RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Com 70 novos casos de hepatite B por ano, Saúde de Cruzeiro do Sul faz campanha para controle da doença

Diagnóstico precoce é importante para o tratamento. Atendimento na Vila Santa Luzia serão intensificados.

Publicados

Saúde

Diagnóstico precoce é importante para o tratamento. Atendimento na Vila Santa Luzia serão intensificados.

No mês considerado julho amarelo, todas as cidades do país se mobilizam contra o aumento da hepatite. Em Cruzeiro do Sul, 70 casos novos de Hepatite B são diagnosticados a cada ano e a Saúde está promovendo a campanha para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas.

Na segunda maior cidade do Acre, o número de casos no primeiro semestre de 2019 se manteve na mesma quantidade do mesmo período do ano passado, com 22 novos casos. Mas, para não chegar ao final do ano com o total de 70 novos pacientes, como ocorreu em 2018, todas as unidades de saúde estão mobilizadas para aplicar as três doses da vacina contra a hepatite.

Além do atendimento nas unidades, a Secretaria de Saúde do Município também está enviando equipes para fazer o atendimento direto nas instituições que solicitam.

“Fazemos também esse atendimento em repartições públicas e instituições privadas com a aplicação das vacinas e a realização de testes rápidos. É só a instituição solicitar que levamos nossas equipes”, garante o coordenador do setor de Hepatites e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Iago Castro.

Leia Também:  Três pílulas anticoncepcionais que aumentam os riscos de trombose

A médica infectologista Suiane Negreiros disse que o número de 70 pacientes que contraem a hepatite B todos os anos é muito alto e alerta para as vantagens do diagnóstico precoce.

“É importante a comunidade está ciente e conhecer do que ela dispõe para se prevenir, através da vacina e também para fazer esse diagnóstico. Muitas pessoas, às vezes, não sabem que têm o vírus e, geralmente, vão procurar o médico quando a doença já está mais avançada”, alerta Suiane.

A infectologista também orienta sobre as formas de transmissão do vírus da doença. “O tempo que a pessoa passa infectada é o tempo que demanda a transmissão para outras pessoas, até por não conhecer que tem. Aí, às vezes, há o compartilhamento de lâminas de barbear por toda família, escova de dentes, utensílios de fazer a unha e também por meio das relações sexuais também pode ser transmitido o vírus”, orienta a médica.

Para chamar a atenção sobre os cuidados para evitar a doença e para tentar identificar novos pacientes, a Secretaria de Saúde vai intensificar o atendimento na Vila Santa Luzia, no dia de mobilização contra a Hepatite, que é 21 de julho. Do G1 Acre

Leia Também:  Sesacre registra 353 novos casos de infecção por coronavírus e 6 óbitos decorrente da doença nas últimas 24 horas

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Município de Rodrigues Alves é referência Nacional na redução dos casos de malária!

Publicados

em

25 de abril, comemorasse o dia mundial da luta contra a malária. Uma data importante para o Município de Rodrigues Alves, que alcançou uma porcentagem histórica na redução dos casos de malária.

Com o trabalho incansável da gestão do Prefeito Jailson Amorim e vice-prefeito Pastor Nilson Magalhães, e da equipe da Coordenação de Endemias, o município alcançou a maior redução dos casos de malária dos últimos anos, Com quase 6000 mil casos em 2016 para 414 casos em 2023, ou seja, um percentual de redução de 93%.

E neste ano de 2024 a redução continua com uma média de apenas 20 a 30 casos por mês com um percentual de 36%, comparado ao primeiro trimestre do ano de 2023.

A redução do número de casos da malária no município reflete o empenho de toda a gestão, com o prefeito Jailson Amorim e vice-prefeito Pastor Nilson Magalhães que não tem medido esforços para dar todo suporte necessário, e também a equipe que é bem estruturada na vigilância da doença, trabalhando especialmente, por busca ativa direcionada em áreas de transmissão.

Leia Também:  Prefeitura de Rodrigues Alves realiza ação nas comunidades ribeirinhas com exames e palestras educacionais

A atual equipe possui grande experiência em campo e conhecimento técnico para executarem as análises epidemiológicas e investigações de casos, requeridas para as respostas adequadas e oportunas que impactam positivamente nos indicadores de saúde pública.

Há perspectiva de elaboração do plano municipal de eliminação da malária em Rodrigues Alves, em que serão descritas as principais estratégias e elencados os recursos necessários para que essa meta seja alcançada até o ano de 2035. Dentre as quais, por exemplo, destaca-se a implementação de inovações tecnológicas ao serviço de saúde para o tratamento, com o antimalárico ministrado em dose única, que permite melhor adesão da população.

A continuidade das ações de enfrentamento à malária, ofertando o diagnóstico oportuno com alta sensibilidade nas investigações junto ao fortalecimento do eixo de educação em saúde e mobilização social às comunidades guiará o município rumo à eliminação da doença.

A gestão também tem se preocupado com a valorização do trabalhador de endemias, pagando o incentivo financeiro com adicional, e equiparando o salário de microscopista com o piso nacional.

Leia Também:  Em Rio Branco, 290 drogarias passam a ter farmacêuticos em tempo integral

Com isso é importante a continuidade desse trabalho para seguir rumo a eliminação da malária em Rodrigues Alves.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA