Sem categoria

Governador Tião Viana assina manifesto em apoio a povos indígenas

Governador Tião Viana assina manifesto em apoio a povos indígenas e garantia de seus diretos

Publicados

Sem categoria

Governador Tião Viana assina manifesto em apoio a povos indígenas e garantia de seus diretos

Tião Viana foi o primeiro governador do país a assinar manifesto em favor dos índios na luta contra a PEC 215 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Tião Viana foi o primeiro governador do país a assinar manifesto em favor dos índios na luta contra a PEC 215 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Nayanne Santana

Indígenas das etnias Yawanawa, Kayarari, Apurinã, Kaxinawa, Shanenawa, Katukina, Machineri e Jarinawa estão reunidos no Centro de Antropologia Indígena da Universidade Federal do Acre (Ufac), nesta semana, para o encontro dos povos indígenas na defesa de seus direitos. O governador Tião Viana participou de uma reunião na noite de quinta-feira, 3, e assegurou seu apoio aos líderes presentes no encontro.

A liderança feminina indígena Letícia Yawanawa ressaltou que Tião Viana é o primeiro governador do país a assinar o manifesto em apoio aos índios e contrário a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 215 que transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a exclusividade para a homologação das terras indígenas demarcadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

“Nós sabemos do respeito que o senhor tem pelo nosso povo, pela nossa cultura e agradecemos esse apoio que o senhor está dando a nossa luta”, disse Letícia Yawanawa a Tião Viana.

Leia Também: 

Antônio Apurinã, liderança indígena, lembrou que a mobilização do Acre reúne grande parte dos 15 povos que vivem no Estado e surgiu para apoiar os “parentes” que estão se manifestando em Brasília pela garantia de direitos dos povos tradicionais.

Líderes reunidos para discutir processo de homologação das terras indígenas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Líderes reunidos para discutir processo de homologação das terras indígenas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“A mobilização tem representatividade marcante em favor dos povos indígenas que estão acampados em Brasília. Os deputados precisam entender que nós não somos inimigos de nós mesmos, pelo contrário. Nós somos partes deste país e queremos respeito”, disse Apurinã.

Tião Viana avalia que a discussão da PEC é um tema delicado por envolver direitos dos povos tradicionais que estão assegurados constitucionalmente.

“Essa PEC precisa ser discutida com os povos indígenas. Ela se confronta contra a tradição de um encaminhamento que nós temos nas decisões sobre os povos indígenas do Brasil. Quero deixar aqui claro a minha alegria de assinar essa matéria em favor de vocês e dizer que isso não é apenas uma posição do Tião Viana, é também uma posição do governo do Acre que tem orgulho de suas tradições e raízes”, concluiu o governador.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Sem categoria

Em Brasileia, executiva do PROS municipal e estadual filia grandes lideranças; veja a lista dos pré-candidatos a vereadores

Publicados

em

Por

A executiva municipal do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), representado pelo presidente Erinaldo de Azevedo Maciel, mais conhecido como Professor Naldão, do município de Brasileia, juntamente com a executiva estadual representada pelo presidente Dêda, realizou um excelente trabalho de fortalecimento e organização da sigla no município de Brasileia. 

Como fruto de muito trabalho, grandes lideranças foram filiadas no partido, onde são nomes de grande relevância em meio a sociedade civil organizada que darão voz ao partido no respectivo município.

“Eu sem dúvidas estou honrado em saber que agora os nosso amigo, no qual nós temos grande carinho e respeito, agora fazem parte do nosso partido, o PROS está de portas abertas para quem quiser compor junto a nós, pois o nosso partido é novo, independente, que sabe valorizar seus filiados, e acredito que este é o momento de nos unirmos para que juntos possamos alcançar os nossos objetivos, pois a união nos fortalece, eu gostaria aqui de deixar as minhas boas vindas aos nosso filiados”, concluiu Dêda.

Leia Também:  Três meses depois, suspeito que foi agredido por policiais é preso furtando

Dentre as muitas lideranças que estão filiados no PROS, estão os pré-candidatos a vereadores, que concorrerão as eleições de 2020 pelo PROS da deputada Maria Antônia e Dêda, além desses, muitos outros virão para aumentar esta lista.

Veja a Lista dos pré-candidatos a Vereadores do PROS:

Rogério Pontes (Presidente da Câmara)

Mario Jorge (Atual Vereador)

Professor Naldão (Presidente do Pros)

Zico Rocha (Empresário no ramo de bebida)

Luíza Carlota (Vice-presidente da amopreb)

Sabá Moraes (Suplente de vereador)

Jurandir Queiroz (Suplente de Vereador)

Sebastiana da Pesca (Suplente de vereadora)

Romário Morais (Suplente de vereador)

Professor Anacleto (secretário de Meio Ambiente)

Cantor Deywer Lima

Professora Celivânia

André Boiadeiro

Antônio Ferreira

Francisco Chagas

Thainá Clícia 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA