RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Educação reforça ensino na Escola Santa Fé, em Porto Acre

Publicados

Educação

Assessoria – Três horas de barco. É o tempo que os mais de cem alunos da Santa Fé, em Porto Acre, levam para chegar à escola, localizada às margens do rio. E devido à pandemia, eles não conseguem chegar ao local para pegar o material impresso fornecido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

Por isso, por meio do núcleo da SEE em Porto Acre, a Educação realizou uma importante ação, possibilitando a chegada dos professores à escola para que os alunos possam ter, além do material impresso, também aulas de reforço do ensino. Como a maioria deles mora ao longo do ramal da Pousada Bom Destino, as aulas foram ministradas na própria comunidade.

O atendimento presencial foi realizado para 16 alunos do fundamental II e do ensino médio pelos professores Márcio Almeida, de matemática, e Maria José Barbosa. “Esse atendimento foi fundamental porque os alunos estão sem transporte, sem ter como chegar até a escola”, explica a coordenadora do Núcleo, professora Franciele Souza.

Leia Também:  Escola em Rio Branco é invadida e suspeitos fazem o 'limpa', diz diretora

Dona Leila Batista Bispo mora na comunidade do seringal Glória há 16 anos e tem dois netos estudando na Escola Santa Fé. Ela conta que agora está satisfeita com o atendimento realizado pelos professores. “Tem material impresso e os professores vindo pelo menos uma vez por mês está muito bom”, fez questão de dizer.

O neto da dona Leila é o Gabriel Vitor de Souza Aguiar. Estudante do oitavo ano do ensino fundamental II, ele assistiu atentamente à aula de matemática do professor Márcio Almeida. “Foi uma boa aula, deu para aprender bastante e tirar todas as dúvidas”, disse ele.

Quem também parabenizou as aulas de reforço foi a dona Maria Helenice Silva dos Santos, que reside há 17 anos no seringal Floresta. “Eu já peguei a apostila, mas tendo aula é muito bom porque dá para aprender mais”, afirmou ela que também tem um filho no oitavo ano.

O professor Márcio Almeida destacou a importância do reforço presencial em tempos de pandemia. “Foi uma aula muito produtiva, facilitou muito e conseguimos tirar as dúvidas dos alunos e isso só foi possível graças ao Núcleo da SEE, porque se o aluno não consegue chegar até a escola, a escola chega até aos alunos”, afirmou.

Leia Também:  Curso de letras comemora nota 3 no Enade em Cruzeiro do Sul

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Jovens e Adultos: Educação do Acre abre processo de seleção para alfabetizadores voluntários

Publicados

em

Inscrições para o processo seletivo se iniciam nesta quinta-feira, 2 e se estende até o dia 13. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja), abre processo seletivo para preenchimento de vagas de alfabetizadores voluntários no Programa Alfabetiza Acre, do EJA, que é vinculado ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira, 30.

Os alfabetizadores voluntários atuarão por um período de seis meses e, para concorrer a uma das 116 vagas disponíveis nos 22 municípios acreanos, o candidato terá que ter, pelo menos, 18 anos de idade, certificado de ensino médio, estar quites com as obrigações eleitorais e militares (se homem) e ter certidão negativa de antecedentes criminais.

Os selecionados terão a função de alfabetizar jovens e adultos a partir de 15 anos de idade. Terão ainda que realizar uma jornada pedagógica de 40h, além de participar de encontros mensais de formação continuada com a equipe da Dieja.

Leia Também:  Termina domingo, inscrição para o Concurso da Educação

Os alfabetizadores voluntários serão responsáveis pela mobilização das turmas. Cada alfabetizador poderá ter até duas turmas sob sua responsabilidade, com uma duração de 20h semanais em cada uma delas. Além disso, é preciso que cada turma tenha, no mínimo, 15 alfabetizandos, para turmas abertas na zona urbana e pelo menos dez alfabetizandos em turmas da zona rural.

As inscrições para o processo de seleção dos alfabetizadores se inicia nesta quinta-feira, 2, e se estende até o dia 13 de maio. No dia 17 será publicado o resultado preliminar da análise de currículo e no dia 22 a análise final. Entre os dias 27 e 29 de maio será ministrada a jornada pedagógica para os selecionados.

O início das aulas do Alfabetiza Acre tem início previsto para o dia 10 de junho. Os alfabetizadores voluntários selecionados terão direito a uma bolsa de R$ 1,2 mil, para quem tiver uma turma, e uma bolsa de R$ 2,4 mil, para quem conseguir mobilizar duas turmas.

Os interessados em se inscrever no processo seletivo de alfabetizadores voluntários devem acessar o link https://docs.google.com

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA