RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Educação

Nota do Enem pode garantir vaga em Medicina na Afya, Faculdades de Ciências Médicas em Cruzeiro do Sul

Publicados

Educação

Com até 40 vagas disponíveis, estudantes podem usar a nota do Enem para ingressar em uma das mais renomadas faculdades de medicina do Brasil – Foto:

(Faca Medicina) – No próximo domingo (10) é realizado o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para os estudantes que sonham em cursar medicina, o bom desempenho no Enem pode garantir uma vaga no curso da Afya Faculdades de Ciências Médicas, instituição que é líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, e que conta com uma unidade em Cruzeiro do Sul, no Acre.

Na ITPAC Cruzeiro do Sul|Afya são 40 vagas para o curso de medicina, sendo 25 regulares e 15 remanescentes. A diretora geral da instituição de ensino, Simone Rigo, explica que os interessados podem utilizar a nota do exame realizado entre 2015 e 2024. Segundo a gestora, o candidato ingressa por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades privadas, facilitando a conquista do tão sonhado diploma superior.

“Para ser beneficiado pelo programa é preciso obter média mínima de 450 pontos nas questões do Enem e pontuação maior que 0 na redação do exame. Também é necessário comprovar a renda familiar bruta mensal. Além disso, o estudante não pode possuir nenhuma formação superior”, pontua Simone Rigo.

Para se candidatar, os estudantes devem acessar Facamedicina.afya e preencher o formulário de inscrição. O processo seletivo é realizado por meio da análise da nota do Enem. Em Cruzeiro do Sul basta entrar em contato pelo número (68) 99607-2961.

Com uma matriz curricular atualizada, metodologia própria e 25 anos de experiência na formação médica, a Afya se apresenta como uma instituição de referência em todo o país. Simone Rigo destaca o formato de ensino inovador da instituição, baseado em metodologias internacionais, como Project-Based Learning (PBL) e Team-Based Learning (TBL), que garantem o desenvolvimento escalonado e prático das competências dos alunos ao longo da formação.

“O aluno aprende a teoria, realiza atividades em pequenos grupos e simula o que aprendeu em um ambiente totalmente seguro e controlado. Dessa forma, adquire autonomia e autoconfiança para os atendimentos em campo, chegando muito mais preparado para essa etapa”, explica a diretora.

Leia Também:  Núcleo de Educação de Assis Brasil cria estratégias para matrícula de alunos da zona rural

Integração com a comunidade

A metodologia da Afya também se diferencia pela integração com a comunidade. No curso, que tem duração de 6 anos, os alunos participam de projetos de extensão, inseridos em comunidades locais. “Esse é um pilar de extrema importância para a Afya. E são projetos importantes para o desenvolvimento de competências essenciais ao crescimento profissional. Têm um impacto significativo na formação dos nossos médicos”, acrescenta a diretora.

A capacitação e o aprimoramento constante da equipe de docentes da instituição é outro diferencial. “Os professores que atuam no curso são altamente qualificados em suas áreas e com ampla experiência de mercado, o que contribui para a formação dos futuros profissionais”, ressalta.

A infraestrutura das unidades também é um ponto de destaque. Os Centros de Simulação em Saúde (CSS) oferecem ambientes práticos completos, com consultórios, salas de emergência e de cirurgia, garantindo que os alunos possam vivenciar diversas situações clínicas. Os CSS da Afya seguem os rigorosos padrões da Sociedade Americana de Simulação em Saúde (Society for Simulation in Healthcare – SSH), assegurando qualidade na formação prática.

Algumas dicas para ir bem ao fazer a prova do Enem:

1. Aprenda a controlar o nervosismo

O nervosismo é normal, mas não pode impedi-lo de fazer a prova. Por isso, se perceber que a ansiedade está aumentando, a dica é respirar lentamente, inspirando pelo nariz e soltando pela boca. Essa técnica ajuda a relaxar e ficar mais calmo para resolver as questões.

2. Comece a prova pelas questões mais fáceis

Não é preciso seguir a ordem correta das questões da prova do Enem. Por isso, o mais indicado é que comece resolvendo as que julgar mais fáceis.

3. Tome cuidado com as ‘pegadinhas’ da prova

As questões apresentam diversos elementos de distração, que podem induzir ao erro. É bem comum, por exemplo, que apresentem duas respostas verdadeiras, mas sendo que apenas uma delas diz respeito ao que foi perguntado no enunciado. A dica é sempre revisar o que está sendo perguntado na questão e, assim, não cair na ‘pegadinha’ de quem elaborou a prova.

4. Faça pequenas pausas durante a prova

Você sabia que o nosso cérebro tem capacidade de concentração de 50 minutos e depois vai começando a se distrair? É por isso que pequenas pausas a cada hora do exame é uma boa ideia para dar uma refrescada na cabeça e evitar o cansaço mental. Nessas pausas você pode ir ao banheiro, comer algo, fazer um alongamento etc. Apenas tome cuidado para não perder tempo demais nos intervalos e depois não dar conta de finalizar a prova.

Leia Também:  Escolas urbanas de Brasiléia encerram projeto Menina Bonita do Laço

5. Seja estratégico até mesmo na forma de chutar

Sempre vale mais a pena “chutar” do que simplesmente perder pontos por não marcar uma resposta na questão colocada. Porém, até mesmo para chutar é preciso ser estratégico. Leia a questão com calma e elimine as respostas que você tem certeza que estão erradas. Feito isso, pode tentar a sorte apostando em uma das sentenças que pensa terem chances de estarem corretas. Usar essa estratégia ajuda a aumentar as suas possibilidades de acerto no momento do chute.

Sobre a Afya

A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em Afya.com.br e ir.afya.com.br.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Escola Bela Flor promove Feira de Ciências e destaca o protagonismo dos alunos com o projeto Sebrae Protagonize

Publicados

em

Na última sexta-feira, 29, a Escola Bela Flor abriu suas portas para a tradicional Feira de Ciências, um evento aguardado por toda a comunidade escolar e que neste ano contou com um diferencial especial: a parceria com o projeto Protagonize, desenvolvido pelo Sebrae. A iniciativa buscou incentivar a autonomia e a criatividade dos alunos, destacando o protagonismo infantil no processo de aprendizagem.

O evento foi marcado por uma rica exposição de materiais confeccionados pelos estudantes, que trouxeram à tona temas diversos de ciência e tecnologia. Além das exposições, experiências científicas ao vivo prenderam a atenção de visitantes e despertaram o encantamento dos mais curiosos.

Outro ponto alto da feira foi a degustação de pratos elaborados no contexto das disciplinas, integrando gastronomia e ciência. Crianças apresentaram seus projetos com entusiasmo, demonstrando que conhecimento pode ser compartilhado de maneira dinâmica e envolvente.

Parceria com o Sebrae Protagonize

A colaboração com o Sebrae, por meio do Protagonize, trouxe uma nova dimensão ao evento. O projeto trabalha o desenvolvimento de competências empreendedoras em crianças e adolescentes, estimulando habilidades como liderança, resolução de problemas e criatividade. Os alunos da Escola Bela Flor demonstraram essas competências ao elaborar os materiais e apresentações, reforçando o papel da educação como um caminho para formar cidadãos críticos e preparados para o futuro.

Leia Também:  Gabinete de Jenilson Leite realiza mais de seis mil procedimentos no pós-enchente em Tarauacá

Reconhecimento e Gratidão

Os organizadores destacaram o empenho dos professores, colaboradores e familiares no sucesso do evento. “Foi emocionante ver nossas crianças explicando conceitos complexos com tanta naturalidade e entusiasmo. O apoio do Sebrae potencializou o que já acreditávamos: que nossos alunos são capazes de muito mais do que imaginamos”, declarou a diretora da escola, Gorete Freitas.

Com eventos como esse, a Escola Bela Flor reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, investindo no desenvolvimento integral de seus alunos e fortalecendo laços com a comunidade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA