Tudo Sobre Política II
Prefeitura de Cruzeiro do Sul participa de reunião para definir ações de prevenção às queimadas
Tudo Sobre Política II

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participa nesta quarta-feira, 9 de setembro,no CRIE, de uma reunião voltada ao planejamento das ações de prevenção às queimadas que reúne representantes dos municípios e instituições parceiras para definir os últimos detalhes das atividades que começam nesta quinta-feira, 10.
Em Cruzeiro do Sul, as equipes estarão em campo entre os dias 10 e 16 de setembro, com atividades previstas para o Ramal 3 e a comunidade Campinas.
A iniciativa busca aproximar o poder público das comunidades, levando informações e orientações sobre a prevenção às queimadas e os cuidados necessários para evitar o uso inadequado do fogo, especialmente durante o período de estiagem.
Durante a reunião de hoje, serão apresentados o questionário que será aplicado junto aos moradores das comunidades, além da organização dos horários e dos pontos de encontro das equipes que participarão das atividades de campo.
A programação é resultado de um trabalho iniciado no dia 3 de setembro, quando o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), por meio da Divisão de Educação Ambiental, promoveu uma reunião técnica on-line com representantes de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. A capacitação teve como objetivo alinhar procedimentos e estratégias para fortalecer as ações de prevenção às queimadas na região.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Edna Fonseca, destaca que a atuação preventiva e o diálogo com os moradores são fundamentais para reduzir os riscos e fortalecer a preservação ambiental.“Nosso trabalho é principalmente de prevenção e conscientização. Precisamos estar próximos das comunidades, ouvir os moradores e levar informações que contribuam para evitar as queimadas. A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está participando desse esforço integrado porque entendemos que a proteção do meio ambiente é uma responsabilidade de todos”, afirmou.
Tudo Sobre Política II
Prefeitura de Cruzeiro do Sul não abandona Remanso e mantém estrutura para amenizar falta de água

Município afirma que poço mantido no bairro foi projetado inicialmente para cerca de 30 famílias e não comporta a demanda atual – Foto: Assessoria
A manifestação realizada por moradores do bairro Remanso devido aos problemas no abastecimento de água levou a Prefeitura de Cruzeiro do Sul a se pronunciar e esclarecer que a responsabilidade legal pela prestação do serviço no município é do Governo do Acre, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre).
Segundo a gestão municipal, a definição consta no Ofício nº 46/2026/SANEACRE, encaminhado pelo próprio órgão estadual aos municípios acreanos. No documento, conforme relata a Prefeitura, o Saneacre reconhece ser responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, incluindo operação, manutenção, expansão e gestão dos sistemas.
Com base no documento, a Prefeitura sustenta que os problemas enfrentados pelos moradores do Remanso precisam ser solucionados pelo Saneacre. O Município afirma que, apesar de atuar para amenizar a situação, não é o responsável pelo sistema público de abastecimento de água.
A administração municipal também explicou a situação de um poço existente no bairro e atualmente operado pela Prefeitura. Segundo o Município, a estrutura foi construída originalmente para atender aproximadamente 30 famílias, quando a demanda da comunidade era significativamente menor.
Com o crescimento populacional e a expansão da área habitada do Remanso, novas ligações passaram a utilizar a mesma estrutura. O aumento do consumo, segundo a Prefeitura, fez com que tanto o poço quanto o reservatório se tornassem insuficientes para garantir água a todas as famílias que atualmente dependem do sistema.
A gestão de Cruzeiro do Sul ressalta que continuar realizando a manutenção e mantendo o poço em funcionamento não transfere para o Município a responsabilidade pelo abastecimento público. A estrutura seria uma medida de apoio emergencial aos moradores, sem capacidade técnica para resolver definitivamente o problema.
Enquanto moradores protestam diante das dificuldades enfrentadas no dia a dia, a Prefeitura afirma que continuará colaborando dentro de suas atribuições. No entanto, sustenta que uma solução permanente depende de investimentos na ampliação e adequação do sistema de abastecimento do bairro.
Para a administração municipal, cabe ao Saneacre apresentar uma resposta capaz de acompanhar o crescimento do Remanso e garantir abastecimento adequado à população.
A falta de água coloca novamente em discussão a infraestrutura disponível no bairro e a necessidade de uma solução que vá além do atual poço. Com a manifestação dos moradores e o posicionamento oficial da Prefeitura, a cobrança agora se concentra sobre quais providências serão adotadas pelo Saneacre para solucionar o problema.
-
Tudo sobre Política4 dias atrásMailza destaca confiança em Dra. Michelle Melo e reforça importância de sua atuação na saúde do Acre
-
Política6 dias atrásThor Dantas propõe integração das forças de segurança e ações de prevenção para impedir entrada de jovens no crime
-
Política6 dias atrásMulheres do sistema de Justiça de Feijó fortalecem parceria com Michelle Melo no enfrentamento à explosão da violência de gênero
-
Política Destaque3 dias atrásNildson Moura nega pressão eleitoral após áudio repercutir nas redes, pede afastamento da Prefeitura e diz que conversa era sobre campanha