RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Indígena tenta matar o próprio primo em aldeia de Cruzeiro do Sul

Cacique diz que suspeito está enfrentando problemas psicológicos. Vítima teve que passar por cirurgia.

Publicados

Geral

Cacique diz que suspeito está enfrentando problemas psicológicos. Vítima teve que passar por cirurgia.

O indígena Marcos Cruz, de 21 anos, foi atingido com uma faca na região lombar na manhã deste domingo (23), na Aldeia Katukina, e foi levado ao Pronto-Socorro de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, onde teve que ser submetido a uma cirurgia de emergência.

O acusado da tentativa de homicídio, Márcio de Souza, de 22 anos, é primo da vítima e, de acordo com lideranças da comunidade, sofre de problemas mentais.

A tentativa de homicídio ocorreu às 7h deste domingo (23) na casa da própria vítima. Segundo o cacique da Aldeia, Fernando Katukina, Cruz estava escovando os dentes logo que despertou pela manhã e, sem motivo aparente, foi surpreendido por seu primo que mora na casa ao lado.

“Sem motivo. O rapaz estava até escovando os dentes de manhã cedo e ele foi por trás e meteu a faca no rapaz”, contou o cacique.

O jovem que levou a facada foi conduzido ao Pronto-Socorro pelo cacique e teve que passar por uma cirurgia de emergência ainda durante a noite de domingo. Segundo o líder Katukina, a vítima teve o pulmão perfurado.

Leia Também:  Acre: A cirurgia bariátrica e seu poder de mudar vidas

Até a manhã desta segunda-feira (24), Cruz permanece internado na clínica cirúrgica do Hospital do Juruá.

O autor da tentativa de homicídio foi detido pelo cacique e ficou durante a manhã de domingo na casa de Fernando. No entanto, devido á ameaças por parte um grupo de integrantes da aldeia, Souza foi transferido para outra comunidade. Nesta segunda-feira (24), o cacique compareceu a delegacia de Polícia Civil para informar do ocorrido.

O líder da aldeia também prestou queixa na Fundação Nacional do Índio (Funai) e na Polícia Federal. Às 10h desta segunda, uma equipe de agentes federais se deslocou com o representante da Funai, Luiz Souza, para a aldeia que fica na BR-364, a 90 quilômetros da cidade, com objetivo de conduzir o acusado até a delegacia.

Segundo Fernando Katukina, o autor da tentativa homicídio há algum tempo já demonstrava um comportamento agressivo na comunidade por ser um indígena que tem problemas psicológicos. Souza é paciente do Centro de Atendimento Psicossocial e toma medicação controlada há mais de um ano.

Leia Também:  Reconstituição do acidente entre motos aquáticas que matou jovem em Rio Branco deve ser feita em fevereiro

“Ele tem problema mental e faz tempo que toma remédio controlado. Faz tratamento, mas parece que o remédio não faz mais efeito. Já tentou matar até seus irmãos pequenos e a mãe dele e já tentou agredir quase todos da comunidade”, revelou o cacique.

Do G1 Acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

Justiça do Trabalho do Acre e Rondônia lidera ranking nacional por desempenho de Varas da Justiça do Trabalho

Publicados

em

Resultado no IGest posiciona Tribunal como referência em excelência administrativa – Foto: Secom/TRT-14

(Secom/TRT-14) – A Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre teve seu desempenho avaliado no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) entre o período de janeiro a dezembro de 2023, e os resultados colocaram o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) no topo do ranking nacional elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. 

A última atualização, em 17/04/2024, revelou que 26 varas do trabalho do TRT-14 se destacaram no 1º quartil (grupo), enquanto outras 6 ficaram no 2º quartil, entre um total de 1.569 varas no país. O desempenho das 26 Varas do Trabalho do TRT-14 representa 81,25% do total de varas nos estados de Rondônia e Acre. (confira o quadro)

Das 32 varas do TRT-14, 26 estão no grupo dos 25% melhores resultados em relação às demais varas trabalhistas do Brasil

O desembargador Osmar J. Barneze, presidente e corregedor do TRT-14, parabenizou magistrados(as), servidores(as) e equipes pelo trabalho e dedicação em prol da Justiça e da cidadania. “Estamos muito orgulhosos do desempenho excepcional de nossas varas no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho. Esse resultado reflete o comprometimento de todos e todas em oferecer uma administração judiciária de qualidade e eficiência. Continuaremos trabalhando incansavelmente para manter e superar nossos padrões de excelência, garantindo assim um serviço judiciário cada vez melhor para a população de Rondônia e Acre”, destacou. 

Leia Também:  Cadela abandonada fica deprimida ao ser devolvida a abrigo

Resultado IGEST

O Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) foi criado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o propósito de aprimorar a gestão das varas do trabalho em todo o país. O IGest analisa todas as 1.569 unidades judiciárias de 1º Grau e oferece um indicador numérico que resume os dados estatísticos relacionados, o que engloba acervo processual, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho. 

O primeiro quartil separa 25% das varas que possuem os melhores indicativos e o IGest proporciona uma avaliação do desempenho de cada vara, permitindo análises em nível nacional, regional ou de acordo com diferentes faixas de movimentação processual.

São Miguel do Guaporé possui a 6ª melhor VT do Brasil

A Vara do Trabalho de São Miguel do Guaporé (RO) alcançou a 6ª posição no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho. No último ano foi constatada uma melhora no percentual de varas no primeiro quartil em comparação com a divulgação anterior, resultando na recuperação do TRT- RO/AC como o tribunal com maior número de varas do primeiro grupo. 

Leia Também:  Jovem de 23 anos sai para comprar pão e desaparece em Rio Branco: ‘Estou desesperada’, diz mãe

Além da VT de São Miguel do Guaporé, outras unidades se destacaram, figurando entre as 100 melhores do país, sendo elas a 1ª VT de Ji-Paraná (18º lugar), VT de Pimenta Bueno (33º lugar), VT de Rolim de Moura (56º lugar), VT de Guajará-Mirim (79º lugar) e a VT de Jaru (95º lugar).

Confira o ranking geral do IGest clicando aqui.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA