Tudo Sobre Política II
Prefeito Zequinha Lima inicia ornamentação natalina no centro do município de Cruzeiro do Sul
Tudo Sobre Política II
(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou nesta quinta-feira, 7, a montagem das estruturas da ornamentação natalina no Centro da cidade. A árvore de natal com 22 metros de altura e os mais de um milhão de pontos de luz serão atrações no natal 2024.
Praticamente toda a estrutura utilizada para a ornamentação foi guardada do ano passado para este período. Mas uma parte da decoração será nova, dando visibilidade e iluminando os pontos mais visitados da cidade.
“Faremos a decoração dos principais espaços, como sempre, privilegiando os locais que são realmente mais visíveis, mais visitados no centro da cidade, a nossa linda árvore de Natal. Nós fazemos uma decoração nova do centro, das praças e da catedral, que é o símbolo maior da cidade de Cruzeiro do Sul. Nossa árvore de Natal fica localizada bem à sua frente, e nós iremos iluminar todo o seu entorno”, pontuou Ney.
Ele reforçou o compromisso da gestão do prefeito Zequinha Lima em manter anualmente a iluminação natalina.
“É uma época em que a população de Cruzeiro do Sul está acostumada, principalmente na gestão do prefeito Zequinha, de participar ativamente das festividades natalina, de ir à praça nas semanas que antecedem as festas e no Natal. Então estamos preparando esses espaços para que as pessoas possam visitar, trazer a sua família, e participar ativamente de um mês tão festivo como é o mês natalino. O prefeito Zequinha Lima determinou que façamos uma grande decoração para as famílias cruzeirenses”, enfatizou
Feira Natalina e novidades
Uma Feira Natalina organizada pela gestão municipal também está confirmada, bem como, outra novidade que será divulgada posteriormente pelo prefeito Zequinha Lima, afirmou o secretário.
“Nós vamos ter também, a exemplo dos outros anos, a nossa feira natalina. Estamos definindo ainda o período da feira no centro da cidade . Vamos ter novidades que serão divulgadas pelo nosso prefeito Zequinha Lima”, concluiu
Tudo Sobre Política II
Certificação dos projetos da Lei Aldir Blanc movimenta cenário cultural de Cruzeiro do Sul
Na noite de quarta-feira, 6 de novembro, o Teatro dos Náuas ficou lotado para a cerimônia de certificação dos 101 projetos aprovados nos sete editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Cruzeiro do Sul. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Cultura, celebrou o apoio às iniciativas culturais que fortalecerão a identidade local e estimularão a economia da cidade.
Durante a cerimônia, várias apresentações culturais animaram o público, incluindo uma performance de jovens músicos da Missão Família, projeto que, com o apoio da PNAB, oferece aulas de instrumentos como violão, teclado, cavaquinho, cajón e sanfona para 420 crianças e adolescentes. “Esse projeto é um verdadeiro ponto de cultura para a nossa comunidade, promovendo a música e a inclusão social,” comentou Marcos Levy de Lima Fernandes, presidente do Centro Social Missão Família.
Entre os presentes estava Carliene Andrade, presidente da APAE de Cruzeiro do Sul, uma das instituições contempladas. Ela ressaltou a importância do projeto de capoeira inclusiva, voltado para 330 crianças, jovens e adultos com deficiência que frequentam a instituição. “Esse recurso é de suma importância, pois permitirá uma maior inclusão das pessoas com deficiência no nosso município. Eles irão participar, como já participam, da capoeira inclusiva na nossa instituição,” afirmou Carliene, agradecendo o apoio da Prefeitura.
A noite também contou com o depoimento da professora Diolinda Carvalho da UFAC, que, em parceria com outros docentes, coordena um projeto literário aprovado pela PNAB. O projeto visa celebrar os 35 anos do curso de letras com um álbum de memórias, costurando imagens, narrativas e poesias que contam a história do curso e de Cruzeiro do Sul. “É um resgate histórico e cultural que só é possível graças ao apoio da Lei Aldir Blanc,” declarou a professora, emocionada ao ver a juventude engajada na cultura local.
Para o Secretário de Cultura de Cruzeiro do Sul, Aldemir Maciel, o evento representa o ápice de um processo de construção coletiva entre o poder público e a sociedade civil. “A Prefeitura Municipal está certificando 101 proponentes que aprovaram projetos nos sete editais da PNAB, com um investimento de cerca de R$ 650 mil, injetados na economia local,” explicou. Maciel destacou que 25% dos projetos aprovados atendem áreas periféricas, zona rural, vilas e comunidades indígenas, buscando tornar a PNAB o mais inclusiva possível.
Aldemir enfatizou ainda o impacto econômico das atividades culturais, ressaltando que a cultura não apenas fortalece a identidade local, mas também movimenta setores como a rede hoteleira, comércio e turismo. “Quando você faz um evento cultural, mexe com toda a economia. É um momento de alegria para a prefeitura e, sem dúvida, um dia histórico para Cruzeiro do Sul,” afirmou.
A cerimônia de certificação dos projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc reflete a valorização da cultura como instrumento de desenvolvimento e inclusão social, transformando a cena cultural de Cruzeiro do Sul e criando novas oportunidades para artistas locais.
-
Política Destaque6 dias atrás
“A Energisa abusa dos acreanos por conta da omissão do Procon e do Ipeem”, diz ativista Político, Francisco Panthio
-
Tudo Sobre Política II3 dias atrás
Prefeita Fernanda Hassem vistoria serviços avançados da obra da Orla do Rio Acre, em Brasiléia
-
Política Destaque3 dias atrás
Sistema OCB e Funtac celebram termo de cooperação técnica para fortalecimento do cooperativismo e desenvolvimento no Acre
-
Saúde6 dias atrás
Prefeitura de Rodrigues Alves encerra campanha em alusão ao outubro Rosa no município