RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Saúde

Município de Cruzeiro do Sul recebe 1000 novas doses de vacina contra a Covid-19

Publicados

Saúde

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, está reforçando sua campanha de vacinação contra a Covid-19 com a chegada de 1000 novas doses. As vacinas estarão disponíveis, nesta sexta-feira, 10, em todas as unidades de saúde do município, com o público alvo a partir dos 6 meses de vida, abrangendo toda a faixa vacinal.

O Secretário de Saúde, Marcelo Siqueira, destacou que o estado do Acre tem observado um aumento no número de casos de Covid-19, em Cruzeiro do Sul só nos últimos dias o município passou de uma média de dez para trinta casos, e já são mais de setenta possíveis infecções sob investigação.

“Estamos prontos para oferecer vacinas à comunidade, pois a Rede Nacional de Imunização (PNI) enviou um novo lote ao estado”, afirmou. “É importante lembrar que uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para outras dez, aumentando rapidamente o número de casos na comunidade”, alertou.

A vacinação, que anteriormente era restrita a grupos prioritários, agora será ampliada para toda a população à medida que mais doses se tornem disponíveis.

Leia Também:  Hospital Regional de Brasileia tem inovações arquitetônicas

O secretário ainda alertou sobre a necessidade urgente de vacinação, pois muitas doses têm sido desperdiçadas devido à baixa procura. “Estamos intensificando os esforços para garantir a maior vacinação. As unidades de saúde funcionarão em horários normais, com algumas estendendo o atendimento até a noite para facilitar o acesso da população”.

Por fim, o secretário destacou que os grupos mais afetados são aqueles que não foram vacinados, incluindo recém-nascidos. “A Covid-19 nos convida a ter mais responsabilidade; devemos nos cuidar para proteger aqueles que estão mais vulneráveis”, concluiu Siqueira.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Núcleo de Experiência Discente da Afya promove inclusão e acolhimento no município de Cruzeiro do Sul

Publicados

em

Com acolhimento personalizado desde o vestibular, o NED promove equidade acadêmica – Foto: Reprodução

No coração da formação acadêmica da Afya, Faculdade de Ciências Médicas em Cruzeiro do Sul, o Núcleo de Experiência Discente (NED) tem se destacado como um espaço de acolhimento e ação para alunos de graduação e pós-graduação. Com uma abordagem humanizada, o NED oferece suporte pedagógico, psicológico e psicopedagógico, atendendo às necessidades acadêmicas, emocionais e pessoais dos discentes desde o momento da inscrição no vestibular até a conclusão do curso.

Segundo Bárbarah Cartlandy, coordenadora do NED e psicopedagoga da instituição, a iniciativa vai além das práticas comuns observadas em grandes centros. “Aqui, o suporte começa no primeiro contato. Assim que recebemos o perfil do aluno, nossa equipe já entra em ação para planejar as adaptações necessárias, garantindo que ninguém se sinta excluído ou desamparado,” destacou.

Entre as ações realizadas pelo NED, destaca-se o desenvolvimento do Plano Educacional Individualizado (PEI), que avalia as necessidades específicas de cada estudante, incluindo aqueles com laudos ou condições que exigem acompanhamento diferenciado. “Não se trata apenas de atender alunos laudados, mas de promover a equidade acadêmica para todos. Nosso objetivo é fortalecer o protagonismo estudantil e criar um ambiente que respeite as realidades únicas de cada aluno,” acrescentou Bárbarah.

Ações inclusivas e inovações pedagógicas

O NED tem implementado medidas práticas para assegurar a inclusão e o bem-estar dos alunos. Por exemplo, provas práticas do Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) foram ajustadas para reduzir a ansiedade, ampliando o tempo em cada estação. Além disso, alunos com laudos têm acesso estendido a materiais da biblioteca e armários adaptados com puxadores acessíveis.

Leia Também:  Governo divulga resultado final do processo seletivo para a contratação de profissionais da saúde do Iapen

O núcleo também promove conscientização entre professores sobre empatia e práticas inclusivas, permitindo identificar e atender alunos com dificuldades como TDAH, desde os primeiros sinais. “Já descobrimos casos importantes durante conversas com os docentes, o que nos permitiu orientar os alunos a buscar apoio externo e adaptar suas metodologias de estudo,” afirmou a coordenadora.

A inclusão é uma prioridade constante no NED. A unidade recebeu recentemente a visita do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão do Governo do Estado, que avaliou as melhorias na infraestrutura, como placas em braile e simuladores adaptados. “O feedback positivo recebido demonstra nosso compromisso em criar um ambiente educacional acessível e inovador,” disse Bárbarah.

Humanização no centro do processo

O diferencial do NED é a escuta ativa e o acompanhamento contínuo. “Acolher e apoiar os alunos desde o vestibular é fundamental. Essa abordagem integrada permite que eles superem desafios e se tornem profissionais resilientes e capacitados. Estamos aqui para transformar vidas,” concluiu Bárbarah.

A Afya Faculdade de Ciências Médicas está com inscrições abertas para o vestibular de Medicina, em Cruzeiro do Sul. As provas são para ingresso no primeiro semestre de 2025. Com currículo inovador, focado na experiência e desenvolvimento de competências, a Afya é referência na formação de médicos em todo país. Os candidatos podem se inscrever pelo site cruzeirodosul.itpac.br/ e agendar a prova.

Leia Também:  Julho Amarelo: Prefeitura intensificou ações na luta contra as hepatites virais durante todo mês

Sobre a Afya

A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA