Saúde
Cruzeiro do Sul inicia vacinação antirrábica de casa em casa e levará imunização de cães e gatos a bairros do município
Saúde

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira, 31, à vacinação antirrábica de casa a casa nos bairros do município. A ação começou pelo bairro Aeroporto Velho e seguirá um cronograma que contemplará outras localidades.
A campanha teve início na sexta-feira,28,no Festival da Farinha, no Complexo Esportivo, onde tutores que levaram seus animais puderam garantir a imunização. Agora, as equipes estão indo diretamente até as residências para facilitar o acesso à vacina e ampliar a cobertura vacinal.
Durante a ação, os vacinadores percorrem as ruas devidamente identificados e uniformizados, realizando a imunização dos cães e gatos. A orientação é que os tutores recebam as equipes em suas residências e apresentem os animais para a vacinação.
A estratégia também facilita a imunização de famílias que possuem vários animais. Em uma das residências visitadas no Aeroporto Velho, por exemplo, a equipe encontrou oito animais e conseguiu vacinar todos.
“Foi muito bom eles virem até aqui, porque eu tenho vários animais e seria muito difícil levar todos para vacinar. A equipe chegou, explicou tudo e conseguiu vacinar os oito. Para a gente, facilita muito”, destacou Antônio Santos,morador do bairro Aeroporto Velho.
O secretário municipal de Saúde, Rafael Gomes, acompanhou o início dos trabalhos no bairro e ressaltou a importância da vacinação para a proteção da população.“A vacinação antirrábica é uma ação de saúde pública que protege não apenas os nossos animais, mas também as nossas famílias. Por isso, estamos levando as equipes até as casas, facilitando o acesso e garantindo que cada vez mais cães e gatos sejam imunizados. É importante que os tutores recebam os nossos vacinadores e apresentem seus animais”, destacou.
A veterinária Priscila Santos também reforçou que a vacinação é uma importante medida de prevenção e proteção coletiva.“Quando vacinamos os animais, estamos cuidando também da saúde das pessoas. A raiva é uma doença grave e, aqui no Acre, está controlada há mais de 20 anos, justamente graças às ações de vacinação e prevenção. Por isso, é fundamental manter essa proteção”, explicou.
Além da vacinação realizada durante a campanha nos bairros, a população também pode procurar o Centro de Zoonoses de Cruzeiro do Sul para imunizar seus cães e gatos. A vacinação antirrábica é disponibilizada no local durante todo o ano, de janeiro a janeiro.
A Prefeitura reforça a importância de manter cães e gatos vacinados e pede que os tutores recebam as equipes durante a passagem pelo bairro. A vacinação é gratuita e é uma das principais formas de prevenção contra a raiva.
Veja a programação:
1ª Semana:
- Aeroporto Velho: 31/08 a 01/09/2026
- Vila da aeronáutica: 02/09/2026
- Vila Rica: 02/09/2026
- Formoso: 03/09 a 04/09/2026
2ª semana:
- Nossa Senhora das Graças: 08/09 a 09/09
- Vale do Buriti: 08/09 a 09/09
- São Salvador/Vó Izaura: 08/09 a 09/09
- Miritizal novo: 08/09 a 09/09
- Cohab: 10/09 a 11/09
3ª semana:
- Cruzeirinho: 14/09
- Baixa: 15/09
- Manoel Terças: 16/09
- João Alves: 17/09 a 18/09
- Saboeiro: 18/09
4ª semana:
- AABB: 21/09
- São José – Estrada do lixão: 22/09 a 23/09
- Jardim primavera: 24/09
- Tiro ao alvo: 25/09
- Cumaru: 25/09
5ª semana:
- Cruzeirão: 29/09 a 30/09
- Telégrafo: 01/10 a 02/10
6ª semana:
- Aluminio: 05/10
- Remanso: 06/10
- Várzea: 07/10
- Cobal: 08/10
- 25 de agosto: 10/10
7ª semana:
- Copacabana: 13/10
- Floresta: 14/10
- Escola técnica: 15/10
- Morro da Glória/colégio: 16/10
8ª semana:
- Morro da Glória/colégio: 19/10
- Centro: 20/10
- Trapiche: 20/10
- Lagoa Castanhola: 20/10
- Miritizal: 21/10 a 22/10
- Olivença: 23/10
- Boca do Moa: 23/10
9ª semana:
- 61 BIS – Encaminhar Ofício.
Saúde
Prefeitura de Cruzeiro do Sul abre Campanha de Vacinação Antirrábica durante o Festival da Farinha

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 28, a abertura da Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação aconteceu no Complexo Esportivo, durante a programação do Festival da Farinha, e contou com a participação de tutores que aproveitaram a oportunidade para levar seus cães e gatos para receber a vacina.
A iniciativa teve boa aceitação do público, que compareceu com seus animais e reforçou, na prática, a importância da vacinação como principal forma de prevenção contra a raiva, uma doença grave que também pode afetar os seres humanos.
Entre os tutores que participaram da abertura estava Clivia Lorrana, que levou sua cadela Mel, de 12 anos, para ser vacinada.
“A Mel já tem doze anos. Considero a vacinação fundamental, tanto para a nossa segurança quanto para a saúde do animal. Além disso, a disponibilidade gratuita das vacinas facilita muito o acesso para nós, que somos tutores dedicados aos nossos pets”, destacou Clivia.
Para o secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul,Rafael Gomes, a abertura da campanha durante um evento que reúne grande público também é uma forma de aproximar a saúde da população e ampliar o acesso à prevenção.
“É muito importante iniciarmos essa campanha junto à população, levando a vacinação para um espaço de grande circulação e mostrando que cuidar da saúde dos nossos animais também é cuidar da saúde de toda a família. A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está mobilizada para garantir que essa proteção chegue ao maior número possível de cães e gatos”, afirmou o secretário.
A vacinação antirrábica é gratuita e destinada a cães e gatos a partir de três meses de idade. Após a abertura, a campanha seguirá pelos bairros e zona rural do município conforme o cronograma que será divulgado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

-
Política Destaque7 dias atrásJorge Viana e Thor Dantas participam do lançamento da candidatura de Isaac Piyãko e defendem maior representação indígena na Aleac
-
Tudo sobre Política6 dias atrásBocalom quer transformar Acre em hub logístico e aposta em ligação com o Pacífico para atrair investimentos internacional
-
Política5 dias atrásCarlinhos do Pelado reforça apoio à reeleição de Tadeu Hassem, destaca investimentos em Brasileia e defende permanência do deputado
-
Tudo sobre Política7 dias atrásDurante sabatina, Mailza propõe avanços na saúde, educação, infraestrutura e geração de oportunidades