, visitou a comunidade Benfica, cerca de 5h de barco partindo de Porto Walter. Lá, Gonzaga participou do novenário de São Sebastião com moradores, um dos momentos mais tradicionais e simbólicos para a comunidade.
No segundo dia, o parlamentar visitou a comunidade Vale das Cachoeiras, cerca de 7h de barco de Porto Walter, dependendo das condições climáticas da região. Mesmo no inverno, época de grande volume de chuvas na região, o deputado enfrentou um pouco das dificuldades que os moradores daquela região enfrentam na seca no Rio das Minas.
O deputado ouviu cerca de 7 famílias daquela região, que tiveram a oportunidade de explanar as suas necessidades, tanto em questões de políticas públicas como também outras questões de conexão de internet, água, limpezas dos rios e saúde. Muitas famílias já foram beneficiadas com o programa Luz Para Todos, um projeto do governo federal que o deputado gonzaga também é apoiador.

-
Tudo sobre Política6 dias atrásTCE-AC dá posse a novos servidores e reforça compromisso com ética, humanização e serviço público de excelência
-
Tudo sobre Política6 dias atrásEmendas Impositivas de James Mourão destinam recursos para saúde, educação e zona rural de Bujari
-
Política Destaque7 dias atrásO que Bocalom vai usar em seu discurso para tentar o governo, se sua gestão fracassou no Asfalta Rio Branco e deixou a capital sem água?
-
Política6 dias atrásCom investimento de R$ 3,6 milhões, Perpétua Almeida garante entrega de 182 barcos e motores a ribeirinhos de oito municípios do Acre




