Política Destaque
Sérgio Lopes, Sergio Mesquita e 11 vereadores tomaram posse durante cerimônia na tarde desta quarta-feira, 01 de janeiro, em Epitaciolândia
Política Destaque
A cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito de Epitaciolândia aconteceu nesta quarta-feira (1), na Quadra da Juventude no Bairro Aeroporto. Os recém empossados terão o mandato no quadriênio 2025 a 2028.
Esse ano, a cerimônia aconteceu em um local aberto para comportar maior número de pessoas, tendo em vista que a plenária da Câmara é muito pequena para eventos de grande porte.
Sob o comando da Vereadora Mais votada, Maria Eliade, a sessão contou com o rito de posse dos 11 novos parlamentares mirins que vão exercer o mandato de 2025 a 2028, logo após foi realizada a eleição da mesa diretora para o biênio 2025 a 2026.
Duas chapas foram inscritas, saindo vencedora a chapa 1, com vereadores da base do prefeito Sérgio Lopes, ficando composta da seguinte forma: presidente Antônio Rosiclei (Solidariedade), vice-presidente Eliade Silva (PL), 2o vice-presidente Jezo (PL), 1o Secretário Ari Mendes (Solidariedade), 2o Secretário José Henrique (União Brasil) e Líder de governo o vereador reeleito Rosimar do Rubicon (Republicanos). A chapa 1 recebeu 7 votos, contou com o voto de última hora da Vereadora Gislene da Saúde (PP), a chapa de oposição recebeu 4 votos.
Dando sequência ao rito de posse, o presidente da Câmara recém-eleito Antônio Rosiclei, em seu primeiro ato, realizou a posse do prefeito Sérgio Lopes e do vice-prefeito Sergio Mesquita.
Após o juramento constitucional e assinatura do termo de posse, Sérgio Lopes e Sergio Mesquita receberam a faixa de prefeito e vice-prefeito para o quadriênio de 2025 a 2028.
Após a cerimônia, as autoridades constituídas fizeram o uso da fala para fazer seus agradecimentos.
Antônio Rosiclei, presidente da Augusta casa do povo, falou da sua alegria em poder representar a população com o mandato de vereador e o cargo de presidente da câmara.
“Estarei aberto para o diálogo, temos o compromisso de trabalhar por nossa gente. ”
Sérgio Mesquita fez um breve relato de sua vida e da luta de sua mãe, Sebastiana Mesquita, que se esforçou para educar os filhos.
“Hoje, o seu filho está sendo empossado como vice-prefeito de Epitaciolândia, irei honrar tudo isso com muito trabalho ao lado do prefeito Sérgio Lopes”, destacou Mesquita.
O prefeito Sérgio Lopes, recém empossado para mais um mandato, usou a sua fala para agradecer a todos por mais essa oportunidade de continuar trabalhando pela população de Epitaciolândia.
“Quero agradecer primeiramente a Deus, e a todos que tiveram do meu lado, a minha esposa Alliny Saldanha, minhas filhas Sofia, Eduarda e agora a Bianca, enfim, todos que contribuíram para que eu obtivesse mais esse mandato. os primeiros quatro anos foram de muito trabalho e muito esforço, porém sabemos que temos muito ainda para fazer, e com ajuda de Deus, de vocês e nossos vereadores vamos conseguir melhorar a cada dia mais o município de Epitaciolândia, eu acredito que 2025 será um ano de muitas conquistas e de muitas realizações, de muitas obras para todos nós, eu quero dizer a todos que a população pode esperar, e, esse é o meu compromisso com vocês de muito trabalho, muita dedicação, muita persistência para que possamos fazer o melhor para o nosso município, ou seja, cada dia mais cuidar bem de nossa gente.” Destacou o Sérgio Lopes.
“E para marcar o início de sua segunda gestão, o prefeito Sérgio Lopes assinou duas ordens de serviços para pavimentação de ruas. Serão contemplados o Bairro da Satel com pavimentação asfáltica, drenagem e recuperação da Rua Fontenele de Castro trecho da Entrada do Bairro até a UBS no Bairro José Hassem. “Recentemente dia 28 com a presença do nosso Senador Márcio Bittar foi inaugurada a ponte Luiz Mendes da Silva, e agora nós vamos recuperar aquela via, isso é fruto da parceria com nossos Parlamentares que acreditam em nossa gestão”, conclui o prefeito.
Veja galeria de Fotos da Cerimonia de Posse:
Política Destaque
Eber Machado denuncia o descaso de Gladson Cameli e Bocalom com a educação de crianças Analfabetas na Comunidade Buenos Aires
Veja o vídeo:
Assista o vídeo do vereador Eber Machado, sobre a denúncia este absurdo.
O vereador da cidade de Rio Branco, Eber Machado (MDB) esteve na Comunidade Buenos Aires, que tem acesso pelo km 07 da Transacreana, após a fazenda Talismã, onde se deparou com o retrocesso que o estado do Acre está enfrentando devido à gestões incompetente e procrastinadoras.
No local, o parlamentar se escandalizou com a grave situação que presenciou em meio a realidade em que os moradores da localidade são submetidos, e o que é pior, essas pessoas não estão tendo os seus direitos assegurados pelo poder público, seja ele estadual ou municipal.
O retrocesso no estado do Acre é tão grande que em pleno século 21, ainda há situações de desrespeito e abandono total por parte do poder público. Crianças e jovens sem estudo, literalmente analfabetas, pois nem o governador Gladson Cameli que diz ser engenheiro e nem o prefeito reeleito de Rio Branco, Tião Bocalom, que se diz professor, não foram capazes de proporcionar uma unidade de ensino na comunidade.
Este abandono tanto por parte do governo, bem como, da prefeitura de Rio Branco, têm causado um prejuízo enorme para a vida dessas crianças e adolescente, que não sabem sequer escrever o próprio nome.
De acordo com um morador da comunidade Buenos Aires, identificado como Domingos, a comunidade já teve uma escola, onde a mãe dele era a única professora da localidade e alfabetizou inúmeras crianças, mas há 19 anos atrás ela faleceu e desde então, o local onde funcionava a escola fechou e nunca mais voltou a funcionar.
“Ela foi fechada porque a minha mãe faleceu em 2005 e ela foi professora aqui há 15 anos, depois que ela faleceu a escola fechou. Ela dava aula aí, neste local ainda tem os quadros, os livros… Há 19 anos as crianças estão sem aula aqui. Essa escola foi criada por nós moradores, pela minha mãe que no início ela deu aula a 7 anos, sem ser reconhecida por ninguém, ela fazia lápis com miolo da pilha e o papel do candidato no lado branco ela fazia os cadernos. Depois de 7 anos que ela dava aula, a secretaria reconheceu ela como professora e mandou os lambri, as réguas e as telhas e nós construímos essa escola. depois de 1 ano em que a escola foi construída, a minha mãe morreu e a escola foi fechada”, contou Domingos.
O vereador Eber conversou também com o Presidente da Associação Buenos Aires, identificado como Odair que informou que a secretaria de educação tem conhecimento da situação mas fez pouco caso. Odair disse ainda que o sentimento é de revolta pois muitas famílias tiveram que vender ou abandonar seu local para para a cidade para colocar os filhos para estudar.
“A minha tristeza é que muitos pais que moravam aqui tiveram que vender seu lugar, abandonar para ir para a cidade pros seus filhos poderem estudar, e muitos ainda não abandonaram porque não tem para onde ir, não tem condições de ir para a cidade e ver os filhos crescer analfabetos, né, ir para a cidade e não poder pegar um ônibus porque não sabe ler, é uma tristeza muito grande”, desabafou Odair.
Indignado com a situação, o vereador Eber Machado não deixou esta comunidade desamparada e se comprometeu, caso o prefeito Bocalom e o governador Gladson Cameli continue virando as costas para a comunidade, ele irá construir a escola com o salário de vereador. Na mesma ocasião, o parlamentar fez um apelo ao governo e prefeitura para que pelo menos coloquem professores para ensinar essas crianças e adolescentes.
“Governador Gladson Cameli, prefeito de Rio Branco Sebastião Bocalom,quero aqui dizer para vocês que já fiz o compromisso com essa comunidade e se vocês não agirem aqui na construção dessa escola aqui, eu, Eber Machado, estarei fazendo a construção dela com o meu salário de vereador de Rio Branco. Agora, eu só quero que, se vocês puderem nos ajudar, pelo menos nos ajudem com a parte pedagógica, trazendo professores, pois estou pronto para cobrar”, concluiu.
Denúncia: Descaso com as famílias e falta de incentivo à Educação – Foto: Reprodução
-
Política Destaque4 dias atrás
No apagar das luzes, secretário de finanças paga sua própria rescisão e vai passar o ano novo com mais de R$ 50 mil no bolso
-
Política Destaque4 dias atrás
Em quatro anos de mandato, prefeito de Rio Branco Tião Bocalom cumpriu totalmente 17 das 49 promessas de campanha
-
Tudo sobre Política5 dias atrás
Prefeito Jailson Amorim realiza festa com servidores municipais com sorteio de prêmios, para celebrar os 4 anos de gestão
-
Política5 dias atrás
A decisão que mudou o rumo das eleições no Acre em 2024! Do resultado, não é necessário dizer nada