Tudo Sobre Política II
Cruzeiro do Sul apoia colheita semimecanizada da segunda safra de café na Vila Santa Rosa
Tudo Sobre Política II

O prefeito Zequinha Lima visitou, nesta terça-feira (21), a segunda colheita do plantio semimecanizado de café na Vila Santa Rosa, zona rural de Cruzeiro do Sul. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, que tem incentivado o fortalecimento da cafeicultura no município.
A gestão por meio da secretaria Agricultura, Pesca e Abastecimento disponibilizou um trator agrícola para auxiliar a máquina recolhedora de café. A tecnologia tem proporcionado benefícios como a redução da necessidade de mão de obra, maior agilidade no processo e diminuição dos custos de produção. Na propriedade do agricultor Marcus Araújo, a segunda safra já começou em uma área de quatro hectares cultivados.
O presidente da Cooperativa dos Produtores de Café do Juruá (Coopercafé), Jonas Lima, destacou os avanços na agricultura familiar durante a atual gestão.
“Durante o primeiro mandato, o prefeito Zequinha entregou 560 equipamentos para os produtores rurais. Hoje, cerca de 100 produtores são atendidos pelo programa de desenvolvimento da cultura do café. É uma iniciativa que está levando a produção para áreas onde antes não era possível. Parabenizo o prefeito por reconhecer a importância do setor rural para a economia do município”, afirmou.
A produtora Maria Andreia Lima, da Vila São Pedro, também ressaltou a importância do incentivo ao pequeno produtor.
“Quero agradecer ao prefeito pelo apoio à cadeia produtiva da cafeicultura. Sempre tive vontade de investir, mas o início exige muitos recursos e o retorno não é imediato. Hoje estou muito feliz, porque nosso trabalho foi facilitado”, disse.
Já o produtor Marcus Araújo, da Vila Santa Rosa, enfatizou o impacto positivo do apoio recebido.
“Quero agradecer ao prefeito Zequinha por olhar pelos pequenos produtores. Produzir café não é fácil, mas estamos felizes com o apoio que temos recebido”, destacou.
O prefeito Zequinha Lima reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento da cafeicultura no município.
“É fundamental o apoio do poder público. Estamos investindo na Coopercafé e diretamente no produtor rural, pensando no desenvolvimento da agricultura familiar. Vamos continuar ampliando esses investimentos, buscando reduzir as dificuldades de quem inicia na cafeicultura e fortalecer ainda mais o setor”, concluiu.

Tudo Sobre Política II
Prefeito Sérgio Mesquita participa de eleição na AMAC e defende fortalecimento dos municípios do Acre

Gestor destaca importância da união entre cidades e maior protagonismo do interior nas decisões estaduais – Foto: Assessoria/ Secom
O prefeito Sérgio Mesquita esteve em Rio Branco para participar da eleição que definiu a nova presidência da Associação dos Municípios do Acre. O encontro reuniu representantes de diversas cidades acreanas e reforçou o papel da articulação institucional entre os gestores municipais.
Durante o evento, Sérgio Mesquita destacou a relevância da AMAC como ferramenta estratégica de apoio às administrações municipais. Segundo ele, a entidade precisa atuar de forma cada vez mais integrada, garantindo suporte técnico e político para os municípios, especialmente os do interior.
O prefeito também ressaltou a necessidade de fortalecer o sentimento de pertencimento entre os gestores, afirmando que a capital deve ser vista como um espaço comum a todos os acreanos. Para ele, a aproximação entre os municípios é essencial para a construção de políticas públicas mais eficientes e inclusivas.
Ainda em sua fala, Mesquita defendeu uma atuação mais ativa da AMAC, capaz de liderar pautas coletivas e ampliar a representatividade dos municípios junto a órgãos estaduais e federais. Ele enfatizou que o protagonismo da entidade é fundamental para garantir avanços concretos nas demandas das cidades.
A participação do prefeito na eleição reforça o compromisso com o municipalismo e com a busca por soluções conjuntas para o desenvolvimento do Acre, fortalecendo o diálogo entre as gestões e promovendo maior união entre os municípios.

-
Política7 dias atrásNomeação de ex-secretário afastado pelo MP levanta crise política e desgaste precoce na gestão de Graia Caetano em Acrelândia
-
Política Destaque7 dias atrásVeja o vídeo: Vereador André Kamai celebra projeto do presidente Lula que põe fim à escala 6×1 e convoca pressão popular sobre Congresso
-
Geral7 dias atrásBrasiléia se prepara para o 2º Campeonato Internacional de Pesca Embarcada com R$ 70 mil em premiação
-
Política4 dias atrásMárcio Alécio lidera ação histórica do Incra em Brasiléia e acelera regularização de quase 500 famílias no PA Santa Quitéria
