RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Educação oferta curso de Metodologia de Alfabetização no Sistema Braille

Metodologia de Alfabetização no Sistema Braille. São 35 vagas direcionadas a educadores e comunidade em geral.

Publicados

Educação

Metodologia de Alfabetização no Sistema Braille. São 35 vagas direcionadas a educadores e comunidade em geral.

Assessoria – O Governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAP/DV) abrirá inscrições para o curso Pré Braille: A ementa já está disponível no site see.ac.gov.br/editais (clique e acesse).

As inscrições ocorrerão nesta quarta, 4, e quinta, 5, no prédio da Divisão de Ensino Especial localizado na Rua Omar Sabino de Paula, 650 – Sala 13, Bairro 7º BEC (ao lado do antigo Barral y Barral, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Os interessados devem levar os originais e as cópias do documento de identidade, CPF, do certificado do curso de Braille e do certificado de conclusão de Ensino Superior ou Ensino Médio. Além disso, professores da rede pública e atendentes educacionais devem apresentar também uma declaração da escola onde trabalham.

Leia Também:  Ministério Público Federal recomenda melhorias na educação escolar indígena no Acre

De acordo com a coordenação do CAP/DV, a iniciativa visa atender à política de educação inclusiva do Brasil de difundir o ensino do Sistema Braille e do código matemático unificado no meio educacional, em especial aos docentes que tem a atribuição de alfabetizar estudantes com deficiência visual nas primeiras séries do ensino fundamental.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Jovens e Adultos: Educação do Acre abre processo de seleção para alfabetizadores voluntários

Publicados

em

Inscrições para o processo seletivo se iniciam nesta quinta-feira, 2 e se estende até o dia 13. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja), abre processo seletivo para preenchimento de vagas de alfabetizadores voluntários no Programa Alfabetiza Acre, do EJA, que é vinculado ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira, 30.

Os alfabetizadores voluntários atuarão por um período de seis meses e, para concorrer a uma das 116 vagas disponíveis nos 22 municípios acreanos, o candidato terá que ter, pelo menos, 18 anos de idade, certificado de ensino médio, estar quites com as obrigações eleitorais e militares (se homem) e ter certidão negativa de antecedentes criminais.

Os selecionados terão a função de alfabetizar jovens e adultos a partir de 15 anos de idade. Terão ainda que realizar uma jornada pedagógica de 40h, além de participar de encontros mensais de formação continuada com a equipe da Dieja.

Leia Também:  Governo certifica 502 alunos em cursos de qualificação profissional

Os alfabetizadores voluntários serão responsáveis pela mobilização das turmas. Cada alfabetizador poderá ter até duas turmas sob sua responsabilidade, com uma duração de 20h semanais em cada uma delas. Além disso, é preciso que cada turma tenha, no mínimo, 15 alfabetizandos, para turmas abertas na zona urbana e pelo menos dez alfabetizandos em turmas da zona rural.

As inscrições para o processo de seleção dos alfabetizadores se inicia nesta quinta-feira, 2, e se estende até o dia 13 de maio. No dia 17 será publicado o resultado preliminar da análise de currículo e no dia 22 a análise final. Entre os dias 27 e 29 de maio será ministrada a jornada pedagógica para os selecionados.

O início das aulas do Alfabetiza Acre tem início previsto para o dia 10 de junho. Os alfabetizadores voluntários selecionados terão direito a uma bolsa de R$ 1,2 mil, para quem tiver uma turma, e uma bolsa de R$ 2,4 mil, para quem conseguir mobilizar duas turmas.

Os interessados em se inscrever no processo seletivo de alfabetizadores voluntários devem acessar o link https://docs.google.com

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA