Educação
Educação apresenta programa de ensino em tempo integral ao MPE
A implantação de escolas de tempo integral no ensino médio que se dará inicialmente em sete unidades de Rio Branco.
Educação
A implantação de escolas de tempo integral no ensino médio que se dará inicialmente em sete unidades de Rio Branco.
Por Stalin Melo
O secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), Marco Brandão, reuniu-se com o procurador-geral do Ministério Público do Acre (MPE/AC), Osvaldo Albuquerque, na manhã desta terça-feira, 24, para explicar e debater a implantação de escolas de tempo integral no ensino médio, que se dará inicialmente em sete unidades de Rio Branco.
Ao procurador-geral, o secretário explanou o conceito de escola em tempo integral, frisando os esforços do governo do Acre para melhorar a qualidade do ensino. Dos R$ 28 milhões que serão investidos em 2017, R$ 21 milhões são do orçamento do Estado.
A partir de 2018, serão contempladas mais cinco escolas, uma em cada regional do estado (Baixo Acre, Alto Acre, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá), o que irá contemplar dez mil alunos.
“O MPE é um parceiro importante e sempre atuou conosco em todas as políticas públicas relacionadas com o desenvolvimento das pessoas e da educação em nosso Estado”, explicou o secretário.
O procurador-geral Osvaldo Albuquerque colocou o MPE à disposição do governo do Acre na implantação do projeto por meio da participação nos comitês e nos grupos de trabalho.
“Estamos felizes em participar desse momento porque vemos aqui o futuro da nossa juventude, a implantação de uma nova realidade cultural e educacional e, por isso, apoiamos integralmente. A sociedade só tem a ganhar”, afirmou o procurador.
A reunião foi realizada na sede do MPE e acompanhada pela diretora de Ensino da SEE, professora Rúbia Cavalcante, e pela coordenadora responsável pelo projeto em Rio Branco, Emily Areal.
Educação
Jovens e Adultos: Educação do Acre abre processo de seleção para alfabetizadores voluntários
Inscrições para o processo seletivo se iniciam nesta quinta-feira, 2 e se estende até o dia 13. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja), abre processo seletivo para preenchimento de vagas de alfabetizadores voluntários no Programa Alfabetiza Acre, do EJA, que é vinculado ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira, 30.
Os alfabetizadores voluntários atuarão por um período de seis meses e, para concorrer a uma das 116 vagas disponíveis nos 22 municípios acreanos, o candidato terá que ter, pelo menos, 18 anos de idade, certificado de ensino médio, estar quites com as obrigações eleitorais e militares (se homem) e ter certidão negativa de antecedentes criminais.
Os selecionados terão a função de alfabetizar jovens e adultos a partir de 15 anos de idade. Terão ainda que realizar uma jornada pedagógica de 40h, além de participar de encontros mensais de formação continuada com a equipe da Dieja.
Os alfabetizadores voluntários serão responsáveis pela mobilização das turmas. Cada alfabetizador poderá ter até duas turmas sob sua responsabilidade, com uma duração de 20h semanais em cada uma delas. Além disso, é preciso que cada turma tenha, no mínimo, 15 alfabetizandos, para turmas abertas na zona urbana e pelo menos dez alfabetizandos em turmas da zona rural.
As inscrições para o processo de seleção dos alfabetizadores se inicia nesta quinta-feira, 2, e se estende até o dia 13 de maio. No dia 17 será publicado o resultado preliminar da análise de currículo e no dia 22 a análise final. Entre os dias 27 e 29 de maio será ministrada a jornada pedagógica para os selecionados.
O início das aulas do Alfabetiza Acre tem início previsto para o dia 10 de junho. Os alfabetizadores voluntários selecionados terão direito a uma bolsa de R$ 1,2 mil, para quem tiver uma turma, e uma bolsa de R$ 2,4 mil, para quem conseguir mobilizar duas turmas.
Os interessados em se inscrever no processo seletivo de alfabetizadores voluntários devem acessar o link https://docs.google.com
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