Polícia
Viagem em família termina em tragédia após batida frontal na BR-364, em Sena Madureira
Polícia

Homem morre e esposa fica em estado grave após grave acidente na BR-364 – Foto: Arquivo pessoal
Um grave acidente registrado na tarde deste domingo (14) resultou na morte de João Paulo Marcelino Ximenes, de 39 anos, no km 204 da BR-364, no município de Sena Madureira, interior do Acre. A colisão envolveu dois veículos que trafegavam em sentidos opostos e causou forte impacto na rodovia federal.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a batida foi frontal. Com a violência da colisão, João Paulo não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Ele era morador do município de Feijó e seguia viagem acompanhado da esposa.
A companheira da vítima, Cheila Maria Viana de Sousa, de 52 anos, ficou gravemente ferida e foi socorrida por equipes de emergência, sendo encaminhada ao pronto-socorro. O casal viajava para Rio Branco, onde buscaria a neta de 6 anos, quando ocorreu o acidente.
No outro veículo estavam Luciana Régis de Andrade, de 40 anos, e seu filho, de 11 anos, que seguiam para Sena Madureira. Após a colisão, o carro saiu da pista. Mãe e filho sofreram apenas ferimentos leves e também receberam atendimento médico. As causas do acidente seguem sendo apuradas pela PRF.
Polícia
Polícia Federal investiga servidor da Funai por suspeita de desviar benefícios de indígenas em Feijó

Operação da PF apura retenção de cartões e possível fraude contra comunidades indígenas do Alto Rio Envira – Foto: Reprodução
A Polícia Federal deflagrou uma operação no município de Feijó, para investigar um suposto esquema de desvio de benefícios sociais destinados a povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A ação, batizada de “Tutela Originária”, resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão e na aplicação de medidas cautelares contra um servidor indígena ligado à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
De acordo com as investigações, o suspeito teria se aproveitado da confiança de integrantes das comunidades indígenas da região do Alto Rio Envira para ficar com cartões bancários, documentos pessoais e outros dados dos beneficiários. A justificativa apresentada seria a de auxiliar os indígenas no acesso a programas assistenciais e serviços burocráticos.
Segundo a Polícia Federal, durante a apuração surgiram indícios de que parte do dinheiro retirado das contas dos beneficiários não era repassada integralmente às famílias indígenas. O caso levanta suspeitas de prejuízos financeiros e exploração da vulnerabilidade social enfrentada por moradores das aldeias da região.
A Justiça Federal autorizou três mandados de busca e apreensão em Feijó. Além disso, o investigado foi submetido ao uso de tornozeleira eletrônica e está proibido de frequentar unidades da Funai no município. Ele também não poderá entrar em terras indígenas enquanto durar a investigação.
A PF informou ainda que o inquérito continua em andamento para identificar se outras pessoas participaram do esquema. Os investigadores trabalham para rastrear movimentações financeiras e analisar materiais recolhidos durante a operação.
Caso as suspeitas sejam confirmadas, os envolvidos poderão responder por crimes como estelionato, retenção ilegal de documentos, furto qualificado mediante abuso de confiança e apropriação de benefícios destinados a pessoas vulneráveis. A operação reforça o alerta sobre a necessidade de fiscalização no acesso a programas sociais em áreas indígenas do Acre.
-
Política4 dias atrásSenador Alan Rick recebe Prêmio Excelência Parlamentar pela quinta vez consecutiva e está entre os 12 melhores senadores do Brasil
-
Tudo sobre Política6 dias atrásProfessora Neide Lopes amplia alianças entre Rio Branco e Alto Acre e fortalece pré-candidatura à Câmara Federal
-
Política Destaque5 dias atrásAndré Kamai cobra diálogo imediato e diz que crise na educação é resultado do abandono e da desvalorização de trabalhadores
-
Política5 dias atrásObra de unidade de saúde no Polo Geraldo Fleming está abandonada há quase um mês, denuncia Perpétua Almeida
