RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Cultura

Em um ano de existência Caps II Samaúma se torna referência em Saúde Mental

Publicados

Cultura

O 1º Centro de Atenção Psicossocial do Município de Rio Branco (Caps II Samaúma), completou nesta quarta-feira (6), um ano de existência. Nesse espaço de tempo já atendeu mais de 2000 pessoas, que com o acolhimento e terapia adequada puderam mudar a qualidade de vida.

Para celebrara a data servidores e clientes do Centro realizaram um ato que foi prestigiado pelo secretário de saúde do município, Oteniel Almeida. O secretário lembrou que, antes da existência do Caps II Samaúma, as pessoas não tinham como fazer um tratamento de transtornos mentais persistentes e graves.

Esses indivíduos, muitas vezes, passavam por internações no Hospital de Saúde Mental do Acre, alguns há mais de 2 anos sem contato com a família e sem relações sociais. Essas pessoas foram abraçadas por uma equipe de psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas que por meio de políticas humanísticas, acabaram sendo reintegradas novamente ao convívio social.

“Objetivo do CAPS II Samaúma é fazer o acompanhamento de Saúde Mental, mas principalmente dá condições para que essas pessoas possam recuperar as suas sanidades e viver em sociedade. É um esforço muito grande que a prefeita Socorro Neri dedicou para que a gente pudesse colocar em prática esses serviços que garantem a autonomia dos pacientes para sair da condição de Saúde Mental”, disse Oteniel.

Leia Também:  Filme chileno sobre estudantes de teatro é exibido na Filmoteca Acreana

Yara Bardales, fez questão de participar do aniversário do Caps II Samaúma. Ela conta que entrou na unidade depois de tentar contra a própria vida por 11 vezes e que não encontrava nenhum sentido para viver. “Basicamente o Caps é tudo pra mim. Eu vivia o dia inteiro trocando de humor, com raiva, a tarde era triste e à noite querendo cometer suicídio”, definiu.

Francisco Lisboa da Silva, 45 anos, conta que desde sua chegada ao Caps II Samaúma, há cerca 10 meses, encontrou pessoas dispostas a lhe estender a mão. “Eu tinha problemas porque minha mãe tem problema de Saúde Mental, meus dois irmãos também. Conheci as drogas, piorou ainda mais. O Centro mudou muita coisa na minha vida, agora é alegria, venho aqui todo dia e sem usar drogas”, ressaltou.

Emelym Daniela Souza, neuropsicológica, destaca que o Caps II Samaúma nasceu de uma grande luta, encampada por um grupo seleto de pessoas que acreditaram ser capaz de fazer acontecer um cuidado diferenciado na atenção psicossocial e na arte de cuidar.

Leia Também:  Governo inicia plano de turismo de base comunitária na reserva Cazumbá-Iracema

“Exatamente hoje, completamos um ano de atividade, com uma equipe multiprofissional composta por 18 profissionais de carreira, voluntários, estagiários de psicologia e prestadores de serviços, totalizando uma equipe coesa e funcional. Graças a prefeita Socorro Neri chegamos ao longo deste ano, com 2.048 acolhimentos”, observa.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Com show de Nadson o Ferinha Festa do Trabalhador reúne cerca de 50 mil pessoas em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

(Assessoria) – A Festa do Trabalhador, realizada pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, governo do Estado e Associação Comercial, foi um grande sucesso e reuniu cerca de 50 mil pessoas na Praça Orleir Cameli, no Centro da cidade. A grande festa em homenagem ao Dia do Trabalhador teve início às 21h desta terça-feira seguiu até as 3h da madrugada de quarta-feira tendo como principal atração o show nacional do cantor Nadson o Ferinha.

O cabeleireiro Michel Rocha, parabenizou a organização do evento e a escolha do cantor para abrilhantar a comemoração do dia do trabalhador. “Estarei de folga no feriado e aproveito para curtir essa festa que estar maravilhosa. E nítido que tudo feito com muito amor para receber nós trabalhadores. Eu estou com meus amigos aproveitando muito e quero parabenizar principalmente ao prefeito Zequinha Lima em nós proporcionar essa festa linda”, agradeceu.

O prefeito Zequinha Lima, disse que o objetivo do evento foi alcançado, que era o de proporcionar uma noite de lazer e diversão aos trabalhadores do município de Cruzeiro do Sul e de todo o Vale do Juruá.

“Estou muito feliz e quero aproveitar o momento para agradecer ao governo do Estado pela parceria que tem feito com a prefeitura ao longo desses três anos. Eu nunca tinha visto tanta gente como estou vendo hoje. Isso demostra o carinho que a população tem com o governo e também com a prefeitura. Estamos fazendo esse evento para esses trabalhadores que são as peças fundamentais que movimentam nossa economia. Trouxemos em parceria com o governador Gladson Cameli, o que há de melhor no momento no arrocha. Os trabalhadores, as famílias estão felizes com o Nadson Ferinha e os demais shows e o público superou nossa expectativa. Isso nos motiva a seguir com muito trabalho”, disse.

Leia Também:  “Uma comunidade na floresta tem outros valores que precisam ser compreendidos”, afirma líder ashaninka

O cantor Nadson o Ferinha disse que estar em Cruzeiro do Sul é um momento especial e agradeceu o carinho recebido pelos cruzeirenses. “É uma noite especial do Trabalhador e estou muito feliz de estar aqui pela primeira vez. É uma grande responsabilidade cantar para essa multidão. E como eu falei nos status o Acre é mais um Estado desbloqueado e espero que de muitos. Estou levando o arrocha pelo Brasil “, disse o artista.

Biguinho Sensação será atração do Festival da Farinha

Durante a Festa do Trabalhador, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, anunciou para a multidão o cantor Biguinho Sensação como uma das atrações do Festival da Farinha que ocorrerá de 28 a 31 de agosto. O nome do cantor Pablo do Arrocha já havia sido anunciado pelo prefeito durante o Carnaval.

“No carnaval nós anunciamos que Pablo do Arrocha estaria no Festival da Farinha para fazer a abertura, inclusive a vinda dele já está tudo certo. Hoje aqui na Festa do trabalhador estamos anunciado a vinda do cantor nacional Biguinho Sensação. Faltam poucos meses para acontecer o Festival da Farinha e tenho certeza que essas duas atrações somada com os dias do evento vão ser um sucesso. Hoje estou feliz porque estou vendo a população se divertindo na festa e sei que vão se divertir ainda mais no Festival da Farinha que sempre foi um sucesso aqui em nossa cidade”, disse.

Leia Também:  Polícia Militar realiza Concerto Musical alusivo aos 102 anos da instituição

O Festival da Farinha movimenta praticamente todos os setores da economia local e promove o encontro das famílias, demonstra o potencial do principal produto agrícola da região, que é a farinha de mandioca.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA