Educação
Nota do Enem pode garantir vaga em Medicina na Afya, Faculdades de Ciências Médicas em Cruzeiro do Sul
Educação
Com até 40 vagas disponíveis, estudantes podem usar a nota do Enem para ingressar em uma das mais renomadas faculdades de medicina do Brasil – Foto:
(Faca Medicina) – No próximo domingo (10) é realizado o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para os estudantes que sonham em cursar medicina, o bom desempenho no Enem pode garantir uma vaga no curso da Afya Faculdades de Ciências Médicas, instituição que é líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, e que conta com uma unidade em Cruzeiro do Sul, no Acre.
Na ITPAC Cruzeiro do Sul|Afya são 40 vagas para o curso de medicina, sendo 25 regulares e 15 remanescentes. A diretora geral da instituição de ensino, Simone Rigo, explica que os interessados podem utilizar a nota do exame realizado entre 2015 e 2024. Segundo a gestora, o candidato ingressa por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades privadas, facilitando a conquista do tão sonhado diploma superior.
“Para ser beneficiado pelo programa é preciso obter média mínima de 450 pontos nas questões do Enem e pontuação maior que 0 na redação do exame. Também é necessário comprovar a renda familiar bruta mensal. Além disso, o estudante não pode possuir nenhuma formação superior”, pontua Simone Rigo.
Para se candidatar, os estudantes devem acessar Facamedicina.afya e preencher o formulário de inscrição. O processo seletivo é realizado por meio da análise da nota do Enem. Em Cruzeiro do Sul basta entrar em contato pelo número (68) 99607-2961.
Com uma matriz curricular atualizada, metodologia própria e 25 anos de experiência na formação médica, a Afya se apresenta como uma instituição de referência em todo o país. Simone Rigo destaca o formato de ensino inovador da instituição, baseado em metodologias internacionais, como Project-Based Learning (PBL) e Team-Based Learning (TBL), que garantem o desenvolvimento escalonado e prático das competências dos alunos ao longo da formação.
“O aluno aprende a teoria, realiza atividades em pequenos grupos e simula o que aprendeu em um ambiente totalmente seguro e controlado. Dessa forma, adquire autonomia e autoconfiança para os atendimentos em campo, chegando muito mais preparado para essa etapa”, explica a diretora.
Integração com a comunidade
A metodologia da Afya também se diferencia pela integração com a comunidade. No curso, que tem duração de 6 anos, os alunos participam de projetos de extensão, inseridos em comunidades locais. “Esse é um pilar de extrema importância para a Afya. E são projetos importantes para o desenvolvimento de competências essenciais ao crescimento profissional. Têm um impacto significativo na formação dos nossos médicos”, acrescenta a diretora.
A capacitação e o aprimoramento constante da equipe de docentes da instituição é outro diferencial. “Os professores que atuam no curso são altamente qualificados em suas áreas e com ampla experiência de mercado, o que contribui para a formação dos futuros profissionais”, ressalta.
A infraestrutura das unidades também é um ponto de destaque. Os Centros de Simulação em Saúde (CSS) oferecem ambientes práticos completos, com consultórios, salas de emergência e de cirurgia, garantindo que os alunos possam vivenciar diversas situações clínicas. Os CSS da Afya seguem os rigorosos padrões da Sociedade Americana de Simulação em Saúde (Society for Simulation in Healthcare – SSH), assegurando qualidade na formação prática.
Algumas dicas para ir bem ao fazer a prova do Enem:
1. Aprenda a controlar o nervosismo
O nervosismo é normal, mas não pode impedi-lo de fazer a prova. Por isso, se perceber que a ansiedade está aumentando, a dica é respirar lentamente, inspirando pelo nariz e soltando pela boca. Essa técnica ajuda a relaxar e ficar mais calmo para resolver as questões.
2. Comece a prova pelas questões mais fáceis
Não é preciso seguir a ordem correta das questões da prova do Enem. Por isso, o mais indicado é que comece resolvendo as que julgar mais fáceis.
3. Tome cuidado com as ‘pegadinhas’ da prova
As questões apresentam diversos elementos de distração, que podem induzir ao erro. É bem comum, por exemplo, que apresentem duas respostas verdadeiras, mas sendo que apenas uma delas diz respeito ao que foi perguntado no enunciado. A dica é sempre revisar o que está sendo perguntado na questão e, assim, não cair na ‘pegadinha’ de quem elaborou a prova.
4. Faça pequenas pausas durante a prova
Você sabia que o nosso cérebro tem capacidade de concentração de 50 minutos e depois vai começando a se distrair? É por isso que pequenas pausas a cada hora do exame é uma boa ideia para dar uma refrescada na cabeça e evitar o cansaço mental. Nessas pausas você pode ir ao banheiro, comer algo, fazer um alongamento etc. Apenas tome cuidado para não perder tempo demais nos intervalos e depois não dar conta de finalizar a prova.
5. Seja estratégico até mesmo na forma de chutar
Sempre vale mais a pena “chutar” do que simplesmente perder pontos por não marcar uma resposta na questão colocada. Porém, até mesmo para chutar é preciso ser estratégico. Leia a questão com calma e elimine as respostas que você tem certeza que estão erradas. Feito isso, pode tentar a sorte apostando em uma das sentenças que pensa terem chances de estarem corretas. Usar essa estratégia ajuda a aumentar as suas possibilidades de acerto no momento do chute.
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em Afya.com.br e ir.afya.com.br.
Educação
Escola Bela Flor promove Feira de Ciências e destaca o protagonismo dos alunos com o projeto Sebrae Protagonize
Na última sexta-feira, 29, a Escola Bela Flor abriu suas portas para a tradicional Feira de Ciências, um evento aguardado por toda a comunidade escolar e que neste ano contou com um diferencial especial: a parceria com o projeto Protagonize, desenvolvido pelo Sebrae. A iniciativa buscou incentivar a autonomia e a criatividade dos alunos, destacando o protagonismo infantil no processo de aprendizagem.
O evento foi marcado por uma rica exposição de materiais confeccionados pelos estudantes, que trouxeram à tona temas diversos de ciência e tecnologia. Além das exposições, experiências científicas ao vivo prenderam a atenção de visitantes e despertaram o encantamento dos mais curiosos.
Outro ponto alto da feira foi a degustação de pratos elaborados no contexto das disciplinas, integrando gastronomia e ciência. Crianças apresentaram seus projetos com entusiasmo, demonstrando que conhecimento pode ser compartilhado de maneira dinâmica e envolvente.
Parceria com o Sebrae Protagonize
A colaboração com o Sebrae, por meio do Protagonize, trouxe uma nova dimensão ao evento. O projeto trabalha o desenvolvimento de competências empreendedoras em crianças e adolescentes, estimulando habilidades como liderança, resolução de problemas e criatividade. Os alunos da Escola Bela Flor demonstraram essas competências ao elaborar os materiais e apresentações, reforçando o papel da educação como um caminho para formar cidadãos críticos e preparados para o futuro.
Reconhecimento e Gratidão
Os organizadores destacaram o empenho dos professores, colaboradores e familiares no sucesso do evento. “Foi emocionante ver nossas crianças explicando conceitos complexos com tanta naturalidade e entusiasmo. O apoio do Sebrae potencializou o que já acreditávamos: que nossos alunos são capazes de muito mais do que imaginamos”, declarou a diretora da escola, Gorete Freitas.
Com eventos como esse, a Escola Bela Flor reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, investindo no desenvolvimento integral de seus alunos e fortalecendo laços com a comunidade.
-
Tudo sobre Política1 dia atrás
Prefeito Jerry Correia é recebido por Ministro e solicita recursos para construir moradias em Assis Brasil
-
Tudo sobre Política1 dia atrás
Justiça do Trabalho e UNAMA fortalecem parceria para promover saúde e segurança do trabalho
-
Política6 dias atrás
Movimento de direita do Acre realizar evento pela busca de anistia das pessoas condenadas pelo envolvimento do 08/01
-
Política Destaque6 dias atrás
Programa da ApexBrasil completa 20 anos e renova compromisso com a democratização do acesso ao comércio exterior